nav-left cat-right
cat-right

Um talento vidreiro: Joe Cariati

"Cerise" - em tom de cereja suave - é uma das novas coleções do artista/designer.

Cerise” – em tom de cereja suave – é uma das novas coleções do artista/designer.

Há tempos não mostro um belo trabalho em vidro por aqui e, na semana passada, dei de cara com as peças de Joe Cariati, norte americano que vem criando belezinhas com o material. Bom, eu sei que é quase impossível para mim desgostar de algo bem feito neste material – que “venero” tanto!  – mas também não deixo me levar por qualquer trabalho, não…

Decanters da coleção "Vidro Veneziano".

Decanters da coleção “Vidro Veneziano“.

Cariati – que também é professor – já tem 20 anos de estrada com o vidro soprado. Trabalha utilitários muito simples, em cores únicas, mas às vezes essas cores são tonalidades que, pelo que entendo, são bem difíceis de se obter durante a queima. As formas “úteis” que – também a princípio – são fáceis, se pensarmos um pouquinho também não são lá de ‘extrema’ facilidade de confecção: criar uma curva perfeita com algo que escorre como caramelo não deve ser tarefa das mas fáceis, afinal. Daí concluo que estou diante de um bom artesão do vidro, mesmo!

Da coleção "Lighting", os abajures "Pierre I" e "Lino I"

Da coleção “Lighting“, os abajures “Pierre I” e “Lino I

Eventualmente o designer cria peças sob encomenda, e mostra todo seu “borogodó”: são garrafas alongadas na base e no topo que parecem duas agulhas segurando um bojo em seu centro. Ou ainda uma mistura diferente e especial de cores. Enfim, coisas que só um profissional, com anos de estrada, consegue pôr em prática.

A coleção "Twilght", em tom violeta clarinho, tem 5 peças, incluindo um pequeno bowl.

A coleção “Twilght“, em tom violeta clarinho, tem 5 peças, incluindo um pequeno bowl.

Decanters, jarras para vinho, “balão de vinho”/cantil e objetos decorativos como bowls e garrafas são suas peças mais comuns. Mas estudos de cor, forma e função estão sempre presentes em sua vida. Cariati também possui uma linda linha de abajures com base em vidro, disponíveis em diversas formas, tamanhos e cores, que transformam estas luminárias em peças únicas.

Pode-se dizer que, em seu ateliê em Los Angeles, Califórnia, Joe Cariati e seus assistentes produzem peças super elegantes, com um toque minimalistas, sem uso de moldes. Um estouro!

Joe Cariati em plena ação.

Joe Cariati em plena ação.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário