nav-left cat-right
cat-right

Paredes à portuguesa

Galo meets Azulejo” é uma mistura sabiamente feita entre o galo de Barcelos e a azulejaria portuguesa: dois ícones da tradição cultural do país elegantemente levados ao papel de parede.

Já falei por aqui da Oh Wallpaper, fabricante de papel de paredes curiosamente portuguesa (com certeza!  ). Hoje resolvi abrir um post inteiro para eles, pois a notinha original foi apenas sobre os padrões vintage da empresa – que me impressionaram muito bem, para começar a conversa. 

Mariana” parece saído de contos de fada, mas é uma colagem de uma série de referências visuais.

Segundo o que li no site, a ideia da empresa – sediada na parte norte do país , perto da cidade do Porto – é a de “estabelecer um diálogo da tradição com a essência da cultura portuguesa hoje em dia“, o que é muito justo pois o que mais se vê por aí são culturas sendo “atacadas” por outras e pronto, “se perdem” na massificação, nas modas estranhas, etc. E aí, eles continuam (tradução minha): “Pensamos que os espaços que atendemos devem ter símbolos que se refiram a aspectos da nossa personalidade, por isso nos sentimos mais confortáveis neste mundo cada vez mais abertos a outras influências. Se não sentimos isso, nos sentiremos sem referências“. Não é verdade? Ponto para a empresa, é isso tudo meeeesmo!

A belíssima releitura feita das ‘Calçadas Portuguesas‘ (no Brasil conhecidas como “Pedras Portuguesas“), vira um caleidoscópio e um painel na parede do escritório. Clique para ver maior.

No mesmo texto eles continuam, afirmando que: “os elementos que influenciaram a coleção foram detalhes figurativos de nossa cultura que podem ser arquitetônicos, decorativos, folclóricos, musicais, das artes plásticas, da joalheria e até das vestimentas tradicionais portuguesas“. Bingo!  Vocês entenderam tudo, não é? São estampas baseadas no que há de bom e de belo no cerne da cultura portuguesa, mas há um esforço por tornar tudo bastante moderno, bastante atual e – eu diria – bastante apropriado a qualquer lugar do mundo!

A rica azulejaria portuguesa – em tons inovadores como verdes e rosas – também está presente na coleção da empresa.

E é isso mesmo: digo a vocês que acho o máximo dar sempre uma olhadela no site da empresa pois eles sempre estão “inventando uma moda”. Tanto a galeria de estampas prontas quanto os projetos desenvolvidos sob medida é tudo muito belo, muito bacana de ver. Ao lado de estampas que trazem a azulejaria portuguesa para as paredes, eles também têm coisas muito novas como padrões geométricos. O tradicional galo da cidade de Barcelos também aparece estilizado em alguns padrões e, ao mesmo tempo, a empresa oferece o mosaico português de uma forma totalmente nova.

Desenvolvido sob medida para o hotel boutique “Descobertas“, este papel de parede inspirou-se em referências visuais dos 4 continentes e culturas mais importantes para os Conquistadores Portugueses: África, Brasil, Índia e Japão.

Além disso há serviços de customização tanto para casas quanto para projetos comerciais – se estendendo também a tecidos – assistência técnica sobre tudo o que for fornecido e inclusive serviços de instalação de papel de parede, o que não é viável em nosso gigantesco país. Mas o importante aqui é saber que nossos irmãos portugueses produzem papeis de parede de alta qualidade e muito bom gosto. Sorte a nossa poder aprender com eles…

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário