nav-left cat-right
cat-right

Estampas em destaque – parte II

Neste segundo post sobre estampas na decoração, falamos sobre outros dois padrões dos mais reconhecidos e utilizados em diversos projetos: o xadrez de origem escocesa “Tartan ou “Plaid” e o “Cashmere”. Confira!

Cashemere

O Cashemere (Paisley) original em tons de turquesa.

O Cashemere (Paisley) original em tons de turquesa.

Muitos pensam que esta estampa é de origem inglesa, quando na verdade seu nome remete à região da Caxemira na Índia – país que foi colônia da Inglaterra no século XIX. É um tecido feito com lã fina e macia. a partir do pelo da cabra do local, daí seu nome. Esse fio pode ser puro ou misturado com outras lãs. Mas de fato a ligação com a Inglaterra procede, pois este país começou a trazer tecidos com a estampa de sua colônia. O este termo passou a ser usado para designar o padrão com formato de folhas curvadas com pontos, aplicados em tecidos que eram exportados para o “velho mundo” (Europa).

Um belíssimo jogo de cama em estampa cashmere.

Um belíssimo jogo de cama em estampa “Cashmere“.

Também conhecido como “Paisley“, há informações que dão conta que, originalmente, a forma teve origem entre o povo Persa, que o chamavam de “Buta” – ou ainda “Boteh“: um desenho de um vegetal em forma de gota muito comum nos séculos XVIII e XIX, chamado de “Persian pickles” pelos tradicionalistas norte americanos: especialmente entre os que fabricavam kilts para Escócia.

Tartan ou Plaid

Uma tradicionalíssima decoração com Tartan ou Plaid.

Uma tradicionalíssima decoração com Tartan ou Plaid.

Os xadrezes são muito comuns na Europa, mas os Tartans são um tipo especial, específico da Escócia. Trata-se de um padrão que combina faixas horizontais e verticais entrecruzadas em várias cores, que era usado para decorar as roupas de diferentes clãs escoceses. Originalmente feito em lã, hoje são fabricados em diversos tecidos. Os “kilts” – aquelas tradicionais “saias” que os homens escoceses usam – quase sempre são feitos com padrões de Tartan. Chamado de “Plaid” na América do Norte, a estampa é muito utilizada em decorações sóbrias, de luxo e bem masculinas, apesar de, na moda, vestir tanto homens quanto mulheres. Nos últimos anos, os Plaids têm ressurgido com força, por exemplo no chamado estilo “Hipster”, e ainda como “uniforme” de algumas gangues de rua de Los Angeles. De fato, um desenho que nunca sai de moda.

Muito utilizado em decorações no hemisfério norte, o xadrezes tipo Tartan ou Plaids também podem ficar ótimos em espaços mais descontraídos. Clique para ver maior.

Muito utilizado em decorações no hemisfério norte, o xadrezes tipo “Tartan” ou “Plaid” também podem ficar ótimos em espaços mais descontraídos.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário