nav-left cat-right
cat-right

E mais Natal… A mesa da ceia!

Mesa perfeita (e muito chic!) para um Natal em dourado e branco: sousplat de madeira em tom dourado, talheres dourados, taças com friso metálico. Um luxo!

Mesa perfeita (e muito ‘chic‘!) para um Natal em dourado e branco: sousplat de madeira em tom dourado, talheres dourados, taças com friso metálico. Repare também no belíssimo arranjo feito com rosas claras e ramos meio tom. Um luxo!

Uma das coisas mais importantes – ora, e quem é que não curte COMEEER?  A “new comilona” aqui A-DO-RA!  – das festas de fim de ano, principalmente o Natal, é a ceia, o encontro dos familiares e amigos em torno da mesa para comemorar a data, o ano que passou, o próprio momento. E se você leu nosso post anterior sobre ambientação da casa, já vai ter um caminho a tomar para ornamentar a mesa: usar as mesmas cores que você escolheu para o restante da residência pode ser um começo, mas não necessariamente esta é uma verdade. Um exemplo: se você escolheu vermelho com branco, pode continuar com estas cores na decoração da mesa, mas pode também ficar só com o branco; ou só com o vermelho; ou dar uma guinada e partir para um surpreendente dourado, ou prata, quem sabe? Há também o caminho oposto: da mesa para a casa. Ou seja: a partir do que você escolher para sua mesa, sua casa será decorada, e não raro é isso que muita gente faz. Há ainda a possibilidade de manter a casa totalmente igual no décor – o que eu particularmente gosto e muita gente também adota – e caprichar numa mesa absolutamente maravilhosa, concentrando nela toda a beleza das festas. Vamos ver alguns exemplos?

Décor simples e eficaz com os guardanapos da mesa: pequenas bolinhas, frutinhas, ramos, fitas largas e finas, guizos, frutas secas, tudo isso dá o tom da festa. Clique para ver maior.

Décor simples e eficaz com os guardanapos da mesa: pequenas bolinhas, frutinhas, ramos, fitas largas e estreitas, guizos, frutas secas, tudo isso dá o tom da festa. Clique para ver maior.

Se a grana está curta – e está mesmo, não é?  – ou se você não quer nada demais, escolha uma bela toalha – que só precisa ser bonita, mais nada – e lindos guardanapos. A louça, os talheres, taças e copos devem ser absolutamente impecáveis: a chamada “prata da casa” deve vir com pompa e circunstância à mesa, sem medo de ser feliz. Faça pequenos arranjos com flores e frutas naturais ou preservadas (é o novo “código” para as as artificiais de excelente qualidade, qua a gente quase “come” ou tenta sentir o aroma) em pequenos vasinhos, caixinhas e potes, distribuindo-os pela mesa para marcar lugares ou apenas enfeitar, arrume os talheres e os guardanapos com belas fitas de seda, cetim, metalizadas, etc. e voilá: agora é só servir!  A atenção neste caso é harmonizar as cores das louças, dos copos e taças, das fitas, da toalha de mesa, dos arranjos. Muita, muita atenção mesmo nesta hora. Arrume antes e veja o que falta e o que não combina para descartar e providenciar um substituto (que pode ser emprestado de algum amigo ou parente).

Na mesa comprida com caminho de mesa douradíssimo, taças em cristal rosado reforçam o tom dos guardanapos.

Na mesa comprida com caminho de mesa douradíssimo, taças em cristal rosado reforçam o tom dos guardanapos, no mesmo tom.

Se você quer algo mais elaborado, escolha um esquema de cores e invista nele. Vamos treinar com dourado com branco que está em alta? Bem, pratos com finos frisos dourados são muito comuns em enxovais dos tempos da vovó, então é possível que você já os tenha em sua cada para utilizá-los à mesa. Eu sempre prefiro que os pratos sejam mais “limpos”, isto é, com menor quantidade de ornamentos e mais peças brancas em louça, mas eles também podem ser o centro das atenções: ou então, se você preferir, escolha sousplats dourados de doer nos olhos e pratos branquinhos, por exemplo, ou pratos com designs elaborados em fios de ouro. Neste caso, aposte em toalhas de mesa (ou caminhos de mesa para colocar dois a dois, por exemplo), em tons neutros – beiges, cáquis, marrons – ou berrantes o suficiente para disputarem a atenção – quem sabe um brocado em preto?  Taças “nevadas” em branco (isto é com vidro jateado ou levemente esbranquiçado), podem ficar lindas, bem como taças e copos com design pra lá de especial em cristal mesmo. Dê o recado com um ‘gran finale‘ escolhendo guardanapos em renda, ou com bordas em guipuire, ou com porta guardanapos em renda dourada.

Só com a louça, colorida, diferente e de ótima qualidade, você já pode fazer 'a festa' na mesa. Não precisa combinar tudo: use a imaginação para compor com formas, cores e até mesmo épocas diferentes! Clique para ver maior.

Só com a louça colorida, diferente e de ótima qualidade, você já pode fazer ‘a festa’ na mesa. Não precisa combinar tudo: use a imaginação para compor com formas, cores e até mesmo épocas diferentes! Clique para ver maior.

Mas pra ficar extravagante mesmo, você pode pesquisar em brechós, por exemplo: já vi louças absurdamente incríveis em tons inimagináveis, tais como vermelho bem intenso (quase vinho) ou verdes das antigas, que podem fazer a diferença em qualquer acontecimento. Se o seu Natal é tradicional, espere para ver a cara dos convidados… Também é legal surpreender e usar uma louça antiga simplesmente, que nada tenha a ver com as cores do Natal, só pelo prazer de usar algo diferente e inesperado. A velha e boa dica dos copos e taças coloridas, vintage ou não, que não combinam entre si, cai perfeitamente bem aqui. Aproveite para misturar tudo: da travessa da sua avó com a colorida bandeja em acrílico anos 60 da sua tia. E vai ficar ótimo!

No Natal da Tok & Stok a mesa posta com tons de dourado rosado é muito bem complementada com louça cor de rosa bem discreto. Note: bastante informalidade no décor e na montagem.

No Natal da Tok & Stok a mesa posta com tons de dourado rosado é muito bem complementada com louça cor de rosa bem discreto. Note: bastante informalidade no décor e na montagem.

Creio que o mais importante é testar antes: se você não tem certeza de que vai ficar bom, coloque tudo sobre a mesa e experimente. Se algo parecer estranho mude, procure outra coisa. E não vá comprar algo só por que não ficou bom: peça emprestado, como eu já disse, ou pegue algo simples e neutro de seu dia a dia que não comprometa. Claro que se você planejou usar um conjunto de talheres dourados e o que você pensou não ficou bom, não vai dar para usar aquele do dia a dia e ficar tudo bem: neste caso, repense tudo, pois o que era para ser o destaque não se revelou bom. O grande problema aqui é compor um conjunto harmonioso, em forma, cor e estilo, e isso realmente não é fácil – e eu não gosto de aconselhar a ninguém aquele já famoso “misture tudo!” que as revistas, blogs e sites de decoração e interiores pregam por aí, pois sei que não é simples assim…

As famosas luzes de Natal (hoje, muitos LEDs...) e também as bolinhas e fitas de diversos materiais, quando concentradas em potes de vidro cumprem muito bem seu papel de fazer pequenos e belos arranjos para toda a casa. Também é assim com folhagens típicas como a Poinsettia e até a simples Amaryllis e Azevinho, folhas de Heras ou de Carvalho o Bordo, naturais ou preservadas. Clique para ver maior.

As famosas luzes de Natal (hoje, muitos LEDs) e também as bolinhas e fitas de diversos materiais, quando concentradas em potes de vidro cumprem muito bem seu papel de fazer pequenos e belos arranjos para toda a casa. Também é assim com folhagens típicas como a Poinsettia e até a simples Amaryllis, o Azevinho e as folhas de Hera ou de Carvalho ou Bordo, naturais ou preservadas. Clique para ver maior.

Portanto, mãos à obra: escolha seu tema, estilo, cor ou cores e observe bem se vai tudo ficar bacana com o que você tem em casa: ou com a ambientação de fim de ano que você montou, com sua mesa e cadeiras habituais, seu sofá e sua árvore de Natal. É muito prazeroso (pra quem gosta, claro…  ), fazer tudo isso com uns dias de antecedência e observar como tudo vai ficar. Se reparar que algo não vai bem, busque por algo novo, mude, crie, invente! Afinal de contas Natal e Ano Novo é só uma vez por ano. E, apesar de tudo, vale a pena descontrair um pouco e se divertir.

A porcelana tem borda xadrex no convencional verde e vermelho do Natal mas nem precisava: uma louça branca já resolveria, pois o belo guardanapo nas cores natalinas com o lindo porta guardanapos que chama a atenção já faz a beleza de qualquer mesa.

A porcelana tem borda xadrez no convencional verde e vermelho do Natal mas nem precisava: uma louça branca já resolveria, pois o belo guardanapo nas cores natalinas com o lindo porta guardanapos que chama a atenção já faz a beleza de qualquer mesa.

Na próxima, os presentes de bom design…

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário