nav-left cat-right
cat-right

Os vidros da Borealis Studios

Exemplo de peça decorativa da ‘Borealis Studios‘.

Conheci e já quis trazer para mostrar para vocês, é claro: os vidros da Borealis Studios do estado de Vermont nos EUA são lindíssimos. Obra do artista vidreiro Devin Burgess e da ceramista Jerilyn Virden, são o resultado de muito amor e dedicação a um trabalho que não é fácil de se obter bons resultados, bem sei eu que sou amiga de artista vidreiro. O vidro é uma matéria prima maravilhosa, mas tem seus segredos e caprichos e quando se pensa em fazer algo determinado, é preciso mesmo determinação para que aquele resultado saia. Ou se espera para ver que outro – lindo – resultado se encontra ao fim, ou durante o caminho.

Outro trabalho da linha “escultural“.

Destacando a linha de “produto” de Devin – que é a que eu mais gosto – encontramos maravilhas como garrafas, vasos, decanters, copos, etc. São as peças mais simples e de uso no dia a dia – claro que eu não deixaria uma delas no uso diário (ou deixaria?…)  – Na linha de vidros “esculturais” estão as verdadeiras obras de arte, onde se encontra peças decorativas e de uso não utilitário, que decoram com extremo bom gosto qualquer lugar. São peças realmente “o estado da arte”, por que são mais difíceis de serem executadas e cuja fixação das cores também é mais complicada, sem a transparência característica do vidro comum.

Uma série de vasos da linha de utilitários de Devin Burgess da ‘Borealis Studios‘. Clique para ver maior.

O site também mostra os raros momentos de trabalho de Devin, o que é um deleite para quem quer vir a se tornar mestre vidreiro e ver um pouco da dificuldade que é lidar com este material que, ainda hoje em dia, é tratado de forma muito artesanal, quase como na idade média. Há também uma seção que mostra ‘peças em uso’ e aí é simpático observar peças de Devin (em vidro) e de Jerilyn (em cerâmica), atuando em conjunto.

A cerâmica utilitária de Jerilyn Virden vai bem com os vidros de seu parceiro Devin Burgess.

Não posso deixar de falar sobre as cerâmicas de Jerilyn que, apesar de não serem o foco do post, é claro que fui olhar com toda atenção. Creio que tanto as utilitárias quanto as decorativas possuem qualidades plásticas das melhores e ela não deixa por menos junto aos vidros de David. É preciso entender também que, certamente, antes de passar para a lida com vidro, Devin deve ter passado pela fase ceramista, pois é um passo quase natural. O trato com o material cerâmico acaba sendo uma condição e um grande aprendizado para quem quer lidar com vidro. Claro, na Europa e nos EUA existem até faculdades onde se aprende a trabalhar com o vidro sem necessariamente passar pela cerâmica, mas, pelo que observei até hoje, quem sabe trabalhar bem com vidro passa pela etapa da cerâmica. Portanto, são trabalhos quase complementares. E dos mais interessantes e bonitos.

Em “peças em uso”, delicadezas como este utilitário que conjuga o trabalho de Jerilyn e Devin.

Portanto, recomendo a visita ao site e que vocês aproveitem para clicar em todos os links, surpreendendo-se em cada um deles com maravilhas e belezas que vão bem em todas as casas, escritórios, consultórios, etc. São peças decorativas de muito charme, quer em vidro, quer em cerâmica. Uma be-le-za! 

Pequenos bowls para condimentos. Clique para ver maior.

Nota: No Brasil os vidros da Borealis são encontrados na paulistana Casual Móveis.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário