nav-left cat-right
cat-right

Pinheiros de Natal

Uma bela Tuia enfeitada como árvore de Natal.

Uma bela Tuia enfeitada como árvore de Natal.

Tem coisa mais característica e querida nesta época do ano que um belo pinheirinho de Natal? Não tem né? Hoje a paisagista Marisa Lima nos fala sobre algumas de suas tradições e também sobre como cuidar deles. Confira!

O pinheirinho de Natal é uma tradição muito antiga, que já existia antes mesmo do advento do Cristianismo. O pinheiro, a árvore, simboliza a vida. E esta não é uma tradição exclusiva de nenhuma religião: os egípcios, no mês de dezembro, usavam galhos de pinheiros para enfeitar suas casas, e simbolizando o triunfo da vida sobre a morte.

Alguns tipos de Tuia mais comuns.

Alguns tipos de Tuia mais comuns.

Os romanos também enfeitavam suas casas com pinheiros durante a “Saturnália“: um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do solstício de Inverno, que ocorre a 23 de dezembro no hemisfério norte.

A primeira referência à árvore de Natal enfeitada, como fazemos nos dias atuais, aparece no século XVI, em Strasbourg – Alemanha, que hoje é território francês. Elas eram enfeitadas pelas famílias com papéis coloridos, frutas e doces. Depois, esta tradição se espalhou por toda Europa, chegando em 1800 aos Estados Unidos.

Uma belíssima Tuia em seu habitat natural.

Uma belíssima Tuia em seu habitat natural.

De lá pra cá esta tradição ficou tão popular que cada povo adotou uma decoração diferente e hoje em dia todos decoram os pinheiros como acham que fica mais bonito, inclusive combinando com a decoração da casa.

Devemos ter muito cuidado ao adquirir um pinheiro natural para enfeitar nossa casa no Natal. Em geral, as que não são cultivadas em vasos desde pequenas duram muito pouco, e muitas vezes não duram nem até o Ano Novo. Isso acontece pois tais árvores são arrancadas da terra perto da época da venda e suas raízes são danificadas. A Tuia Holandesa é uma boa opção para se adquirir, pelo fato de que sua muda pequenina já é cultivada em vasos – e, além disso, tem um aroma cítrico bem gostoso.

Um pinheiro de Natal também "ao natural".

Um pinheiro de Natal também “ao natural”.

Desejo a todos que acompanharam os posts sobre paisagismo aqui no Casa com Design, um ótimo Natal e um Ano Novo com saúde, paz e floresxmas

Visite a Fan Page de Marisa Lima no Facebook
Related Posts with Thumbnails

3 Respostas para “Pinheiros de Natal”

  1. Emilia Marques Pessoa da Silva disse:

    Ola boa noite,sao muito lindos estou procurando um lugar onde comprar pinheiros naturais para decoracao natalina de final de ano sabe me indicar onde possso comprar obrigada Emilia.

  2. Maria Alice disse:

    Olá Emilia. De um modo geral você os encontrará nos CEASAs/CEAGESP das grandes cidades ou em chácaras que os vendem a partir de novembro, creio eu. Procure-os em sua cidade.
    Abs!

  3. martha disse:

    Senhores, temos uma Tuia que está com a copa bonita e bem verde, mas o tronco está bem longo e com galhos secos. Como recuperar esta parte danificada.
    Grata
    Martha

Deixe um Comentário