Lindos tons de verde complementados por designs bem brasileiros fazem os azulejos da Linha Tropicália da Oca Brasil.
Um dos melhores lançamentos da última Expo Revestir, a nova Coleção Tropicália da Oca Brasil teve em sua criação uma “assinatura de peso”: ninguém menos que nossa amiga e designer de superfícies Renata Rubim. Logo que vi, pensei: “vai ter post“…
Em parceria com Laura Ahrons – diretora da empresa baiana – Renata, compôs uma coleção que homenageia o movimento tropicalista, que completa 50 anos em 2017. Pensando em “trópicos”, “tropical”, “Brasil”, as primeiras ideias da dupla vieram permeadas de elementos da fauna e flora brasileira. Todo o colorido característico de nossas florestas, somado ao amarelo (e tons) que aparecem lá e cá, fazem uma miríade de cores presente em qualquer espaço verde deste imenso país e foram transformados em ladrilhos nos tamanhos 20×20, 20×40 e 40×40, onde palmeiras, costelas-de-adão, abacaxis, cajus, micos, tucanos e uma boa variedade de flores, frutos, folhagens e plantas encontrados na mata atlântica foram bem destacados.
A base da nova linha é toda feita em madeira de eucalipto com acabamento em laca. O tom ‘Greenery‘ – um verde dos mais bonitos – definida pela Pantone® como a cor de 2017, dá vida aos produtos e sustenta o ar de novidade, juntamente com tons ocres, como laranja e mostarda. É de verdade algo original, muito representativo de nosso país e com enorme potencial para se tornar uma tendência das mais bonitas e interessantes, se bem utilizada, em uma série de situações.
A nova solução da Oca para forros, fachadas e decks resulta da pesquisa com madeira Teca tremada e também é muito bonita: aqui, a apresentação em placas.
Também lançada na ocasião, a empresa oferece novas réguas e placas em madeira ripada feitas de Teca termada, que podem ser utilizadas como revestimento e também para fazer fachadas, forros ou decks. As réguas ripadas têm comprimento de até 3,2 metros, o que garante um traço contemporâneo onde quer que sejam aplicadas. Pensando nisso, a empresa lançou uma série de produtos feitos a partir da Teca termada – técnica que aumenta a resistência e a durabilidade do produto em áreas externas – trazendo uma nova opção também para forros, com cores e padrões variados.
Disponíveis nas cores Teca natural, prata, marfim, chocolate, ébano, branco, branco pátina, bronze e cobre, tanto as réguas quanto as placas de madeira ripada têm excelente acabamento.
Uma casa protótipo foi apresentada na mostra exibindo o material que confere um toque minimalista a qualquer espaço e eu “babei” para criar mil coisas: até móveis!
“Linha Tribal”: só um exemplo da Coleção Brasiliana que ficou entre os finalistas no primeiro Prêmio de Design Casa Vogue.
Ah! Não posso esquecer de falar que a Coleção Brasiliana – de que falei aqui e aqui, também criada por Renata para a Oca – foi finalista do Prêmio Casa Vogue de Design que aconteceu em março, logo após a Expo Revestir. Aparecendo na categoria “Revestimentos”, como não poderia ser de outro modo, a linha desfilou entre os melhores da área com muita justiça – eu, sou fã: falo mesmo!