nav-left cat-right
cat-right

Morar Mais Rio 2018 – parte I

Belo canto de leitura da “Sala Multifuncional do Carioca” de Avner Posner.

Como todos os anos vou fazer o post sobre minha visita à Morar Mais por Menos Rio destacando os espaços que mais gostei e alguns pontos de outros que gostei menos mas que me chamaram a atenção. E como sempre escrevo muito tenho que dividir o post em duas partes. A mostra comemora 15 anos em um espaço de 2 mil metros quadrados na área de expansão do Casashopping, com vista panorâmica para a Lagoa da Tijuca. Em 50 ambientes, arquitetos e designers de interiores apresentam novidades do mercado de arquitetura e decoração, suas ideias e inspirações para compor quartos, salas, cozinhas, banheiros, etc. Achei que a mostra esteve “morna” este ano, mas muito boa. Nada de grandes arroubos nem loucuras, mas nada de muita simplicidade exagerada que acaba me desanimando, já que estamos numa mostra de decoração e gostamos de ver o belo – ainda que sugando o máximo do bolso…

Tons de rosa e cimento no espaço de Patrícia Fiúza que abre a Morar Mais Rio 2018. Clique para ver maior.

Para começar, vamos falar sobre o espaço de Patrícia Fiúza, veterana de várias mostras: o “Estar da Casa” está leve e funcional e, claro, bem bonito também. Achei que ela acertou em cheio ao escolher a madeira clara e os tons de rosa para compor, sem exageros, o local. As estantes são uma graça, mas tudo é: móveis da Arquivo Contemporâneo se alguém quiser saber. E uma bela divisória em cobogó da linha Gauss, da Passeio, meu cliente, de que gosto muito.

Um espaço ‘chic‘ e charmoso dá as boas vindas da mostra e do Casashopping: note o pergolado pintado de preto no teto. Clique para ver maior.

Logo a seguir, o “Espaço Boas Vindas Casashopping” foi feito por outro veterano que estava há tempos sem aparecer e acertou em cheio no ambiente: Edgard Octavio – apoiado por uma equipe que tinha Edith Farjala, Raul Barbosa e Andrea Falchi: nada podia dar errado… Eles escolheram o verde como pedra de toque, mas a iluminação bem dosada das duas salas, feitas por cachoeiras de belas luminárias pendentes, sofás gostosos e paredes em pinus lavadas com uma pátina branca muito especial ficou ótimo e me encantou. De mais, boa escolha das poltronas, amplas, confortáveis e muito elegantes: adorei!

Cinzas com pretos, verdes e madeira: receita de sucesso do “Lavabo Monocromático“.

O “Lavabo Monocromático” da dupla Gizelle Leite e Rachel França estava pra lá de bom. As meninas souberam mostrar ao que vieram, setorizando bem cada área e botando para quebrar com tons de cinza, preto e verde. Quando você lê “monocromático” e pensa num begezinho bem devagar, se espanta com o que vê na realidade, mas para o bem! E foi por isso que gostei: a garra e a coragem de ousar com cores fortes e nem sempre óbvias, usando por exemplo no piso uma tabeira de madeira preenchida com um azulejo preto enviesado. Louças da Lorenzetti (patrocinadora do evento) em preto, e muito LED nos bons detalhes de iluminação. Ficou jóia!

O bem produzido “Quarto da Empreendedora“. Clique para ver maior.

No “Quarto da empreendedora“, de Millena Miranda e Beatryz Cordeiro, algo simples mas de bom gosto: o preto também predomina, mas não “fecha” a cena. Há detalhes de rosa forte e uma linda cabeceira que usa um revestimento marmorizado que parece ter “bits”. Penteadeira para dar conforto à mulher que gosta de se produzir e um bom armário com tudo dentro. Gostei do detalhe do banco aos pés da cama amarrado ao teto por cordas também negras e o piso em madeira bem suave…

A carioquíssima sala de Avner Posner tem até quadro do Cristo Redentor: não poderia faltar! Clique para ver maior.

Neste ano Avner Posner fez uma sala bem menor que a do ano passado, mas não menos simpática: a “Sala Multifuncional do Carioca” estava compacta mas com tudo em cima e funcionando. Nas paredes, pelas fotos que vi antes, me pareceu que havia um revestimento, e qual foi minha surpresa ao ver que era um super papel de parede muito bonito (e bem escolhido, é claro…). A sala compreendia canto de leitura, sala de jantar (ou de estudo), um canto para cozinha (e para cozinhar), enfim, um apertado, simpático e agradável recanto de várias utilidades em uma casa pequena – ou em um estúdio onde muito se faz. Iluminação intimista e um toque de sobriedade bem próprias do profissional ficaram ótimas!

A beleza do “Banheiro das Meninas” cujo tema eram as abelhas! Clique para ver maior.

Contíguo ao “Quarto da Menina que Ama Livros” – estava bem, mas não entrou nesta seleção…  – destaco o “Banheiro das Meninas“, este sim, uma graça! Trabalho de Fatima Berge, Luciana Lima e Eduardo Pinto que criaram uma iluminação neutra, suave e interessante, uma bela bancada em madeira clara com duas belas cubas e uma bancada penteadeira. O tema eram as abelhas e na parede de fundo havia uma interessante uma colméia de madeira com musguinho enfeitando. Do outro lado, um box com um belo painel feito com o revestimento “Floke” da Gauss Revestimentos pintado no tom mel. Bem criativo e diferente…

Tudo bonito, colorido, alto astral e simples na proposta da ‘Cozinha‘ de Viviana Alvadia. Clique para ver maior.

Para fechar por hoje, um trabalho que me impressionou muito positivamente foi a mini/micro “Cozinha” de Viviana Alvadia, toda revestida com materiais alternativos como mosaico de azulejos da antiga e painel de OSB. Com um aspecto ‘antiguinho’ conquistador, estava simpática, colorida e leve. Teve ainda bancada de cimento (bem executada como tem de ser) e uma mescla de peças retrô – como a geladeira vermelha que super chama a atenção – e outras peças coloridas contemporâneas como as cadeiras da bancada de refeições. Bonita, jovial, “cabe no bolso” e prática proposta, bem “Morar Mais por Menos“…

E logo, logo a gente continua. Prometo!

SERVIÇO
Morar Mais por menos
CasaShopping – Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco P – 4º piso – Barra da Tijuca.
De 3 de agosto a 9 de setembro de 2018
De terça a domingo, das 12h às 21h
Informações: 2512-2412

Related Posts with Thumbnails

2 Respostas para “Morar Mais Rio 2018 – parte I”

  1. Luiz Eduardo Pinto disse:

    Obrigado pelas palavras elogiosas em nosso ambiente. Estamos muito felizes com o feedback que estamos recebendo de todos visitantes em nossos espaços. É ainda melhor quando os comentários positivos vêm de alguém que conhece o assunto!
    Parabéns pelo Blog

  2. Maria Alice disse:

    Parabéns novamente, Eduardo. Estava uma graça o espaço de vocês.
    Um abraço!
    Maria Alice

Deixe um Comentário