nav-left cat-right
cat-right

Um Libeskind em Porto Alegre

Acredita-se que ter um projeto arquitetônico assinado por um profissional do chamado “star system” (reconhecido internacionalmente) é um trunfo para fomentar o turismo de uma cidade. Neste post, Elenara Leitão nos conta em primeira mão o novo destaque da arquitetura de POA: um projeto de Daniel Libeskind, o mesmo arquiteto do novo “Ground Zero” em Nova York. Vamos curtir:

Porto Alegre é uma cidade muito requisitada em propagandas por sua arquitetura bastante eclética (veja aqui um exemplo), mas com um bom conteúdo feito em um passado de esplendor arquitetônico . Mas não tem se caracterizado por avanços em novos e impactantes projetos nos tempos atuais. O Iberê é uma exceção, e uma bela exceção que transforma a paisagem da zona sul da cidade.

E agora parece que teremos mais um marco arquitetônico na cidade. Li no Jornal local que Daniel Libeskind vai fazer o projeto do Shofar Center, encomendado por uma organização judaica ortodoxa, a Beit Lubavitch

A inspiração vem do instrumento de sopro usado nas manifestações religiosas, suas formas foram reinterpretadas em um prédio que tem a luz como foco de transcendência para a iluminação humana.

E qual a importância de se contar com marcos de arquitetura em uma cidade? Enormes! Principalmente em um país onde não se discute arte, que dirá arquitetura, que carece de meios onde pautar essas discussões e análises críticas que são saudáveis e importantes para a população formar a sua bagagem cultural. Além de chamar turistas para conhecer obras de grandes arquitetos, reconhecidos no mundo todo.

E o mais interessante, a meu ver, é que essa reportagem saiu no sábado passado. E não gerou um impacto na mídia. Ou sou eu que tenho um viés profissional de achar que ter dois marcos arquitetônicos de profissionais de renome internacional possa significar um boom para a cidade, ou realmente a arquitetura está deixando de ser impactante.

Por isso a importância desses nossos espaços de debate, de falar sobre, de anunciar ao mundo as novidades, de poder falar sobre o que nos agrada. Ou não. Enfim, ter um Siza e um Libeskind em centros culturais nos torna prosas e só engrandece Porto Alegre.

Visite o blog de Elenara Leitão.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário