nav-left cat-right
cat-right

Rothschild & Bickers: o charme do vidro soprado à inglesa

Opulência Ótica” combina uma forma clássica com cores ricas e vibrantes com um toque oriental. Destaque ousado entre as linhas de Rothschild & Bickers.

Uma empresa jovem, nascida em 2007, na Inglaterra – nada de altas tradições, portanto  – lidando com uma técnica conhecida há 50 anos antes de Cristo – esperem: lá vem história!  : este é o resumo do que é a Rothschild & Bickers, criada em Londres por Victoria Rothschild e Mark Bickers para fazer luminárias em vidro soprado com toda a “tecnologia” própria deste tipo de peça, ou seja: coisa bastante antiga… A verdade é que as luminárias em vidro confeccionadas em fábricas são feitas segundo modernos processos industriais e não na antiga técnica de artesãos. E para criá-las desta forma só mesmo montando um ateliê de artesanato com vidro, com direito a tubos longos em metal para poder “soprar” o vidro que sai ainda quente de fornalhas aquecidas também de forma quase artesanal, enfim, tudo muito antigo, e talvez até anti econômico. Mas não há comparação entre uma peça dessas e uma luminária feita numa fábrica… e por isso vale a pena existirem estes ateliês que ainda as fabricam do mesmo modo que na antiguidade. Claro, pólos tradicionais como em Veneza, onde tudo se faz com vidro soprado – copos, travessas, luminárias, castiçais, etc. – existem e são mantidos mais por curiosidade e para o turismo. Mas criar uma empresa assim, afastada de um centro do gênero, especificamente por “amor à arte” é realmente diferente…

Pop Lights” combinam formas redondas simples a cores vibrantes iluminando bem qualquer interior.

O amor pelo fazer artesanal e o respeito pelo material sustentam todo o trabalho de Rothschild & Bickers. O vidro fundido puro é moldado à mão usando apenas pinças como medida, tornando os produtos verdadeiramente únicos. A empresa celebra as diferenças e usa as qualidades especiais do vidro para personalizar as luminárias de acordo com seus clientes. Para proteger os altos padrões de produção, cada peça de vidro é inspecionada meticulosamente por vários membros de sua experiente equipe, da fornalha até a embalagem, antes de ser enviada ao comprador.

Pick-n-Mix” combinam formas simples com a gama completa de cores da empresa e podem ser embelezados com vários tecidos, incluindo neons e outros acabamentos metálicos. Ficam ótimos com lâmpadas de filamento bem elegantes. Clique para ver maior.

A produção artesanal dá liberdade para experimentar, o que é fundamental para o processo de design. A inspiração vem de antigas práticas de fabricação e foi reunida com acabamentos contemporâneos para criar belos e novos produtos interessantes. Os clientes também são incentivados a participar de todas as etapas do desenvolvimento, escolhendo cores e combinações para se adequarem ao seu projeto. O uso de programas de CAD e 3D facilitam a apresentação e alterações na peças.

A linha de “Pendentes Minerais” foi criada dentro da tendência de acabamentos marmorizados sobre vidro, novidade há alguns anos. A natureza líquida do vidro torna o material perfeito para recriar veios delicados e padrões complexos, propriedades que tornam esses toques de pedra tão desejáveis. Clique para ver maior.

O mesmo sistema de fornalhas e ferramentas de madeira que foram inicialmente projetadas e empregadas desde a antiguidade no processo da lida com o vidro soprado ainda são usadas na Rothschild & Bickers atualmente. O longo processo de produção começa quando o mestre coleta o vidro fundido a 1100°C no final do ferro fundido. Este é moldado e soprado usando habilidades clássicas e artesanais dos mestres vidreiros para criar a forma necessária. Cada peça é então lentamente recozida e pronta para ser movida para a oficina fria. Para se tornar um soprador de vidro, pode se levar até sete anos, fazendo e replicando várias formas sem um molde. Além disso, a fabricação de peças de vidro é um trabalho de equipe que só é bem sucedida quando há um grupo de pessoas comprometido trabalhando junto. Todos os funcionários da Rothschild & Bickers estudaram design de vidro e continuamente se esforçam para compartilhar suas habilidades e realizações para manter vivo este belo artesanato.

A linha de “Pingentes em Pé” se inspira nas luminárias vintage com seu toque extravagante familiar. Usa vidro e bronze fumée com acabamentos em cobre e latão.

A maioria dos produtos é feita usando vidro fundido para criar globos e cilindros ocos. Este vidro é derretido a partir de material cuidadosamente recozido durante 24 horas antes de ser trabalhado a frio e polido para colocação de acessórios e complementos. O vidro sólido também pode ser levado do forno e usado para produzir elementos decorativos menores para candelabros ou instalações esculturais. Usa-se o vidro borosilicato quando o projeto requer uma forma precisa, como os modelos tipo império ou pingentes. Este vidro é produzido em comprimentos tubulares claros e depois moldados no torno com auxílio de tochas.

A linha de pendentes “Flora” é uma pequena mas altamente decorativa cúpula de vidro com suportes florais ornamentados ao estilo Arts & Crafts. A peça de metal está disponível em vários acabamentos, incluindo latão e níquel polido, que é mais atual. Disponível em acabamentos com superfície de vidro bolha, óptico e simples. Clique para ver maior.

Depois de formada, a peça deve ser retificada e polida para acomodar o suporte e o encaixe correto. Este é um processo gradual usando lâminas e serras incrustadas de diamante. O produto acabado é então montado e testado, pronto para embalagem. Encaixando cuidadosamente o trabalho para o embarque é feito cuidadosamente para garantir o transporte seguro para o cliente. A empresa envia peças para todo o mundo e asseguram que o vidro chegue intacto e pronto para ser instalado.

A linha “Fuso” combina as cores ricas do vidro soprado à mão com a complexidade sutil do borosilicato trabalhado em forma de fuso. A qualidade ornamentada do fuso (a parte de cima), dá maior destaque para o tom moderno simples do bojo colorido.

Nem é preciso dizer – mas eu digo  – que a qualidade de cada elemento de cada uma das luminárias é excepcional: de tecidos delicados a enfeites, passando por florões de metal, correntes e mil acabamentos, a Rothschild & Bickers possui uma loja virtual onde os clientes podem adquirir pequenos acessórios para complementar, trocar ou consertar peças que adquiriram há muito tempo na loja. Há enorme variedade de opções disponíveis, incluindo acabamentos, revestimentos e cores de vidro, proporcionando ao cliente uma experiência de design genuinamente personalizada. Outra preocupação é a de usar sempre a expertise de artesãos ingleses na produção: do vidro – que eles mesmos criam – a qualquer outro item, tudo é resolvido ali mesmo, em Londres, onde há muita mão de obra especializada em coisas antigas, todos sabem. Mas o difícil é preservar esse conhecimento, e para isso colabora a empresa, mantendo o mercado. Ainda há novos processos sendo adicionados, tais como o corte a laser, e todos são adquiridos localmente, com mestres do fazer na atualidade.

Na linha “Lanterna” a pura elegância e simplicidade do vidro artesanal ficam evidentes. Aproveita-se a fluidez natural do material durante o processo de produção, quando o vidro é habilmente esticado enquanto é soprado para sua forma final.

Agora você já sabe que por trás das requintadas luminárias de alguns hotéis, restaurantes, lojas e casas em todo o Reino Unido existem peças antigas e outras até bem novinhas, feitas por empresas como a Rothschild & Bickers que têm verdadeira paixão por manter vivos ofícios antigos como o de soprador de vidro. As gerações futuras agradecem. 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário