nav-left cat-right
cat-right

Pointer: Morada Brasileira

A beleza simples de "Azul Terra" na linha "Raízes".

A beleza simples de “Azul Terra” na linha “Raízes“.

O sucesso da Pointer neste primeiro para segundo ano de vida é inegável. No ano passado, quando estive na Expo Revestir e vi de perto o conceito e os lançamentos da nova marca – que, é bom sempre que se diga, é ‘cria’ da Portobello  – deu para perceber que era tudo muito bem feito, pensado, avaliado e, como tudo que é bem planejado, o resultado costuma ser dos melhores. Como sua “empresa mãe”, parece que vai trilhar um caminho de sucesso na área, aliás, já está trilhando!

O mural "Grafite", também da linha "Raízes": decora sem esforço, mas há que saber dosá-lo.

O mural “Grafite“, também da linha “Raízes“: decora sem esforço, mas há que saber dosá-lo.

Sem muitos ‘blá-blá-blás’ a mais, neste ano a empresa convidou Marcelo Rosembaum e Paulo Biacchi (chamado “O Fetiche“, sei lá por que) para criar a nova coleção. Bom, minhas considerações sobre a primeira ‘figura’ não é lá das melhores – nem quero tecê-las mais – mas dá para se perceber que minha carga crítica – que normalmente não é pequena…  – foi grande diante desses produtos. E eu só posso dizer que gostei bastante do que vi. Achei que as ideias resultaram leves, frescas, bem ao jeitão descontraído brasileiro que, a meu ver, é um dos focos da empresa. Penso que a simplicidade de “Morada Brasileira – Raízes” – nome da coleção que resultou do trabalho – nos convida a utilizar suas linhas de várias formas: das áreas molhadas, onde já são bem recebidas, a halls de entrada, varandas e até salas onde se pede um clima mais fresco – vindo do revestimento. Neste post vou destacar apenas alguns lançamentos.

"Buriti Natural" é um dos mais bonitos padrões da linha "Raízes", mas foi pouco foi badalado: brasilidade em alta com muito bom gosto.

Buriti Natural” é um dos mais bonitos padrões da linha “Raízes“, mas foi pouco foi badalado: brasilidade em alta com muito bom gosto.

A linha que mais apareceu até agora, “Raízes“, é simples e bonita, a seu jeito. Dela se pode dizer até que seja pueril, mas não algo pesado e distante do que se gosta de aplicar como revestimento. As cores e formas básicas, as repetições, é mesmo tudo muito trivial, mas é belo. Faço um destaque maior para os murais e para as peças que simulam fibras: nestes dois casos, há sim maior cuidado a se tomar quando se for montar um ambiente. E, mesmo assim, é coisa sem pretensões, que pode ser acompanhada por um mobiliário simples, que não resvale para o decorativismo fácil.

O padrão "Pastilha Bossa Praia", da linha "Decora", é alegre e vai bem em diversas situações.

O padrão “Pastilha Bossa Praia“, da linha “Decora“, é alegre e vai bem em diversas situações.

Já em “Decora” se encontra vários pequenos mosaicos que formam peças tamanho 30 x 60 cm, fáceis de trabalhar. Cores delicadas e bonitas aparecem em forma de ‘supostas pastilhas’ e outros itens, que compõem bem muitos espaços. Também com simplicidade, mas com bom gosto e sem exageros.

Da linha "Lenho", o padrão "Parquet Colonial Marfim", acabamento Mate, é bem clarinho e faz bonito em pisos.

Da linha “Lenho“, o padrão “Parquet Colonial Marfim“, acabamento ‘Mate‘, é bem clarinho e faz bonito em pisos.

A linha “Lenho“, como o próprio nome anuncia, é a linha de revestimentos da marca que imita madeira. É produto para piso em formato 60 x 60 cm, ou em 30 x 60 cm. Há padrões simples como parquets (tacos colocados retos) ou decks (tábuas que podem até ser utilizadas em exteriores), e mais rebuscados, como espinhas de peixe com variações de tons. Já achei que estas são mais difíceis de se utilizar, visto não se tratar de porcelanato nem de peças em HD (impressão em alta definição), o que sempre vai deixá-las como evidentes cópias de um material – e quase nunca isso funciona bem… smiley3

Motivos do nordeste brasileiro na peça "Artesanal Mescla" da linha "Cimento"

Motivos do nordeste brasileiro na peça “Artesanal Mescla” da linha “Cimento

Em “Cimento” o visual “antiguinho” das cerâmicas artesanais brasileiras é recuperado, e como eu curtia muito utilizá-las, gostei do que vi. Nem todos se lembram das peças que tinham as marcas da queima do forno, com a esmaltação meio ‘suja’ mesmo, com direito a furinhos de pudim no produto final. Ainda existem algumas fábricas que as produzem e elas não são peças populares, nem pelo preço, nem pelo visual, que agora é muito mais para a limpidez dos porcelanatos. Mas elas têm seu charme. E eu nem diria que a ideia aqui foi essa, inicialmente: creio que a inspiração partiu mesmo das placas cimentícias, tão em voga na atualidade, utilizadas como base e, nesta linha, estampadas com motivos bem brasileiros – inclusive não figurativos – e esmaltadas ao final. No formato 60 x 60 cm, elas são aplicadas com charme em paredes e, se lisas – com tons de “cimento branco” ou de “cimento cinza”, nos formatos de 30 x 60 ou 60 x 60 cm vão nos pisos. Boa ideia para cozinhas com jeito brejeiro e para varandas – ou ‘alpendres’ – para quem curte jeitos antigos de se viver.

Mosaico Ônix: uma das peças mais elegantes da marca neste ano.

Mosaico Ônix: uma das peças mais elegantes da marca neste ano.

Na linha “Clássica” um pouco mais da sofisticação atual: aqui sim, os polidos e os grandes formatos ganham destaque para quem já curte um Brasil mais “contemporâneo” – e nem por isso menos autêntico. É o jeito citadino de morar, que existe de norte a sul do país, e que prefere os tons neutros e menos formas, com algumas texturas. A peça “Mosaico Ônix” me saltou aos olhos por sua grande beleza e é ideal para ser usada inclusive como painel no living. As demais opções fazem belos pisos e paredes, bases para residências que vão receber móveis atuais, de linhas retas e com muitas cores, ou até mesmo neutros, podendo ter paredes mais coloridas. Afinal de contas a gente brasileira é bem colorida, e assim também é a sua morada…

Na linha Classica, Calacata Ouro, para piso: pedra nobre em forma de porcelanato. Clique para ver maior.

Na linha “Clássica“, “Calacata Ouro“, para piso: pedra nobre em forma de porcelanato. Clique para ver maior.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário