nav-left cat-right
cat-right

33º Paralela Design – fevereiro 2018

Elisa Atheniense Home estará lançando sua nova coleção na 33º Feira Paralela Design, na próxima segunda feira, dia 19/02 em São Paulo.

Infelizmente as feiras de presentes se ‘descolaram’ da Expo Revestir e muitos, como eu, tiveram que optar: ou bem a gente vai na época de uma, ou bem a gente vai na época da outra. Claro que eu preferia passar uma semana em São Paulo vendo tudo e todos, me atualizando com o que há de melhor neste país em termos de design, decoração, materiais, metais e revestimentos, mas tive que ficar com a feira maior, em março – o que absolutamente não impede de uma ida anterior, o que não é para este ano mas…

… pode ser para ano que vem!  SIM! como tudo é dinâmico neste mundo, aproveito para adiantar que, neste ano, minha “porção design” vai cresCER e o que vinha sendo mais um hobby, um lazer e um pouco de trabalho, vai se tornar um bocado mais de trabalho. Para dizer a ‘verdade verdadeira’, COMO, em termos de TEMPO eu vou “operar este milagre”, eu ainda não sei, mas sei que preciso do design para VIVER A VIDA e isso é uma verdade absoluta para mim que agora virou prioridade. Eis-me aqui de novo camaradas, talvez não para fazer projetos de interiores, mas para trabalhar nesta seara que tanto amo, de verdade, que é o design e todas as suas intercorrelações… 

E vamos em frente que atrás vem gente e como estou preparando novidades para pessoas físicas e jurídicas, vou anunciar uma primeira coisa: as empresas que desejarem podem me contactar previamente para que eu faça um especial exclusivo para elas, de veiculação nas diversas plataformas do Casa com Design: no blog, no Facebook, no Instagram, no Twitter, onde for. Pode ser um especial para um produto em particular ou sobre a empresa como um todo. Pode ser um clip para o stories no Instagram, ou um post inteiro, enfim, a gente conversa. Pode até ser veiculado em outro lugar que não aqui, é claro. Estarei aí para fazer sua divulgação com prazer e com o toque o jeitinho especial que só Malice Miller e o Casa com Design fazem. É só fazer contato! 

Ufa! Depois desse longo preâmbulo, vamos falar da Paralela mesmo? O que era ‘Paralela Gift‘ agora se chama Paralela Design e digo com pesar – pois eu gostaria muito de estar presente… – pois, para começar, o espaço em que o evento se realizará é um local importantíssimo: nada menos que o Pavilhão Ciccillo Matarazzo no Parque do Ibirapuera, ou seja o Pavilhão da Bienal Não bastasse isso vão participar alguns amigos e várias empresas que eu gostaria muito de ver de perto que vou destacar aqui. Vamos a eles?

Os adoráveis porta velas “Rechaud” da Kiokawa Design.

Marcelo Kiokawa é “O” designer da Kiokawa Design e andou meio sumido por uns tempos. Fico feliz em vê-lo novamente, principalmente na Paralela, pois é com toda justiça que ele ganha destaque numa feira deste porte. Um dos pioneiros do design de objetos de muito bom gosto no país, sempre esteve presente em projetos de interiores TOP, desde que eu me entendo como designer. Evoé Marcelo! Seja muito REbem vindo!

A Ecosimple vai estar presente com seus tecidos para decoração sustentáveis e bonitos!

Já falei sobre a Ecosimple aqui no blog mas nunca é demais lembrar de seus tecidos sustentáveis: desde 2010 trazendo qualidade e beleza ao mundo do décor e da moda, sua produção com tecidos compostos por 70% de algodão e 30% de PET, ambos reciclados, e que dispensam qualquer aditivo químico, têm ainda em seu processo produtivo ainda mais sustentabilidade, pois tira proveito de sobras e aparas têxteis e usa pouca água na fabricação. Da melhor qualidade!

O ‘Bowl in Pétala‘ é apenas uma das muitas belezas que Marcia Limmanii vai levar para a mostra.

E Marcia Limmanii estreia na feira! Ela é uma de minhas ceramistas preferidas, sabendo combinar o artesanal com o toque industrial de forma perfeita. São muitos os contrastes explorados por Marcia e de todos eles ela tira partido com sabedoria e qualidade. Inova como designer e surpreende como artista plástica, não se deixando fixar nem numa, nem em outra categoria, trazendo sempre elementos de um e de outro lado em cada trabalho. Atuando desde 1989, tem carreira sólida e certeira já valorizada por diversas grifes de design e arte no Rio. Tenho certeza de que o mercado paulistano e o de outros estados que estarão no evento vão adorar! 

Apenas uma maravilhosa peça em vidro de Regina Medeiros.

E como eu adoro vidros não posso deixar de falar das maravilhas de Regina Medeiros: a paulistana que foi viver em Minas e lá fez seu ateliê está sempre na Paralela trazendo novidades incríveis para quem – como eu – simplesmente ‘sofre’ ao ver tanta beleza num material tão difícil de se trabalhar. Como destaca o texto da mostra “(…) Maleável, nas mãos de Regina Medeiros, o vidro ganha formas. O prazer da criação vem do fascínio e da beleza do vidro, um rico material de infinitas possibilidades. Por meio da policromia, a artista também dá vida a essa matéria-prima translúcida, límpida e luminosa(…)“. É um viajar constante que o olhar faz da forma à luz, da luz à sombra, da sombra à cor, da cor à forma. Outra coisa que impressiona no trabalho de Regina são os tamanhos das peças, muito além de qualquer possibilidade caseira, já que os fornos convencionais de artesanía vidreira não os comportariam. Segredo mantido a sete chaves como boa ‘mineira’ que ela já é.

As lindas tramas (e cores!) das almofadas de Elisa Atheniense Home.

Conhecida internacionalmente tanto pela originalidade de seus produtos quanto por sua alta qualidade, Elisa Atheniense Home oferece peças em couro com primor, sem par no país. Sempre presente, o trabalho manual desenvolvido com o material chega a seu ápice nos trabalhos de tressê, na tecelagem das fitas e tiras da matéria prima e na preparação do couro. Também já falei sobre a grife por aqui pois sou absolutamente fascinada por todas as suas peças e sempre que vejo mais, mais fico boba com a capacidade criativa e de inovação do time de lá. Vale a pena conferir! 

Criado mudo com flores de crochê da Yankatu | Design com Alma: a singeleza do nosso artesanato ornamentando nosso bom design.

Outra amiga super talentosa que estreia na feira é Maria Fernanda Paes de Barros, com seu estúdio de design super original Yankatu | Design com Alma que tem como premissa trazer peças que contem uma história, que tragam a cultura nacional e que respeitem o meio ambiente. Fora de modismos e desenhadas livremente para ficar na vida das pessoas por gerações, cada uma delas incorpora trabalhos artesanais desse imenso Brasil. É claro que também já falei sobre o lindo trabalho de Fernanda por aqui e fico muito feliz em vê-la dando “um vôo” mais alto. Sucesso para a Yankatu, mantendo a sustentabilidade estética e afetiva!

As luminárias de piso e o “Caderninho Maravilhoso” da “Loja do Plástico Bolha” são apenas dois (de apenas 17…) itens que eu gostaria de ver de perto desse participante tão intrigante!

Agora vou destacar dois expositores que gostaria de ver pois achei as apresentações muito legais. O primeiro é a “Loja do Plástico Bolha” e com um nome assim é claro que se fica com a impressão de que se trata apenas de um lugar onde ser compra… plástico bolha. Mas não é nada disso: é muito melhor! O psicólogo carioca Daniel Wenna decidiu abrir seu próprio negócio depois de trabalhar durante muitos anos em uma empresa de embalagens, sempre tomando contato com novos materiais. Um dia, criou o envelope plástico bolha, que foi um sucesso instantâneo e a partir deste item viu a oportunidade de criar seu próprio negócio utilizando apenas este material como matéria-prima. Foram 3 anos para o desenvolvimento e lançamento de apenas 17 inusitados produtos, de artigos para casa, estojos, cadernos, bolsas, envelopes e outros itens simples mas muito bem transados que valem um presente! Pelas imagens me pareceu tudo muito bacana e fiquei beeem curiosa… 

Os artesãos e designers da Semana Criativa de Tiradentes vão ter um espaço para mostrar as peças do último encontro: imperdível! Clique para ver maior.

O segundo é um evento: a Semana Criativa de Tiradentes, que aconteceu em outubro do ano pasado foi organizado pela jornalista Simone Quintas que trabalhou durante anos com design, decoração, arquitetura, artesanato, artes plásticas e correlatos. Os artesãos da cidade mineira famosa por sua belíssima produção de artesanía genuinamente brasileira e designers que os acompanharam na criação de peças foram convidados pela organização da Paralela a mostrarem tudo que fizeram durante o evento lá de outubro, que teve diversas atividades, além dessa. Imaginem o que tem de novidade para ver! Estarão presentes os produtos criados por Expedito Jonas de Jesus, Maria Conceição, Lilia Fonseca, Rondinelly Santos e Wagner Trindade em parceria com Paulo Alves, a dupla do estúdio Nada se leva, Maria Fernanda Paes de Barros e Daniela Karam. Essa, tá me doendo perder essa, viu?… 

Nota Importante: quando digo que ‘infelizmente’ houve esta separação nas datas das feiras, é claro que é uma opinião pessoal e de quem não vive em São Paulo e que para estar presente a todos os eventos tem custos com viagem, hospedagem, etc. Mas para muitos esta foi uma ótima mudança, pois o foco de cada um dos eventos é bem diferente. No meu caso era um ganho, mas para quem organiza nem sempre. Enfim, fica a ressalva que eu entendo a situação, apesar de ter perdido com a mudança. 

Serviço:
Paralela Design
De 19 a 21/02/2018
De segunda a quarta feira
Das 10h às 20h
Pavilhão Bienal de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Acesso mais próximo – Portão 03
Parque Ibirapuera
São Paulo – SP

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário