nav-left cat-right
cat-right

Banheiros públicos com muito luxo!

Será que banheiro público não merece atenção e cuidados?

Será que banheiro público não merece atenção e cuidados?

Uma ideia super interessante – pra não dizer “inovadora”, em nosso país…  – a marca Neve®, de papel higiênico, criou o projeto “Banheiros Espetaculares”, cuja proposta neste ano é a de criar para o público um ‘banheiro conceito’ inspirador e com personalidade. E para tanto convocaram ninguém menos que Jade Jagger, designer e filha de Mick Jagger, dos Stones (sim, ela mesma, ele mesmo!  ), para criar os dois espaços que ficam, durante todo o mês de novembro, na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Muito legal!

A proposta feminina tem jeitão 'Disco' e foi toda feita em dourado com branco - tem até fraldário! Clique para ver maior.

A proposta feminina tem jeitão ‘Disco’ e foi toda feita em dourado com branco – tem até fraldário! Clique para ver maior.

Bem, acho que nem preciso dizer o “tipo” de banheiro público que “enfrentamos” – todas e todos nós, mulheres ou homens – no dia a dia das cidades brasileiras, não é?  Excetuando-se os sanitários de algumas lojas, restaurantes e shoppings centers, o resto é, puramente, funcional, pra não ser mais explícita. Tanto que existem centenas, senão milhares de pessoas, que não vão a banheiros fora de suas residências, o que lhes causa uma série de problemas, principalmente de saúde. A iniciativa da Neve® é uma jogada e tanto de marketing, mas tem valor superior a isso por aqui, pois valoriza o que – num pensamento “torto” nacional – seria “invalorizável”… smiley6

É preciso dizer que, fora do país, é claro que “enfrentei” banheiros catastróficos. Mas também vi banheiros que foram além da funcionalidade e da limpeza: eram bonitos e até marcantes, como por exemplo o banheiro do “Café de La Paix“, que fica em frente ao Ópera de Paris. Noutro dia li uma matéria sobre banheiros públicos em bares de países do norte europeu que estavam totalmente fora de sintonia com os espaços a que atendiam: ironicamente, junto a um pub ou um cafe enfumaçado, sujo, escuro, esquisito, os banheiros destes estabelecimentos eram limpíssimos, iluminadíssimos e ainda com as melhores peças de design possíveis em seus interiores. Incrível né?

 

A proposta masculina é elegante e com tom clássico. Clique para ver maior.

A proposta masculina é elegante e com tom clássico. Clique para ver maior.

Mas, voltando aos dois temporários banheiros públicos de luxo de São Paulo – que podem até estar localizados na charmosa Oscar Freire, mas que não deixam de ser PÚBLICOS, se é que vocês me entendem…  – a empresa chamou parceiros de alto luxo para compor com eles. A cerâmica, por exemplo, veio da Portinari; os metais, da Deca. Foram pensados, decorados e estilizados por uma designer de destaque, que escolheu produtos sofisticados para compô-los.

Segundo o release da Portinari, por exemplo, “O banheiro feminino remete à época ‘Disco’, e o masculino aposta na simetria e tridimensionalidade do Geométrico Classic“. Jade Jagger complementa: “optamos por conceitos exclusivos e que, ao mesmo tempo, sirvam de inspiração e referência aos visitantes. A ideia é mostrar que todo espaço pode se tornar espetacular“.

A designer Jade Jagger.

A designer Jade Jagger.

Eu achei a ideia sensacional e os banheiros, mais ainda! Muito legal portanto, o texto final do release da fornecedora dos revestimentos: “chega de banheiro público ruim e sem graça. Por que não oferecer às pessoas um ambiente bonito, que permita um momento de intimidade, preze pela higiene e ainda seja um local agradável de estar, bem projetado, bem decorado e com algum charme? Tudo isso sem se esquecer que ele precisa ser funcional, com os devidos cuidados quanto à acessibilidade e ao uso democrático“. Será que a moda pega?

Para quem está na capital paulista, eu recomendo uma “passadinha”:

Serviço:
Local: Rua Oscar Freire nº 816, Jardins, São Paulo
Quando: De 28/10 a 25/11, das 9h às 18h

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário