nav-left cat-right
cat-right

Portobello em 2015

Padrão "Jardim Botânico Chevron" da linha "Reserva": peças colocadas como tacos em desenho espinha de peixe - um luxo da Portobello neste ano!

Padrão “Jardim Botânico Chevron” da linha “Reserva”: peças colocadas como tacos em desenho espinha de peixe – um luxo da Portobello neste ano!

Nossa, esse ENORME atraso em meu “comentário” sobre as novidades da Portobello neste ano – lançadas na Expo Revestir, é isso mesmo!  – já desanima quando se pensa que outro ano está logo ali…  Mas não deixo de fazê-lo pois sei que é importante o registro visual, até para que, no ano que vem, a gente já perceba as pequenas mudanças, o rumo que as coisas tomaram, etc. e tal. Bem, vamos lá?

Linha "Resort" em tom "Wine": estampas diferentes em cada peça, com a garantia do bom gosto da Portobello.

Linha “Resort” em tom “Wine”: estampas diferentes em cada peça, com a garantia do bom gosto da Portobello.

Primeiro que tudo destaco os sextavados que chegaram COM TUDO na marca. Na verdade os formatos sextavados e octogonais vieram com força para todos os lados da feira: mas, no caso da Portobello, a tendência já vem do ano passado – dê uma olhada aqui, no post sobre a Revestir 2014… – viu como é bom ter “guardados”?  ). Ou seja: eles “bebem na fonte”, chegam antes, e arrasam! A coleção “Resort“, sextavadinha com estampas esmaecidas em tons de beige/cáqui e marrom (o nome certo é “Wine“) é um tudo… Mas como não comentar os outros tons: até o preto é meio desbotadinho, estiloso, especial…

Super diferente, “St. Barth” encanta pela simplicidade em preto e branco!
Clique para ver maior.

E o que dizer de “St. Barth“, um sextavado também, com estampas múltiplas também (a maior parte geométricos), somente com encanto das cores P&B?… Uma maravilha a ser assentada em pisos e paredes, pois se trata de porcelanato! Já pensou quantos espaços podem ficar *LINDOS* com algo assim – com todo o “charme e elegância” do balneário famoso no Caribe”?

Six 6: em grande formato, com ótimas cores para fazer muita novidade...

Six 6: em grande formato, com ótimas cores para fazer muita novidade…

Para fechar – sem nem dar um “leve risquinho” em TUUUUDO que eu vi de beleza – destaco “Six 6“: um fantástico porcelanato sextavado, em tamanho incomum – 48 x 48 centímetros – em cores sólidas e “poderosas” – ou seja: muito bonitas! Me impressionou muito quando o vi aplicado no “Estúdio do Velejador“, na mostra Morar Mais por Menos, e mais ainda agora, analisando o catálogo, onde observo as cores neutras, suaves e intensas. Pode tudo com ele: do piso a parede, do básico ao luxo: amei!

Os inovadores e belos cobogós da Portobello – a linha é a “Studio Craft”.

Um outro “revival” que movimentou o stand da mostra foram os cobogós da linha “Studio Craft“: é isso mesmo, a Portobello lançou uma linha de cobogós (os tecnicamente denominados elementos vazados)! E ela vem com tudo combinadinho: porcelanato no mesmo tom para parede e piso, um tom meio desgastado, com jeito de papel craft, ou argila clarinha. É inusitado usar os cobogós com acabamento de cerâmica crua – como os famosos da antiga – cada um com um design… Bom: a releitura do antigo sempre vem com novidade, né? E, neste caso, acho que a empresa acertou em cheio!

"Danton": concreto em preto e em branco pra fazer bonito de forma descontraída.

“Danton”: concreto em preto e em branco pra fazer bonito de forma descontraída.

Em “Danton“, o “quente” do momento: o tom e a textura do concreto armado, que foi usado pela primeira vez em 1889 para construir um prédio em Paris na Rue Danton, 1 – sacou o por quê do nome, não é?  A linha tem concreto em tom preto (cinza escuro, na verdade) e em branco (um lindo off white!). Vai no piso e nas paredes e fica ótimo em qualquer espaço charmosamente minimalista…

A linha "Reserva" padrão "Jardim Botânico": um show de 'madeira' em pisos e paredes.

A linha “Reserva” padrão “Jardim Botânico”: um show de ‘madeira’ em pisos e paredes.

Falando de amadeirados, curti muito tudo que vi em “Reserva“: tem diversos tons de madeira, tem diversos formatos – a maior parte mais estreita que lançamentos anteriores – e formas de colocação. É um verdadeiro festival de beleza que pode ser empregado em vários lugares e aí acho que a imaginação dos profissionais pode viajar, flutuar e chegar a diversas lindas aplicações. Tomara o vejamos muito em diversos projetos.

London: linha a ser usada como acessório que fica linda se tiver o papel principal no espaço.

“London”: linha a ser usada como acessório que fica linda se tiver o papel principal no espaço.

Pra terminar, faço um destaque para a linha “London“, que aparece no grupo de linhas de “acessórios”. O padrão é até conhecido, antiguinho, vintage: quadrados de cores sobrepostas ‘ton sur ton‘, verdadeira pop art das décadas de 1950, 60 e 70. Mas a apresentação te inspira a pensar em centenas de formas de usá-lo em uma casa. Em um banheiro, uma cozinha: básico e lindo. Em uma sala, ou quarto: um detalhe de charme. Para uma varanda, um hall: o papel principal.

E, como sempre digo, há muito, muito mais para ver: um só post não cabe para mostrar todas as novas linhas, nuances e tendências lançadas. Mas é sempre bom ver algumas coisinhas para se inspirar…

Notas:

1 – a Portobello tem feito uns “movimentos” em separado do “corpo principal” (vamos dizer assim), de lançamentos. Há destaques pontuais em diversas mídias para muitos produtos. Dos sextavados feitos para os 40 anos de Casa Vogue – lançado em stand especial na mostra – aos grandes formatos que imitam mármores, tem muita coisa que vem sendo promovida em separado;

2 – falei aqui sobre “os mármores” Portobello: peças incríveis que imitam à perfeição rochas naturais tais como o Crema Marfil e o Carrara. Fazem parte dos lançamentos do ano passado mas são trabalhados na mídia em separado, sacou?

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário