nav-left cat-right
cat-right

Concurso Expressão Portinari 2018

A “modernosa” fachada do escritório do arquiteto Gustavo Borges, vencedor da categoria “Comercial” do Concurso Expressão Portinari deste ano.

A Cerâmica Portinari, que faz parte da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil, criou um concurso que tem como intuito de promover uma troca importante entre a empresa e profissionais de decoração, design, arquitetura, engenharia e paisagismo, bem como estudantes dessas áreas. Tudo com o objetivo de provocar a inspiração e criar ambientes belos e versáteis, e gerar satisfação naqueles que são alcançados com este trabalho. em 2018 foram cinco categorias de expressão para os profissionais: comercial, residencial cozinha ou espaço gourmet, residencial sala, residencial banheiro e residencial área externa. Já os estudantes podiam elaborar um projeto aplicável em qualquer tipo de ambiente.

A competição recebeu trabalhos de profissionais e estudantes de todo o Brasil, com uso de diversos produtos da marca Portinari. Para avaliar os projetos e escolher os vencedores, foi formada uma banca composta por arquitetos e jornalistas do segmento de arquitetura e decoração, que analisaram os detalhes dos trabalhos. “Tivemos a contribuição de profissionais renomados que ficaram responsáveis por escolher os melhores projetos de cada categoria. Foram muitas inscrições e ficamos felizes com o resultado“, ressalta Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari. No último dia 9 de agosto ocorreu o jantar de premiação. Conheça os vencedores:

Categoria: Sala

Arquiteta Rafaella Gongra, com a colaboração da arquiteta Ana Paula Bortolli, ambas de Curitiba, Paraná

A bela sala em tons neutros e muitos negros, tem um ar de elegância formal que conquista. Clique para ver maior.

Neste ambiente, pensado para receber amigos e familiares com conforto e muita sofisticação, a arquiteta utilizou dois revestimentos: as pastilhas “Petit Poème” no elegante balcão do bar, e o porcelanato “Carvalho HD“, utilizado no piso, paginado em ‘espinha de peixe’, dando uma classe superior ao espaço. Os tons de negro contrastam perfeitamente com a madeira o que aumenta o estilo da composição.

E o detalhe da linda pastilha “Petit Poème” aplicada sob o balcão do bar.

Categoria: Área Externa

Escritório Zaniboni Arquitetos de Criciúma, Paraná

Majestosa piscina revestida com a pastilha “Iris” na cor “Aqua Marine” e o deck com o porcelanato “Carvalho HD“: um deslumbre! Clique para ver maior.

Nessa residência, projetada pelo escritório Zaniboni Arquitetos, com uma ampla área externa, em que a piscina com borda em vidro é a protagonista, toda a área tem o porcelanato “Carvalho HD” como piso. Já a piscina é revestida com pastilha “Iris” na cor “Aqua Marine“. Ficou realmente um espetáculo de bom gosto e muita sofisticação!

A área externa premiada sob outro ponto de vista. Clique para ver maior.

Categoria: Residencial Banheiro

Arquiteto Leandro Neves, do Rio de Janeiro – RJ

O belíssimo porcelanato que imita mármore “Lumina BK” deu o toque de elegância ao banheiro de Leandro Neves.

Com um conceito urbano sofisticado, o banheiro projetado pelo arquiteto Leandro Neves apresenta tons neutros e características “High-Low“. O grande destaque são os revestimentos: na parede, a aposta foi no “Lumina BK“, que faz uma reprodução do mármore dando elegância ao ambiente. Já o piso foi revestido em porcelanato cimentício “Detroit“, que contrasta tranquilamente com a estética marmorizada. Note a iluminação suave e discreta.

Categoria: Comercial

Arquiteto Gustavo Borges de Piracicaba, São Paulo

Os pisos do escritório do arquiteto Gustavo Borges paginados com os porcelanatos “Jet White” e “Jet Black” em faixas (complementados por peça inteira de “Jet Black“), chamaram atenção da banca da premiação. Clique para ver maior.

Pensado para que as pessoas se sentissem literalmente em uma casa, o escritório do arquiteto Gustavo Borges possui uma atmosfera acolhedora com uma arquitetura minimalista e atemporal. Destaque para o uso dos revestimentos, inclusive na porta principal, que traz uma brincadeira entre o preto e o branco e uma paginação que leva à ilusão de ótica. A escolha foi pelos porcelanatos “Jet White” e “Jet Black“, que contém a cor e o brilho mais intenso do mercado. Também foram utilizados no escritório os tijolinhos de metrô da coleção “Bella Vita” e o “Pietra de Savoie“, que traz a reprodução da pedra rústica e natural de Savoie, na França.

Nas paredes do lavabo chamam atenção os ‘tijolinhos’ da coleção “Bella Vita” em branco total. Clique para ver maior.

Categoria: Residencial Cozinha/Espaço Gourmet

Arquiteta Caroline Bollmann de Curitiba, Paraná

O belo porcelanato “Downtown” revestiu o piso da cozinha de Caroline Bollman, vencedora na categoria “Residencial Cozinha“.

Nessa cozinha gourmet, integrada com espaço da churrasqueira, a prioridade foram o conforto e a funcionalidade. A arquiteta Caroline Bollmann, responsável pelo projeto, escolheu elementos atemporais para os acabamentos, e para o piso o porcelanato “Downtown“, que reproduz a cor e a textura do cimento. A pastilha “Iris“, revestiu a churrasqueira. Um belo projeto para um espaço apertado e irregular.

Um lindo tom da pastilha “Iris” reveste a churrasqueira. Clique para ver maior.


A bela sala de Luíza Carvalho, vencedora na categoria “Estudante“. Clique para ver maior.

Os estudantes Luíza Solano de Carvalho e Higor Luiz dos Santos foram os vencedores em sua categoria. Luíza, futura arquiteta, criou uma maquete de uma sala de estar requintada e elegante. Para ilustrar a proposta, a estudante utilizou o porcelanato “Tavola Decor” para criar um grande painel em sua maquete eletrônica. Ao lado dele foi utilizado o “Grand Metal“, que é um dos maiores porcelanatos do Brasil, fabricado na medida de 120 x 260 cm. Para o piso a escolha foi pelo “Onice“, que é inspirado na pedra Onix.

Combinações suaves e harmônicas feitas por Higor Santos. Clique para ver maior.

Já Higor, estudante de design de interiores, desenhou a sala de banho de uma suíte para um casal que busca passar os melhores momentos de suas vidas juntos. Conforto, comodidade e sofisticação podem ser vistos na escolha dos revestimentos. Para a área da banheira e na bancada há o “Lumina Carrara“, porcelanato que reproduz o mármore. Na parede, o porcelanato “Tavola Decor BE” dá seu destaque, enquanto que na área do box a escolha foi pelo “Grand Metal“.

O porcelanato “Grand Metal” no box da sala de banho de Higor Santos. Clique para ver maior.

Entre os prêmios distribuídos aos vencedores há viagens para a França, com visitas à feira Maison & Objet agora em setembro. Fique ligado pois a empresa promete que o concurso vai ter novas edições! 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário