nav-left cat-right
cat-right

Mesas de fim de ano

Natal com cinzas, brancos e verdes, bem discreto: discrição à mesa é a pedida do ano na norte americana Crate & Barrel.

Natal com cinzas, brancos e verdes, bem discreto: discrição à mesa é a pedida do ano na norte americana Crate & Barrel.

Todos os anos eu gosto de fazer um post com dicas e sugestões sobre a decoração das mesas de fim de ano. Este não vai ser diferente!  As mesas de Natal costumam ser muito mais “carregadas” e compromissadas com o tema, com o vermelho, e com alguns itens que não necessariamente têm a ver com o nosso Natal tropical – aqui devo me corrigir: com as mudanças climáticas, até o Natal está mudado: estou usando casacos em dezembro, e há promessa de chuva torrencial em algumas cidades.  O que não significa um frio intenso a ponto de termos neve na janela…  Mas enfim as mesas de Natal têm um luxo e uma pompa um tanto diferente das de ano novo, mas mesmo assim eu as adoro justamente por que são maravilhosas – e pela oportunidade de criar mesas lindas com pouco ou quase nada. Confesso que gostaria de me dedicar MUITO MAIS à prática desse desafio do que o que me dedico hoje em dia, quem sabe um dia consigo…

E quem disse que Natal tem que ser vermelho e verde? Vamos começar mudando: mesa de Natal com louça cor rosa e sousplat de vime de Isabel Bernardo!. Clique para ver maior.

E quem disse que Natal tem que ser vermelho e verde? Vamos começar mudando: mesa de Natal com louça cor de rosa e sousplats de vime de Isabel Bernardo! Clique para ver maior.

E falando de mesas de Reveillon, aí sim, vejo que no Brasil a criatividade impera, o verão dá as caras – por que aí sim, pode estar um temporal lá fora mas, oficialmente, já é verão – e o carnaval toma conta, o que anima dos chefs de cuisine aos recepcionistas de grandes festas em hoteis e em todos os lugares onde há eventos de recepção do ano que chega, a caprichar em tudo nos mínimos detalhes e sem se prender a cores ou a muitas regras. Nas casas observa-se que a preocupação é não ter nenhuma preocupação, o que é muito bom. Mas, ao mesmo tempo, adoro pensar em uma ceia de ano novo ‘molto chic‘, regada a bom champagne, e não necessariamente à meia noite ou depois disso: a minha ceia é cedo, para que depois a conversa e o aguardo do ano novo sejam bem concentrados em todas as simpatias possíveis e imagináveis para que tragam boa sorte, saúde, amor e dinheiro que precisamos. Animação combina com bebidinhas e comes e bebes e não com a expectativa de uma refeição pesada na alta madrugada, a meu ver. Mas aqui o tema é ambientação. Vamos ver a seguir algumas boas e belas ideias sobre o assunto, além de dicas visuais de como montar uma mesa simples e bem bonita!

Mesa em tons de vermelho e branco arrumada tipo buffet...

Mesa em tons de vermelho e branco arrumada tipo buffet…

... e nas mesmas cores estilo 'mesa posta', bem simples.

… e nas mesmas cores estilo ‘mesa posta’, bem simples.

Na verdade tudo se concentra na escolha da porcelana (louça), da toalha da mesa e de bons acessórios como os porta guardanapos. A louça, como já disse em outras oportunidades aqui, deve ser a melhor da casa, sem dúvida, e eu adoro escolher uma imaculadamente branca, com ou sem relevo, e trabalhar ao redor dela. Veja neste exemplo, numa arrumação tipo buffet ou “serviço à americana”: os pratos brancos foram arrumados de forma simples com um laço de fita vermelha, bem como os guardanapos, já individualizados com fita verde. De resto, copos, taças e complementos em vermelho. No outro exemplo de mesa posta, tudo branco com sousplats em vime e porta guardanapos com frutinhas vermelhas para dar um toque de festa de Natal e voilá: mesa fácil e pronta para uso!

Repare que os castiçais em prata têm o mesmo design, apesar de tamanhos e proporções diferentes.

Repare que os castiçais em prata têm o mesmo design, apesar de tamanhos e proporções diferentes.

Ainda fácil de fazer mas já mais produzida, esta mesa sugerida pela norte americana Crate & Barrel mostra um caminho: sobre a mesa de madeira escura um simples caminho de mesa foi colocado ao centro com vários castiçais prateados que você encontra em diversas lojas de enfeites natalinos por aí. Sobre cada um deles, uma vela vermelha. A outra “super produção” foi as bolas de vidro verde e vermelhas presas por fitas vermelhas montadas num suporte preso ao teto que quase chegam à mesa. De resto, sua própria louça e taças do dia a dia, branca e transparente, com guardanapos de linho vermelho. Ficou especial!

Clique para ver maior.

Clique para ver maior.

E para terminar as ideias em vermelho e branco, o destaque são os guardanapos brancos arrumados com fita listrada na dupla que sempre faz sucesso, seja no Natal, seja no verão. Aqui, arrumados com um raminho de azevinho, lembram o Natal. Note que os talheres são “a prata da casa”, ou seja, os melhores que se pode utilizar, e também organizados em fitas, e que a toalha de mesa mistura branco, com prata e vermelho.

Apesar de ter gente que acha que Natal só pode ser vermelho e verde – e que Ano Novo só pode ser branco – é sempre bom a gente pensar em alternativas em outras cores. No ano passado, por exemplo, deve ter tido quem não entendesse que a decoração que mostrei neste post foi de Natal por causa do dourado envelhecido, da madeira e do… cinza chumbo! 

Elegante em cores mais sóbrias e com toques de dourado, esta mesa de Natal é mais indicada para grupos mais sofisticados. Clique para ver maior.

Elegante em cores mais sóbrias, esta mesa de Natal é mais indicada para grupos mais sofisticados. Clique para ver maior.

Detalhe da toalha de mesa e dos pratos quadrados.

Detalhe da toalha de mesa e dos pratos quadrados.

Vida que segue, vejam este dourado também meio envelhecido da Crate & Barrel. É elegante, discreto, sóbrio, belo. A nobreza da toalha de mesa em tons de bronze com estrelas bordadas só realça a alvura dos pratos em branco, quadrados para ficar mais ‘estiloso’. Velas brancas oferecem mais luz à mesa, pois é Natal… 

O Centro de Mesa combina delicadas flores do campo brancas e deixa ver que a mesa é classica...

O Centro de Mesa combina delicadas flores do campo brancas e deixa ver que a mesa é clássica…

... enquanto o azul surpreende na mesa de Natal tradicional. Clique para ver maior.

… enquanto o azul surpreende na mesa de Natal tradicional. Clique para ver maior.

E quem disse que o natal não pode ser azul? Há muito tempo já fiz uma decoração de mesa aqui para casa em azul e prata e ficou lindo…  . Aqui mostro mais uma maravilha criada por Isabel Bernardo em azul, branco e prata: as taças e copos em bico de jaca são um des-ta-que e a porcelana fina tem base de sousplats em prata e é cercada por ornamentos em branco. Porta guardanapos em contas brancas também deixam o decór leve, complementados por velas prateadas sobre castiçais em cristal e um centro de mesa com arranjo feito com delicadas flores do campo brancas, mais pavões em azul e verde. Ótimo para quem quer variar dentro do clássico!

Surpreendendo a todos, a mesa em tons de amarelo e rosa fica ótima também no Reveillon.

Surpreendendo a todos, a mesa em tons de amarelo e rosa fica ótima também no Reveillon.

E que tal um Natal (ou um Ano Novo…) em rosa e amarelo?  Na verdade, a mesa que você vê foi decorada para qualquer ocasião, mas ficou belíssima com seu centro de mesa bem tropical, com base em super travessa de madeira e frutas para todos os lados. Os guardanapos em amarelo ficam sob os pratos que se posicionam sobre toalha mais sobre toalha, sendo a de baixo cor de rosa e a de cima tipo canga, em branco com traços cor de rosa. A imagem é pequena mas dá para ver que é possível usar copos, taças, talheres e travessas totalmente descontraídos em várias cores nesta combinação e que velas podem ser acrescentadas sem susto: sua festa de Natal pode começar cedo e vai ficar bem diferente: um luxo! 

Uma mesa simples em branco e dourado com pinheiros feitos de biscoitos açucarados: quem tem jeito faz, tranquilamente.

Uma mesa simples em branco e dourado com pinheiros feitos de biscoitos açucarados: quem tem jeito faz, tranquilamente.

E para finalizar, só uma dica, uma inspiração mesmo: se você leva jeito para criar com alimentos – mas veja bem: tem que ter talento mesmo, não apenas “pensar que tem”…  – invente algo bonito com o que for servir. Há inúmeros exemplos de pinheiros, sinos e pequenos acepipes de Natal feitos com frutas e tira gostos, mas eu realmente me recuso a considerá-los como decoração de mesa pois acho que só um profissional de cozinha pode sequer tentar criar algo assim, sem que fique simplesmente horrível.  Mas esta foto mostra o quão delicado e simples pode ser criar com… biscoitos de Natal. Nem tudo é absoluto nesta vida e a escolha feita por uma decoração em branco e dourado, com porcelana de fio de ouro na ponta (adoro!), velas douradas em forma de pinheiros e pinheiros feitos com biscoitos de Natal empilhados ficou muito bem! Mas se você não fizer bem feito, fica feio e descuidado, resvala para o mau gosto. Por isso que não curto publicar nada que envolva alimentos e que dependa de muita técnica e preparo: cada um com seu cada um e creio que há gente que faz super bem um bolo confeitado, um abacaxi com frutas, uma cascata de camarão, mas nem sempre isso é uma verdade para todos. E encher a cuca na hora da festa, nem pensar!  Portanto, pondere: se você consegue fazer bonito, faça. Se não, compre pronto! 

Nota Importante: falei no post anterior sobre o trabalho de Isabel Bernardo que cria decorações de Natal completas ou coloca apenas um pinheiro, ou uma guirlanda em sua casa ou local de trabalho. Pois bem: ela também ambienta mesas para Ceia ou comemorações de fim de ano! Quem desejar pode entrar em contato com ela através do e-mail isabel.bernardo27@hotmail.com ou pelo telefone (11) 97090-9992. Visite também o Instagram de Isabel – clique aqui. Ela é de São Paulo, Capital. 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário