nav-left cat-right
cat-right

Na Revestir 2015 – primeiras impressões

Olá!

No espaço da Colormix, um resumo da mostra: "sextavado, antiguinho e colorido".

No espaço da Colormix, um resumo da mostra: “sextavado, antiguinho e colorido”.

Quem me acompanhou pelo Instagram ou pelo meu Face, já viu bastante coisa bonita e boa da Expo Revestir deste ano – evento anual em São Paulo onde estive na semana passada, conforme avisei aqui. Mas, pra quem não viu, seguem alguns posts a respeito – prometo, neste ano, diminuir bastante este assunto com o passar dos meses, pois realmente há MUITA COISA a ser vista e mostrada…

No espaço da Decortiles, Calu Fontes fez de um tudo com cor e forma! Este é "Calu Six": também síntese de forma e cor da mostra.

No espaço da Decortiles, Calu Fontes fez de um tudo com cor e forma! Este é “Calu Six”: também síntese de forma e cor da mostra.

É muito difícil resumir o que vi no evento, pois há tantas direções e propostas – e propostas boas e bonitas – que corro o risco de ficar devendo alguma coisa que detectei mas que esqueci ao fazer este primeiro post…   Enfim, vamos correr riscos!  Por enquanto vou destacar as Principais Tendências:

1 – Retrô em altíssima – fácil vê-lo através do formato sextavado nas novidades de diversos fabricantes, das cerâmicas simples às pastilhas em vidro. Reinou absoluto na feira. Os ladrilhos hidráulicos em si não apareceram, mas as estampas dos novos revestimentos, mesmo que sem o colorido característico, tinham toda a “pegada” destes antigos (e belos), revestimentos;

No stand da Portinari, grandes e belíssimos formatos... Clique para ver maior.

No stand da Portinari, grandes e belíssimos formatos… Clique para ver maior.

2 – Grandes formatos – dá para notar que é uma onda meio distante da anterior? Pois é, mas os grandes formatos – peças com um dos lados com, no mínimo, 60 centímetros – apareceram em muitas propostas. Claro, os grandes fornecedores ficam à vontade para oferecer tamanho, formato e belíssimas estampas, texturas, e relevos em quantidade. Mas os produtores médios também puderam dar seu recado;

Toda a beleza de "Botânica", na cor branca, da Portobello: o conceito da marca para paredes entra direto nos brancos e off whites com texturas e relevos.

Toda a beleza de “Botânica”, na cor branca, da Portobello: o conceito da marca para paredes entra direto nos brancos e off whites com texturas e relevos.

3 – Texturas e relevos – onde não tinha cor – havia muita novidade em brancos, off whites e beiges, além dos cinzas – encontramos relevo ou textura. Gente, cada coisa mais linda do mundo, juro!  Peças que ficam ótimas para aparecer – se você contrastá-las com cores no espaço ou fizer uma iluminação especial – ou “desaparecer”, pois são ‘neutrinhas’. Em variados formatos e tamanhos, tudo para fazer bonito com muita classe!

No stand da Axor Hansgrohe, todos os acabamentos possíveis para seus metais - e as empresas brasileiras já chegaram lá!

No stand da Axor Hansgrohe, todos os acabamentos possíveis para seus metais – e as empresas brasileiras já chegaram lá!

4 – Cores e variedade de acabamentos – até nos cimentícios elas apareceram. Tudo bem que os cinzas, “puxados” destes revestimentos, se destacaram também, às vezes em espaços completos. Mas a cor permeou cada cantinho da mostra. E os acabamentos também deram show: dos acetinados aos polidos, dos bem discretos pratas foscos aos ultra polidos douradões, teve de tudo! Importante notar isso: a tecnologia para tudo isso já está, de fato, dentro das empresas de nosso país…

Stands belíssimos: olha que maravilha de peça nesta linda cozinha no espaço da Cerâmica Lanzi! Clique para ver maior.

Stands belíssimos: olha que maravilha de peça nesta linda cozinha no espaço da Cerâmica Lanzi! Clique para ver maior.

Bem, são poucas imagens mas dá para ter uma ideia geral do que rolou. Algo meio triste mas também importante de se registrar foi o fato de que muitos – a grande maioria, eu diria – dos participantes da feira, mostraram poucos lançamentos – quando não uma “pseudo novidade”: isto é, algo que mostraram no ano passado com um “banho de novo”…  Deu para sentir uma pequena recessão no horizonte, mas vamos em frente: no próximo post uma das coisas que mais me impressionaram – positivamente, claro – no evento: os belíssimos stands montados por praticamente todos os expositores. Até!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário