nav-left cat-right
cat-right

Casa Cor SP 2016: o “Espaço Deca” por Marina Linhares

Só um pequeno pedacinho da entrada da linda casa que é o Espaço Deca neste ano: Marina Linhares dá o seu melhor na Casa Cor SP!

Só um pequeno pedacinho da entrada da linda casa que é o “Espaço Deca” neste ano: Marina Linhares dá o seu melhor na Casa Cor SP!

É tudo tão relativo e tão subjetivo no mundo do “gostar” não é? O que quero dizer – e todo mundo sabe disso, e vive isso em suas vidas – é que a gente gosta de uma coisa – qualquer coisa! – e depois não gosta mais e não entende o porquê disso. Um dia, se gosta de roupa de cor vermelha, digamos. No outro dia não, não se gosta mais e nem se quer mais ver vermelho pela frente!  Noutro dia começa a predileção por um certo biscoito. Passado um tempo, aquele biscoito é esquecido… Enfim, milagres e mistérios humanos, #fazeroquê …

O amplo e agradável living da casa que tem sete ambientes. Clique para ver maior.

O amplo e agradável living da casa que tem sete ambientes. Clique para ver maior.

Eu vivo isso como todo mundo, mas não estou aqui para dispensar nem para endeusar ninguém. Só para prestigiar uma profissional paulista que, desde que “frequento” interiores – e tudo que vejo dela, em revistas passadas e presentes, por que as futuras ainda hão de vir!  – só me agrada, só me conquista, só me faz bem. Falo de Marina Linhares, que esteve aqui na última Casa Cor Rio© (vejam o que falei a respeito neste post aqui), me encantou, e agora, pelo que vi na Casa Cor São Paulo©, me encantaria de novo!

A belíssima cozinha gourmet que é puro charme. Clique para ver maior.

A belíssima “Cozinha Gourmet” que é puro charme. Clique para ver maior.

Logo de início já faço uma ressalva complicada: neste ano ela ficou com a ‘responsa’ do ‘famoso’ Espaço Deca que, se por um lado se trata de uma consagração profissional – pois se trata do espaço mais cobiçado de todas as edições da Casa Cor©, para onde se é convidado, e não se escolhe fazer, pois a Deca é o patrocinador Master do evento – ainda mais em Sampa…  – ao mesmo tempo é o espaço mais chatonildo de se montar pois, até bem pouco tempo, o profissional tinha que fazer um showroom e exibir as novidades da empresa, e isso é um saco para quem visita. Era um espaço enorme que se “perdia” com louças e metais, um monte de patrocínios para… o quê mesmo? Enfim, já vi belos e criativos Espaços Deca em várias edições, mas era beeem difícil acertar. Aí minha ressalva muda de figura pois eu já notei que também o patrocinador percebeu que marcava mais pontos se permitisse que o profissional fizesse um bom trabalho de interiores e bolasse um jeito de encaixar os produtos da empresa no meio disso. Foi assim que vimos o espaço de Lia Ribeiro na Casa Cor Rio© do ano passado – que tinha inclusive uma biblioteca! – e os 800 m2 de “Marquise Deca” de Gui Mattos na Casa Cor SP© do ano passado. Graças ao bom Deus, ao que parece, houve uma mudança de pensamento e hoje falo do espaço de Marina com prazer: ela soube fazer um espaço lindo, de casa mesmo e lá tem lugar para expor as belas peças da Deca para quem quiser ver – clique aqui e veja que lindas! – sem a necessidade de que todo ele seja um showroom. Ressalva feita? Vamos ao que interessa…

Um panorama dos melhores: a treliça que divide biblioteca com sala de jantar, o teto recortado com fechamento em vidro, o varandão na parte de trás da grande casa. Clique para ver maior.

Um panorama dos melhores: a treliça que divide biblioteca da sala de jantar, o teto recortado com fechamento em vidro, o varandão na parte de trás da grande casa. Clique para ver maior.

O espaço ficou lindo, lindo mesmo: como nos projetos que estou acostumada a ver de Marina, um agradável e despretensioso charme toma conta de tudo. Não há afetação alguma, mas há elegância e bom gosto em cada detalhe. Nada precisa GRITAR para se fazer notar (é aquela tal de “elegância silenciosa” que muitos almejam e poucos têm, de verdade…  ), e os ambientes ‘acontecem’ sem esforço. Há um estar, um varandão, uma cozinha de estar, um quarto. Tudo fácil de ver, de estar, de circular. A entrada do espaço mais parece uma casa no campo: não sei nem se a intenção da arquiteta foi esta mesmo, mas me pareceu tão suave e delicada, que eu “compraria” a tal “casa” desde a fachada, por sua singeleza…

O luxuoso banheiro com tudo Deca, é claro... Clique para ver maior.

O luxuoso banheiro com tudo Deca, é claro… Clique para ver maior.

Mas aí que é uma mostra, né? E um Espaço Deca, né? E daí que Marina se sai bem fazendo um belo de um casarão para muitos conviverem. O banheiro é uma verdadeira sala de banho, das mais bonitas – meu Deus, e o que dizer mais deste banheiro lindo além de observar cada detalhe e cobiçá-lo muito? smiley13 Aí eu observo di-rei-ti-nho os detalhes das luminárias na cozinha gourmet – que mais parecem bolinhas com água pra gente brincar que luminárias de fato – e vejo que… são luminárias mesmo? dou com a singela – e ao mesmo tempo bela – cerâmica que Marina escolheu para revestir a parede da bancada, com o recorte no teto sobre a mesa de jantar – farta, ampla, pronta para todos os amigos que chegarem celebrarem a felicidade de estar ali com o dono da residência – a estante com uns verdinhos perto dos livros para que ninguém se esqueça da natureza ao redor, para a divisória em treliça de madeira clarinha, que divide este espaço com parte da área do jantar, onde uma verdadeira árvore próxima à mesa orna o espaço, enfim, um conjunto de sete ambientes que formam um todo lindo, pronto a ter histórias a contar.

Para completar, um agradável quarto de dormir!

Para completar, um agradável quarto de dormir!

É com a mescla de uma simplicidade sofisticada e de muito bom gosto que Marina cria um dos espaços mais bonitos da Casa Cor São Paulo© do ano. Estou certa que muitos outros se seguirão, seja nesta mostra, seja em outras, seja em projetos privados. Parabéns de novo, Marina!

SERVIÇO
CASA COR SÃO PAULO
Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 775
Cidade Jardim – São Paulo – SP
De terça a quinta das 12h às 21h
Sextas, sábados e feriados das 12h às 21h30
Domingos das 12h às 20h
Até 10 de julho de 2016

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário