nav-left cat-right
cat-right

As inspirações da Portinari em 2016

Peça de parede da linha "Giardino", que parece um mosaico de madeira: premiada com o "Best in Show".

Peça de parede da linha “Giardino“, que parece um mosaico de madeira: premiada com o “Best in Show“.

Com cinco inéditas coleções organizadas em “macrotemas”, a Cerâmica Portinari mostrou muita coisa bonita na Expo Revestir deste ano. A maior parte em grandes formatos me agrada muito quando penso em pisos e unidade de ambientes através do visual de paredes. Mas tem de tudo um pouco, como todos os grandes fabricantes. Vou mostrar o que mais se destacou, a meu ver.

Os estilos urbanos, clássicos e naturais foram definidos como “macrotemas” e praticamente resumem o que há em termos de revestimento nos dias de hoje, segundo a empresa. Inspirados em lugares tão diversos quanto “os jardins da Toscana” e “bibliotecas”, os criadores da marca propuseram peças únicas e inovadoras. Também as coleções já existentes ganharam novo formato – 90 x 90 centímetros – e nova textura polida, uma tendência forte que traz sofisticação aos espaços.

A peça "Mundi" tem 1 x 1 metro em tom "Off White": transparece a leve impressão de um mapa em sua superfície.

A peça “Mundi” tem 1 x 1 metro em tom “Off White“: transparece a leve impressão de um mapa em sua superfície.

Destaque dos destaques, a “Coleção Mundi” reproduz a imagem de um mapa mundi bem antigo e empoeirado. Indicada para ambientes bem sofisticados, é produto de edição limitada, realmente uma novidade na área, que por vezes mantém um mesmo padrão indefinidamente no mercado. Sorte a de quem conseguir adquirí-la, pois além de beleza e alta qualidade, vai ter também uma cerâmica praticamente exclusiva.

"Giardino" em deck de piscina: bonito e polivalente!

Giardino” em deck de piscina: bonito e polivalente!

A segunda linha mais falada foi a “Giardino“: feita em porcelanato e composta por peças de pisos e paredes, a linha tem peça de parede com um relevo tipo mosaico e a de piso, tamanho 120 x 20 centímetros. Inspirada no visual da madeira Carvalho – que é fielmente reproduzida em sua superfície – recebeu o prêmio “Best in Show” da organização do evento.

"Damask" é uma das peças da linha "Sonata": lançamento de grande destaque por seu relevo e delicada beleza.

Damask” é uma das peças da linha “Sonata“: lançamento de grande destaque por seu relevo e delicada beleza.

Mas tem muito mais: a nova – e linda!  – linha “Sonata” traz ótimas opções em discretos off whites (e em brancos mesmo), com texturas inspiradas em… sonatas! smiley2 Já falei sobre uma delas aqui e hoje comento um pouco mais. O catálogo descreve a nova linha assim: “delicadeza em traços que se moldam formando desenhos geométricos ou orgânicos esculpidos em alto relevo“. São três opções de peças, todas porcelanatos para paredes no tamanho 45 x 90 centímetros, graciosas, delicadas, quase clássicas e bastante resistentes – podem ser utilizadas inclusive em fachadas.

Em "Calacata Real", dimensão maior e veios em marrom.

Em “Calacata Real“, dimensão maior e veios em marrom.

No quesito “revestimentos para pisos em grandes formatos”, gostei muito de “Calacata Clássico” e “Calacata Real“, ambos em High Definition (“HD“): a beleza do mármore Calacata apresenta-se com todo seu “poder” nestas peças de 60 x 60 centímetros e veios cinza, ou 90 x 90 centímetros e veios em tom de marrom. Um clássico com maior facilidade de instalação e manutenção, o que agrada a todos.

O tom terroso de "Siena" com alto polimento. Clique para ver maior.

O tom terroso de “Siena” com alto polimento. Clique para ver maior.

Em “Siena” uma outra possibilidade de revestir seu piso com um produto bonito e de alta qualidade: inspirado nas pedras da região de Siena da Itália, este porcelanato tamanho 90 x 90 centímetros possui um design intenso e marcante. Requintado, imponente, com um jeito de “antigo novo” próprio de peças pensadas assim, é super recomendado para quem curte um jeitão mais clássico em sua casa.

Em tom escuro, uso em piso e parede, "Pedra Nera" é um destaque pelo seu ar natural e sofisticado. Clique para ver maior.

Em tom escuro, uso em piso e parede, “Pietra Nera” é um destaque pelo seu ar natural e sofisticado. Clique para ver maior.

Finalmente, a beleza de “Pietra Nera“: apesar de estar indicado para exteriores, achei que esta linha tem um padrão e um tom belíssimos, que pode ficar uma beleza em interiores naturais e elegantes. Inspirada na pedra Itaúna, a coleção reproduz com perfeição seu visual e possui três tonalidades, do mais claro ao mais escuro. Encantadora e sofisticada, o tamanho só colabora ainda mais para seu destaque. Eu usaria sem medo em um loft bem chique, por exemplo.

"Arcos", da linha "Sonata" também é uma bela opção de porcelanato para paredes.

Arcos“, da linha “Sonata” também é uma bela opção de porcelanato para paredes.

E isto é só um pedacinho… smiley3 Durante a pesquisa que fiz para escrever esta nota, conheci várias outras linhas lindas, lançadas em anos anteriores, que ainda não apareceram em muitos projetos de interiores – ou, pelo menos, não em projetos destacados por publicações. A sensação que fica é que há muita oferta para uma procura menor. Mas que a Portinari está posicionada para atender muito bem ao nosso mercado é uma verdade!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário