Vocês sabem que, para além da Expo Revestir, neste início de ano muitas empresas lançam coleções de diversos materiais e/ou produtos em nossa área. A Oca Brasil, já tradicional fabricante de belos paineis para revestimento feitos a partir de matérias primas naturais, acaba de trazer ao mercado a chamada “Coleção Brasiliana“, com a colaboração da designer de superfícies Renata Rubim. Encontrei Renata na Revestir, onde “desvirtualizamos”, isto é, nos conhecemos pessoalmente, saindo do contato apenas via internet. Mas isso eu conto depois!
A nova coleção da empresa baiana se inspira em três períodos da história de nosso país: Tribal, Colonial e Modernista. A ideia inicial foi a de trazer de volta a herança cultural acumulada em mais de 500 anos de design e de poética visual brasileira – no que foram muito bem sucedidos, penso eu.
A linha “Tribal” apresenta lindos motivos étnicos geométricos, mostrando os visuais do período pré-colonização portuguesa, onde inúmeras tribos indígenas, cada uma com a sua cultura, dominavam o território nacional. A série apresenta três estampas diferentes super indicadas para espaços elegantes com um toque de descontração.
Já a linha “Colonial” se refere ao tempo do Brasil colônia, quando a influência portuguesa ditava regras para toda a sociedade. Logo, a azulejaria portuguesa, com toda sua riqueza de detalhes, formas geométricas e orgânicas, é a grande inspiração.
O movimento modernista serve de base para a terceira linha da nova coleção, a Modernista. A inspiração vem, entre outras personalidades, do trabalho de Burle Marx: as estampas são abstratas, com fortes traços do concretismo e do construtivismo. Formas que mudaram o jeito do mundo ver (e entender…) as artes plásticas.
Concebida dentro do tradicional formato dos ladrilhos portugueses – no tamanho 20 x 20 centímetros – a nova coleção é produzida em paineis de eucalipto (ou valchromat) usinado, e podem receber os mais diversos tratamentos de cor, como por exemplo a laca, em alto brilho ou fosca. Achei os padrões muito belos e bastante apropriados a diversas situações. Seja uma divisória para um hall de entrada, seja uma cabeceira num quarto de casal, seja revestindo toda uma parede – de preferência com importância no espaço – acho que o produto faz muito bonito!
***
Já que comentei, vejam minha foto com Renata Rubim no evento! Conversamos brevemente, mas foi muito bom tê-la por perto, com toda sua suavidade e tranquilidade. Espero uma próxima quando possamos trocar mais, viu Renata?
Obrigada pela linda matéria, Maria Alice! Beijo ☺️
O prazer é todo meu, Renata. Você tem um trabalho muito lindo. Parabéns!