nav-left cat-right
cat-right

Lixeiras ecológicas com bom design

Discreta e funcional, a lixeira dupla da Utilplast separa lixo seco do molhado facilmente.

Como já disse por aqui, ser partidário da ecologia e da sustentabilidade é fácil. Difícil mesmo é ter uma atitude real no sentido de ajudar a não degradar ainda mais nosso espaço na Terra, o que só podemos realizar em pequenos gestos no dia a dia.

Desgin do italiano Gianluca Soldi, "Ovetta" é uma lata de lixo totalmente ecológica, feita com polipropileno reciclado, e com três compartimentos. Possui compartimentos para lixo seco e molhado e já possui, em sua parte superior um compactador de garrafas de plástico. Clique para ver maior.

E uma das coisas mais complicadas de se gerenciar no nosso dia a dia, e que tem impacto direto na natureza, é nosso lixo, doméstico ou não. Primeiro vêm as dúvidas: este plástico é reciclável ou não? E este papel de bala? E este vidro de remédio? Enfim, temos que procurar a informação para fazer certo. E uma das atitudes mais simples e eficazes nesta seara é separar o lixo “seco” do lixo “molhado”, ou seja, o lixo reciclável do orgânico.

A "Basketbin" de Konstantin Slawinski recebeu diversos prêmios de design incluindo o if product design award e o Red Dot Design Award em 2010. Proporciona uma clara separação de materiais secos e molhados sendo composta por uma lixeira grande para lixo seco e uma pequena para lixo molhado que se integram formando um conjunto.

Não que o lixo orgânico não possa ser reciclado: já existe tecnologia para tanto. Mas até que esta realidade chegue até mesmo ao tratamento do lixo urbano de nossas grandes cidades, ainda falta um bocado. Já o lixo “seco”, composto por vidro, papel e lata, já possui algumas empresas processando-os para produzir novos produtos – e portanto, separá-los ajuda e muito!

Além dos dois compartimentos para orgânicos e recicláveis, a lixeira da iTouchless tem um sensor que avisa quando alguém está chegando perto da tampa e a abre automaticamente. Bastante higiênica, não?

Destaquei neste post algumas lixeiras de bom design preparadas para receber esta separação: uma peça com apenas dois compartimentos já ajuda muito. Se você quiser ajudar mais ainda, pode adquirir o modelo com quatro compartimentos – orgânicos, vidro, papel e metal (latas) – mas não é fundamental. Mas uma coisa é, sim, fundamental: seja em casa, seja no seu escritório, a consciência ambiental deve ser um exercício a cada instante. Não tenha preguiça de separar os orgânicos do que possa ser reciclado: é um trabalhinho a mais para você que poupa MUITAS áreas verdes em todo o mundo.

Related Posts with Thumbnails

2 Respostas para “Lixeiras ecológicas com bom design”

  1. margarida disse:

    gostaria de saber onde adquirir as lixeiras e o valor de cada undade, é para um Eco lodge
    obrigada

  2. Maria Alice disse:

    Olá Margarida,
    Somos um blog e portanto aqui só fazemos posts. As imagens são apenas ilustrativas. Os produtos existem, mas leia nas legendas que empresas os fabricam e entre em contato com eles, ok?
    Abs!

Deixe um Comentário