nav-left cat-right
cat-right

Urban Jungle‘ na ordem do dia

Em qualquer espacinho lá estão elas: as plantas, de pequeno ou médio porte a nos lembrar que esta é uma casa onde elas também habitam!

Sucesso na Casa Cor© São Paulo – que ainda será assunto de post específico por aqui…  – a tendência ‘Urban Jungle‘, isto é, “a selva dentro de casa“, parece que vem crescendo mesmo sua influência nos interiores. Bem, “selva” talvez seja um exagero, mas o uso de plantas, muitas plantas mesmo, em vasos é claro, em espaços internos, parece que está sim sendo relevante na moda casa. Não se trata mais de uma plantinha, um jardim vertical ou um vaso simples, mas de se misturar à natureza de verdade.

Um sofá verde forte, base em cinza e muitas plantas: o ideal de um estar “Urban Jungle“.

Bom, #confessoque não sou entusiasta da moda nem um pouco por motivos pessoais  . Eu sempre vou pensar que tem um bichinho escondido em alguma folha e é muito justo que ele esteja ali. Afinal de contas não estamos falando de plantas de plástico, mas de plantas pra valer, convidadas a viver dentro de nossas casas. É impossível que seu bioma – terra, ar, água e fauna – não venha junto. Ter esta clareza e a tranquilidade de conviver com isso é necessário pois.

Com uma parede bem escura e um piso marcante, o verde faz o perfeito equilíbrio do espaço que é acolhedor.

É claro que existem uma série de cuidados que se deve tomar, e que se pode tomar, para que a convivência seja pacífica. um bom sistema de irrigação pressupõe uma excelente impermeabilização nas paredes e pisos próximos. Um belo jardim vertical também, bem como jardineiras e outros similares. E para manter as plantas viçosas e bem tratadas dá trabalho: além de você mesmo ter que se preparar para arregaçar as mangas e cuidar delas como se cuida de qualquer ser vivo, é preciso ter um jardineiro ou paisagista sempre a postos: pragas e doenças também atingem as plantas. Não pense que cuidar só aos sábados, como hobby, tendo uma verdadeira “floresta” em casa, será suficiente. E, quando viajar, quem vai cuidar das verdinhas? 

Sofá em rosa pálido e tecidos com padrões de folhas: não falta nada de tendência neste living de um apartamento suíço. Clique para ver maior.

O fato é que uma casa bem decorada e bem equilibrada com verdes é muito bonita. Não gosto de exageros mas aprecio esta beleza. Nas fotos que selecionei temos essencialmente espaços de estar dentro da nova tendência e acho que ainda falta um cuidado maior ao apresentar as plantas. Os jardims de parede já têm belas apresentações, mas os jardins de vasos em interiores precisam ser melhor desenvolvidos, como nas coberturas e jardins suspensos lindos que conhecemos por aí. Aos poucos os profissionais vão criando outras formas de exposição das plantas e tudo vai se encaixando melhor.

Preto, branco, madeira e o verde das plantas: uma combinação que dá muito certo.

Na pesquisa que fiz para este post percebi que no exterior já existem escritórios, restaurantes e pequenas cafeterias totalmente dentro do ‘mood‘. Isto é, a preocupação planetária de viver intensamente junto ao verde parece que pegou mesmo, principalmente na Europa. Na Alemanha, na Áustria e na Suíça é fácil de se ver casas totalmente “verdes”, mas também empresas e cafeterias preocupadas em ter tudo preparado para quem é totalmente adepto da tendência. Há enfim um pensamento no sentido da ambientação que nos aproxime da natureza e isto é muito positivo. Ainda que eu tenha minhas ‘reservas’  , é muito importante estar ligado nos avanços neste setor.

Café “Pause” em Zurique, na Suíça: o lugar certo para um cafezinho de quem curte o estilo ‘Urban Jungle‘. Clique para ver maior.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário