nav-left cat-right
cat-right

Design da América: a Corbett Lighting

O espetáculo de "Chime", que é toda vidro e inox.

O espetáculo de “Chime“, que é toda vidro e inox.

“Exuberantemente” norte americana, a Corbett Lighting tem algumas das melhores luminárias de design que vi nos últimos tempos. Claro, pode ser que quem curte um jeitão mais minimalista de ser não goste de tudo – ou até, de nada surpreso – mas achei que valia a pena destacá-la aqui pois sempre é bom dar uma olhada no que se pensa em termos de design nos EUA – país que, de um modo geral, não tem tradição na área. Ponto, é isso aí.

Spellbound é uma linha em metal com design dos mais bonitos: aneis em diferentes tamanhos e inclinações, como se fosse uma simulação de órbitas planetárias.

Spellbound” é uma linha em metal e LED com design dos mais bonitos: aneis em diferentes tamanhos e inclinações, como se fosse uma simulação de órbitas planetárias.

Mas eles – os americanos – se esforçam. E conseguem obter sucesso (e atenção…  ) em algumas situações. Estabelecida na Califórnia há mais de 40 anos, a Corbett, por exemplo, fabrica de peças com papel japonês a delicados pingentes em cristal. De leves estruturas metálicas a trabalhos exclusivos em vidro. É muita imaginação e bastante dedicação para criar peças de destaque para residências e espaços empresariais. Portanto, não se pode dizer que não haja uma estética interessante em sua produção.

Da linha "Element", este pendente possui quarenta lâmpadas com filamento expostas e um visual de "explosão" ou de átomo: você decide.

Da linha “Element“, este pendente possui quarenta lâmpadas com filamento expostas e um visual de “explosão” ou de átomo: você decide.

De peças criadas com exclusividade às de produção em série, gostei de muito do que vi. A primeira que me chamou a atenção foi “Spellbound“, que foi utilizada inclusive num projeto de interiores aqui mesmo, no Brasil. Mas há muito para ver em seu site. Da arandela em forma de vela ao inusitado plafon com letras em metal , do singelo abajur para leitura ao esfuziante pendente feito com uma “cachoeira” de cristais, algo vai “capturar” você.

Na linha "Rockstart" lâminas de Ágata de rocha preenchem os aneis em metal dourado.

Na linha “Rockstart” lâminas de Ágata de rocha preenchem os aneis em metal dourado.

O ideal é observar o desenho como um todo, os detalhes em particular, ler sobre o(s) material(is) utilizado(s), assistir a alguns vídeos e maravilhar-se com as possibilidades. Afinal, mesmo que você não chegue a adquirir uma “legítima Corbett“, inspiração é tudo!

A arandela da linha "Method": beleza com complexidade.

A arandela da linha “Method“: beleza com complexidade.

Nota importante: a Corbett tem duas coligadas com outras possibilidades em plafons e abajures – a Hudson Valley e a Troy Lighting.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário