nav-left cat-right
cat-right

Especial Ceusa – Expo Revestir 2018

A belíssima apresentação da peça “Botânico“no catálogo 2018 da Ceusa, dá o tom de como está linda – e eclética… – a coleção da empresa neste ano.

Fiz questão de fazer este post pequenino e em separado sobre a Ceusa na Revestir 2018 pois encontrei algo realmente digno de nota. Não que nunca tenha visto isto antes, nem que esta forma de apresentação de produtos seja novidade, mas é que me pareceu que, neste ano, isto que vou destacar realmente tenho sido alçado à categoria de tendência mais que simplesmente uma forma de mostrar os produtos. Bom, antes vou mostrar as peças que mais gostei, que é o que vinha fazendo, quando dei com a ‘novidade’. 

 

Grandes formatos: releitura de mármores e metais em tamanhos nada convencionais.

Muita novidade, muita coisa bonita no catálogo 2018 da marca: com destaque absoluto para as peças polidas e de grandes formatos: coisa de 1,20 metros pra cima! Sim! Não pensem em peças de menos de um metro quando se fala em grandes formatos hoje em dia não… a coisa virou grande e grande mesmo. Na Ceusa temos 1,60 x 3,20 e 1,20 x 2,60…  Ou seja: até a ‘barreira’ dos 3 metros já foi rompida. Com os apartamentos mínimos que se vê por aí, eu só enxergo as seguintes possibilidades para usar coisas tão gigantescas: fachadas, halls e lounges de entradas, e casas. Obviamente que ficam belíssimos, mas haja espaço! 

Um “Mondrian” bem diferente: e ainda assim, lindo.

Em seguida faço um destaque para a linha “Mondrian” que, ao contrário do que vocês podem inicialmente pensar, não é nada ultra colorida com cores básicas: é neutra e mistura delicados mármores brancos, com tons de beige e de cinza, com outros delicados toques de dourado. Um espetáculo para quem gosta de geometrias e marmorizados – e tem versão acetinada para quem não curte muito brilho. É uma belíssima linha.

Botânico“, a peça.

Aí faço um outro destaque totalmente diferente: trata-se da peça “Botânico“, cuja reprodução da folha do catálogo eu fiz questão de fazer lá na abertura do post, pois, em si, já é um primor de beleza. Ele é um padrão floral, e nada tem a ver com a rigidez formal da peça anterior – para que vocês notem a quantas andam as tendências do mercado de revestimentos, comportando de um tudo! E mais: há muito tempo não vejo, mas esse produto é um gres polido e retificado, ou seja, uma peça de parede que não é um porcelanato. Ou seja: a indústria está reagindo a esta onda maluca de fabricar apenas o que eu chamo de ‘samba de uma nota só’ (apenas porcelanato), o que eu considero ótimo. 

Toda a beleza do “Frisado Geométrico” à beira de uma piscina. Clique para ver maior.

Outra linha magnífica para parede imitando madeira é a “Frisado“: um porcelanato que parece ripas de madeira com fantasia. Tem versão ‘geométrica‘, ‘lisa‘, ‘demolição‘ e ‘tulha‘, cada uma com uma sensação mais bela que a outra. Um ‘must‘ para quem curte madeira mas precisa de material resistente para revestir um lugar úmido, etc.

Por último um degradée absolutamente fantástico para fazer um painel numa super cobertura, ou numa sala muito bonita, enfim, onde vocês acharem que cabe e que fique com um aspecto muito, muito elegante: a linha chama-se “Panorâmico” e também é um gres polido e retificado (Yes!  ). É para ser montado na sequência formando um lindo painel que simula a paisagem noturna de uma cidade. Montaram num espaço fechado com uma iluminação perfeita, mas se você tiver a vista real logo ali em frente, acho que o efeito duplicado fica sensacional! Enfim, é fazer – com muito cuidado – para crer. Eu não teria dúvidas de montar uma parede assim se tivesse uma cobertura com vista…

Bem, e a tal tendência, a tal novidade? Eu separei este banheiro especialmente para apresentá-la. Tem outros ambientes no catálogo mas achei este exemplo bom para explicar. Reparem que aqui temos nada mais nada menos que quatro peças diferentes aplicadas entre pisos e paredes: um amadeirado para a região da banheira – “Celeiro“, em parede e piso – um escuro para a parede da esquerda – “Bronze” – um piso no mesmo tom com toques de dourado – “Geo” – e um rosado geométrico para a parede do espelho – “Louis Rosa“. Cada um deles super em harmonia com o outro. Nada escapa, nada sobra, nada falta. A bem da verdade, para fazer isso é necessário um super estudo de harmonia de tons e cores, mas é claro que estamos falando de profissionais de ponta e de um projeto de interiores bem pensado. Vejam as peças:

Celeiro“, para região da banheira. Clique para ver maior.

 

Louis Rosa“, para a parede do espelho.  Clique para ver maior.

 

 

 

 

Bronze“, para a parede da esquerda. Clique para ver maior.

 

Geo“, no tom do “Bronze“, com veios dourados, para o piso. Clique para ver maior.

 

Agora vejam a imagem completa: não ficou lindo? E, em resumo, é essa a tendência, é esse “o truque”: misturar sim, mas com muita sabedoria para que não fique uma colcha de retalhos estranha, nem um patchwork escolhido de última hora. Tudo bem estudado que se casou, se encontrou bem ali.

O banheiro completo. Reparem na colocação das peças de revestimento. Clique para ver maior.

Em outras páginas a gente vê um bar com uma parede revestida na peça “Botânico” que é linda (mas nada tem a ver com um bar, pensaria a maioria), o piso em um porcelanato amadeirado ebanizado, o balcão com um revestimento branquíssimo com alto relevo, super futurista e o fundo da parede de bebidas com uns tijolinhos 3Ds, em azul escuro – descrevendo parece que nada tem a ver com coisa alguma até você ver tudo junto, funcionando bem… 

Bem, é isso. Parece pouco, mas é uma grande sacada da empresa e de outras mais que, aos poucos e de forma um pouco mais velada, apresentaram seus lançamentos mais ou menos da mesma forma. Economia no marketing? Não creio, visto que as apresentações 3D facilitaram e reduziram muitíssimo o valor de se criar estúdios para fotografar cada um dos produtos em lançamento. Então, me resta pensar que se trata mesmo de uma sugestão de uso, que talvez não seja universal para todos, mas que pode se tornar usual aos poucos, para quem gostar da ideia e for experimentando, piso a piso, parede a parede… 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário