nav-left cat-right
cat-right

Natal de última hora

Presente caseiro que sempre agrada: pegue uma panela, bacia ou caixa que tenha utilidade depois para a pessoa e preencha com guloseimas, massas e molhos que ela goste, objetos de papelaria, sabonetinhos, loções e perfumes, ou até mesmo meias, calcinhas, lenços e peças pequenas de vestuário.

Presente caseiro que sempre agrada: pegue uma panela, cesto ou caixa que tenha utilidade depois para a pessoa e preencha com guloseimas, massas e molhos que ela goste, objetos de papelaria, sabonetinhos, loções e perfumes, ou até mesmo meias, calcinhas, lenços e peças pequenas de vestuário. Embrulhe com celofane: não tem erro!

Nestes últimos dias andei correndo feito uma doida por conta de mil e uma demandas da vida: são coisas de família, de amigos, de trabalho, daqui mesmo do blog, pessoais, enfim, tudo que se amontoa e se atropela na vida da gente e parece que, em dezembro e, particularmente perto das festas de fim de ano, parecem ‘efervescer’, crescer, se avolumar e quase “se amotinar” e tomar nosso navio de surpresa (ou não…  ) de um modo que a gente sempre acha que não vai dar conta de tudo. Ufa! E cadê aquele tempo mágico para cuidar da gente, da casa, das crianças, para curtir um Natal legal como deveria, pensando em cada detalhe, em cada presente, na ceia, nos comes e bebes, nos amigos e amigas que precisam de uma atenção, no conserto daquelas coisas que a gente precisa mesmo pôr em dia e por aí vai? Parece que não existe… 

Uma Ceia de Natal montada em estilo rústico com toalha de papel kraft: super "em alta"!

Uma Ceia de Natal montada ao estilo rústico com toalha de papel kraft: super “em alta”!

E é por isso que pensei nesse post. Como mais de 90% dos brasileiros e brasileiras – eu aposto que o número deva estar por aí…  – eu também não tenho “tempo para nada” e fico “cavoucando” horas daqui e dali para tentar, ao menos, fazer um Natal mais ou menos organizadinho, bonitinho, arrumadinho. Seria bom pôr em prática a máxima do grande Mies (Van der Rohe), “Menos é mais“, e poder fazer muito com o pouco que se tem, de tempo e de recursos, com coisas de casa mesmo, ou que se compra na papelaria, no supermercado ou lojinha de “Tem Tudo” mais próxima, de preferência “baratinho” – pois não tá fácil pra ninguém…  – e ter um natal bonito, acolhedor e diferente. Algo que agrade e que não pareça “improvisado demais” – o que eu certamente desgosto – mas que dê uma vida à casa e nos faça bem ao dizer (todo prosa) “eu que fiz”. Destaquei algumas ideias que vi – principalmente no Pinterest, que parece ser a nova “Bíblia visual” de assuntos do tipo – e também outras que já vi funcionarem muito bem. Vamos a elas!

O 'top' do ano na dobradura de guardanapos em mesas de Natal. Dá até para fazer na hora!

O ‘top‘ do ano na dobradura de guardanapos em mesas de Natal. Dá até para fazer na hora!

A primeira é quase uma praxe neste natal: a dobradura do guardanapo da mesa da ceia em forma de pinheirinho está em todos lados e eu vi várias vezes. Reproduzo-a aqui pois pode ter alguém que ainda não viu ou que ainda não sabe fazer. É fácil, fica bonito e agrada a todos. Não tem erro e já enfeita fácil qualquer mesa simplesinha que não tenha nenhum atrativo a mais.

Em tons de vermelho com jogos americanos duplos em papel kraft, esta mesa está pronta para um Natal bem atual! Clique para ver maior.

Em tons de vermelho com jogos americanos duplos em papel kraft, esta mesa está pronta para um Natal bem atual! Clique para ver maior.

Basta arrumar a mesa e usar a 'toalha' de papel kraft que tem inclusive lugares marcados!

Basta arrumar a mesa e usar a ‘toalha’ de papel kraft que tem inclusive lugares marcados!

A segunda é inspirada em uma ideia que tem feito a cabeça de quem frequenta o Pinterest: trata-se de decoração com papel kraft, ou papel pardo, que é barato e pode ir desde “a toalha de mesa” do evento até “o papel de parede” que ornamenta a festa. Loucura? Nada… clique aqui para ler e entender mais sobre o assunto, explicado em post no blog da Avó Queria, da Ana Medeiros. Daí que, extrapolando para um Natal de última hora, dá para decorar tanta coisa… e você já pensou que maravilha poder tirar tudo das paredes, das mesas e dos móveis em um passe de mágica? Uma beleza, não? Aqui, duas ideias: na primeira, até tem uma toalha de mesa tradicional na base, e jogos americanos duplos, em feitos kraft, por cima. Na segunda é só mesmo a ‘toalha’ de papel kraft, com lugares marcados, o ‘set‘ de talheres é o de sempre, nada demais. Já pensou se o vinho cair na “toalha”? Tudo bem, caiu, pronto, troca-se a toalha. Tudo fácil e prático com um visual ‘descontraído chic‘ característico – mas se você não curte, esta dica não é a sua: next

Já tradicional: ornamentos com fitas e fios coloridos e bolinhas na ponta...

Já tradicional: ornamentos com fitas e fios coloridos e bolinhas na ponta…

... ou fios de pisca pisca com ou sem formato especial...

… ou fios de pisca pisca com ou sem formato especial…

... ou ainda com ornamentos típicos da época feitos em papeis especiais (ou não!).

… ou ainda com ornamentos típicos da época feitos em papeis especiais (ou não!).

Para as paredes e janelas, você pode usar fios de pisca pisca ou bolinhas de Natal, ou até mesmo ornamentos feitos de papel, pendurados como nas imagens, ou então adesivos que não marcam a parede – mas marcam a data – painéis de fotos de outros Natais, se a festa for com a família e for legal relembrar o que passou – esse painel já demanda mais tempo e alguma ‘técnica’ para compor as fotos, e é mais legal se você tiver as crianças ou a família ajudando a montá-lo.

Árvores de Natal "de parede" podem ser alternativas ao pinheiro tradicional ou reforçar a decoração das paredes da casa.

Árvores de Natal “de parede” podem ser alternativas ao pinheiro tradicional ou reforçar a decoração das paredes da casa.

Mas há também algumas coisas “novas” como árvores de Natal para parede feitas com gravetos ou peças de madeira como a da imagem, que podem receber diversos tipos de ornamentos: das tradicionais bolinhas de vidro ou plástico a flores de papel, luzinhas, bonequinhos e um longo etc…

A árvore com livros pode receber um pisca pisca!

A árvore feita com livros pode receber um pisca pisca!

Uma árvore de Natal de última hora pode ser montada com livros que não se lê mais: e que podem ser doados para deixar o “Chi’” (a energia, segundo o Feng Shui…  ) velho sair e o novo, do ano que se avizinha, entrar. Também podem ser livros que os convidados para a ceia de Natal levarão como presente ao fim da festa. Dica: não faça uma árvore enorme, faça várias pequenas, é mais seguro… 

 

Exemplos de pequenos pinheiros feitos com papel: este tem até o esquema de corte e encaixe!

Exemplos de pequenos pinheiros feitos com papel: este tem até o esquema de corte e encaixe!

 

Aqui, um cone de papelão dá base aos lindos pinheiros onde foram colados barbantes multicoloridos

Aqui, um cone de papelão dá base aos lindos pinheiros onde foram colados barbantes multicoloridos.

 

Lindas (e pequenas!) árvores em Origami. A segunda pode ser feita em feltro.

Lindas (e pequenas!) árvores em Origami. A segunda pode ser feita em papel ou feltro.

Outro exemplo são as lindas árvores feitas de papel: seja Origami (arte da dobradura – se você sabe fazer, use bonitas folhas de papel para criá-las), seja um recorte na cartolina mesmo, seja uma montagem com duas ou três peças de papel cartão, é muito legal variar nas cores e nos papeis utilizados, e criar árvores pequenas que viram uma “pequena floresta de pinheirinhos de Natal”, que fica sendo então o lugar onde se depositam os presentes. Use também o óbvio: uma planta bonita e grande em vaso pode ser ‘promovida’ a pinheiro de natal se aposta um fio de LED.

Arranjos com bolas de natal de uma mesma cor, ou misturadas...

Arranjos com bolas de natal de uma mesma cor, ou misturadas…

 

... com uma vela, frutinhas e/ou plantas...

… com uma vela, frutinhas e/ou plantas…

 

... ou pratos com velas, fitas e bolinhas, sempre caem bem.

… ou pratos com velas, fitas e bolinhas, sempre caem bem.

E, como último recurso, que também ornamenta e pode fazer as vezes de árvore de Natal, os arranjos feitos com vasos, copos, travessas, tudo em vidro (ou em porcelana, louça, ou até mesmo um balde de zinco caprichado), mais bolinhas de natal, pinhas, bonequinhos, presentinhos – que se adquire em qualquer loja nesta época do ano. Incluir luz nestes arranjos, seja com velas reais ou ‘luz fake‘ com LED, ou mesmo os fios de luzinhas, só aumenta a beleza deles. Podem ser usados na entrada da casa, no aparador do hall, nas estantes, na mesa da ceia, em qualquer lugar em que façam a festa dos olhos para dar o clima.

Comidinhas que enfeitam: um 'must'!

Comidinhas que enfeitam: um ‘must‘!

Uma coisa que sempre enche os olhos – e logo, logo, a barriguinha por que todo mundo cobiça  – são aqueles aperitivos, doces e docinhos que só a gente sabe montar. Mas, como eu já disse aqui, só vale se você tiver jeito para fazer MESMO: não vá “se meter a fogueteira” (ou fogueteiro  ) como dizia minha avó, e fazer uma coisa meia boca só pra dizer que fez… E estes bolinhos de chocolate recortados em cone com morango e chantilly simulando um gorro de papai noel eu “paquero” há muito tempo! Me parecem ultra fáceis de fazer: basta ter um bolo de chocolate (ou quem sabe um brownie) bem firme e bem cortadinho, morangos firmes, bem lavados e um bico de chantilly para confeitar e voilá: olha que gracinha! Serve para montar uma bela e gostosa mesa de Natal… 
Nota: se você procurar por esta internet louca e sem fim de meu Deus, vai encontrar esta ideia realizada de diversas formas diferentes… 

Não há quem resista a uma caneca recheada de bombons

Não há quem resista a uma caneca recheada de bombons!

 

Taça + bebida sempre bom para os homens

Taça com bebida: sempre bom para os homens.

Agora, uma coisa que também é complicada de se arrumar de última hora mas que sempre é possível, são aquelas lembrancinhas quase obrigatórias, seja para pessoas que você não esperava viessem à festa em sua casa, seja para quem você achava que não ia presentear, e agora acha que deve!  Minhas dicas rápidas são:
* Para mulheres: lenços e echarpes, necessáires, moedeiros e carteirinhas.
* Para homens: kits de papelaria fina: caneta e lapiseira que sejam diferentes – esqueça aqueles estojos antigos, a menos que sejam de uma grife famosíssima…  – meia garrafa de bebidas alcóolicas + uma taça, um livro clássico ou um lançamento.
** Para todos: Canecas (com alguma guloseima dentro), pequenas agendinhas de bolsa ou blocos de anotação – se tiver caneta ou lapiseira junto, melhor – chocolates artesanais ou com temas natalinos ou um trio de barras de chocolate de boa procedência, calendários de mesa (bonitos e diferentes – se acharem me contem onde, pois tá difícil de conseguir…  )

Agora a lembrança mais importante: não se aborreça no Natal… O divertido é criar, brincar, divertir-se com seus amigos e familiares. tudo tem que acabar num sorriso, num pedido de desculpas, numa leveza que o aniversariante maior tinha/tem de sobra. Inspirem-se nisso e inspirem-se Nele. Separem um tempo só para vocês e meditem no quanto é importante estar vivo e com saúde. Eu acredito no Cristo, mas mesmo quem não acredita deve pensar que bom é estar aqui e estar bem.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário