nav-left cat-right
cat-right

Portinari na Expo Revestir 2018 – parte I

No nicho da sala de banho, revestimento feito com uma das “Bailarinas” em formato triangular estampa “White Decorado 2” – coleção “Bailarinas de Portinari“.

Olha, eu sempre fico encantada com tudo que vejo na Expo Revestir: é quase dever de ofício, calo profissional, maluquice de designer, mania de quem gosta dessas coisas, e vai por aí.  Mas o fato é que quanto mais eu vejo o que as empresas criam, inventam, “viajam”, sonham – e fazem com que a gente sonhe também – me faz pensar num futuro tão diferente do que o que a gente VÊ hoje, que eu sempre fico imaginando, imaginando e imaginando e… POF! Volto à real e começo a escrever – para extravasar mesmo – tudo que vi e que pode gerar outras ideias e outros sonhos e pensamentos em outras pessoas que vão criar projetos hoje, amanhã e mais para frente.

Eu sempre faço esse blá-blá-blá introdutório mas a verdade é que me emociono de verdade ao começar a escrever o que vi, mesmo que seja pela internet e/ou por catálogo, o que empresas como a Portinari criaram para levar ao evento anual, para que os profissionais se inspirem e façam bonito em seus projetos. Vamos ver? 

Outro exemplo das “Bailarinas de Portinari“: em tom “White” – na parede de fundo – e em “White Decorado” – na parte de baixo do balcão à frente.

Em mais de 440 metros quadrados de área de exposição, stand da Portinari foi dividido em quatro partes: em cada uma delas, uma arte: música, literatura, dança e pintura, homenageando Cândido Portinari, obviamente, artista que inspirou o nome da marca. Logo, um dos destaques foi a coleção “Bailarinas de Portinari“, que se inspirou nas obras do mestre. E ela é realmente linda: desenvolvida em forma de triângulo equilátero, buscou os detalhes de duas obras do pintor: as “Bailarinas de Carajás“, pintadas por Portinari. Além da forma triangular, as peças possuem seis cores, dois desenhos e uma textura que remete às delicadas telas. Eu as achei sensacionais tanto pela forma quanto pelas cores e pelos grafismos. Só com a colocação é possível fazer com que haja movimento na parede, e isso é “bailar” com o revestimento. Muito bonito e muito original. Adorei! 

A lindíssima peça “MC” da coleção “Ritmos” em tom “Gold” metálico.

O segundo destaque é a nova coleção “Ritmos“, que apresenta peças em formas irregulares e outras em forma de leques. Fabricados nas medidas 30 x 30 cm e 25,9 x 27,7 cm, em seis cores que permitem inúmeras configurações interessantes, elas também fazem um movimento diferente nas superfícies onde são aplicadas, e dão as sensação de novidade que a gente tanto espera e procura numa feira de lançamentos como esta.

O lindo “Lux Bold” na cor “Gray” também da ‘Coleção Ritmos‘.

Os tons metalizados são muito bem vindos e os demais tons são sequinhos, leves como a brisa, ou intensos mas frios, bem modernos. Impactam pelo tom, pela forma e dão um aspecto muito belo onde quer que sejam aplicados, em todos os casos. Gostei muito.

Uma beleza o mosaico de tons da coleção “Dom” em tamanho 20 x 20 cm. Para completar, piso em “Dom” em tom ‘SBeige‘ tamanho 60 x 120 cm. Clique para ver maior.

Daí todo mundo “entrou de sola” no tom do cimento e nos seus “agregados e aparentados”. Ou seja: cimento e tudo que fica bom com ele, tá dentro. A coleção “Dom” traz tudo isso no caso da Portinari. Com cinco cores que vão do “Off White” ao “Marrom“, e peças em tamanhos que vão do 20 x 20 cm ao 60 x 120 cm, passando pelo quadrado 100 x 100 cm, é possível se criar muitas coisas.

O “Dom Kit” aplicado como painel na base da parede da banheira, acompanhado por piso em “Dom” 100 x 100 cm em tom DGR (“Dark Gray“) e paredes em “Sensorial” na cor “Gray“. Clique para ver maior.

As peças decoradas com desenhos geométricos combinam com todas as cores da coleção e estão agregadas no que se chama “Dom Kit“, em tamanho 20 x 20, fazem belos paineis, mas podem se separar e virar outros itens.

O sensacional “Dom Decor” em tom “Beige” na parede. No piso, “Dom“, em 100 x 100 cm em tom “Gray“. Clique para ver maior.

Ainda há o chamado “Dom Decor“, com baixos relevos e movimentos ópticos super legais, bem por dentro das últimas tendências. Sensacionais! 

 

A linda coleção ‘Picture‘ traz pastilhas de vidro estampadas com motivos delicados do vestuário japonês. Na imagem as peças em “Mix BW“. Clique para ver maiores detalhes.

Fiquei bem feliz ao saber que as pastilhas de vidro estão voltando à moda – eu as adoro, confesso. Na Portinari, a ideia foi trazê-las com lindas estampas inspiradas nos desenhos do “Yukata“, vestuário japonês cujos desenhos em miniaturas têm visual vintage com flores, estrelas e desenhos geométricos de pequenas proporções. Um super charme da ‘Coleção Picture‘, que eu simplesmente amei!

O belo padrão “Metal Matt Bold” da Coleção “Acordes“, que conta ainda com os tons, ‘White‘, ‘Black‘, ‘Ouro‘ e ‘Prata‘.

Outros formatos pequenos que se destacam são as linhas “Acordes“, “Magic” e “Versos“. Em “Acordes“, pastilhas hexagonais em lindos tons metalizados com base em cores neutras e alguns relevos dão o tom bem harmônico de uma coleção, sofisticada e jovial.

As quatro delicadas micro texturas de “Magic” e seus tons elegantes: ‘White‘, ‘Beige‘ e ‘Dark Gray‘.

Em “Magic“, micro relevos no formato 20 x 20 cm são a grande atração: a delicadeza do toque chama a atenção para quatro texturas diferentes nas cores ‘cinza‘, branco e bege‘.

Em ‘Versos‘, as manchas e imperfeições encantadoras da cerâmica em 4 cores: ‘Dark Gray‘, ‘Gray‘, ‘Green‘ e ‘White‘.

E a inspiração de “Versos” é o que chama a atenção: os potes, jarros, pratos e peças clássicas, feitas em cerâmica manual, com seus cantos desgastados e formas irregulares que sempre encantam. A partir daí foi desenvolvida uma peça de 8 x 25 cm, com as mesmas características, dando a impressão de que também foi feita de forma manual, já que a técnica faz com que o esmalte escorra pelas bordas, causando a aparência de antiguidade com o uso de cores perfeitamente imperfeitas. Um luxo!

Belíssima composição na suíte com ‘Batuto Decor‘ 20 x 20 cm na parede do banheiro e piso integrado em ‘Batuto Polido‘ em tom ‘SGray‘, tamanho 100 x 100 cm. Clique para ver maior.

As pedras sempre têm seu espaço dentre os lançamentos em revestimentos nos últimos tempos e uma coleção que as reproduzem se destaca no caso da Portinari: ‘Battuto‘. Um porcelanato inspirado num revestimento típico da Itália, o “Battuto Veneziano“, que mistura pedras e cimento na mesma composição – tudo a ver com o marmorite e o granilite para quem pensou nas tendências do ano: comprovado! Com direito à peça decorativa para complementar as composições dos dois tons de cinza em tamanho 100 x 100 cm, polido e retificado das peças principais.

Toda a beleza das réguas do porcelanato “Nogueira“, acabamento ‘Natural’, da nova linha “Távola” numa cozinha.

Para fechar, a coleção que traz as peças que reproduzem a madeira – a cada dia que passa de forma mais fiel – e que teve a honra de ter o produto premiado com um “Best in Show***1 no ano na Expo Revestir. A coleção “Tavola” da Portinari é toda muito bem composta, com cores quentes, reproduzindo mais os tons e menos os nós e detalhes do material original. O movimento através dos veios é conservado, mas de forma mais suave. Nota-se que, ao invés da madeira em si, a inspiração já parte de um “derivado”: a “tavola”, ou seja, as mesas de madeira, sofisticadas, desejadas, bem desenhadas.

E o “Best In Show” para a Portinari, em tom mais escuro, “Tavola Decor Mix“, aplicado na parede.

Linhas bem desenhadas na coleção “Tavola Decor“, a premiada, que permite que as peças sejam rotacionadas proporcionando diferentes efeitos para a criação de paginações bem diferentes. E para os pisos, o porcelanato em formato de régua, desperta o aconchego em dois lindos e suaves tons: ‘Bétula‘ e ‘Nogueira‘: um espetáculo!

E como diz todo bom programa de TV com continuação, “não saia daí não, viu? Já, já a gente volta!”

***1 Best in Show – para dar maior destaque ainda aos produtos exibidos durante o evento, a ANFACER em parceria com a Apex-Brasil organizou a quarta edição do PrêmioBest in Show – Ceramics of Brasil” durante a Expo Revestir 2018 e a peça “Tavola Decor” da Portinari foi uma das premiadas.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário