nav-left cat-right
cat-right

Semana Design Rio 2018

E começa amanhã a Semana Design Rio deste ano: a programação é intensa e meu receio de estar anunciando só agora aqui para vocês é que muitas palestras já tenham esgotado os ingressos/convites.  Eu mesma, quando fui me inscrever, já não consegui para pelo menos duas palestras as quais me interessei. Mas é tanta coisa para ver, dentro e fora do MAM – Museu de Arte Moderna, que é a base do evento neste ano – que eu duvido que você fique sem o que ver ou fazer entre 13 a 16/09 se curte design como eu. Vamos dar uma olhadinha no que destaquei? 

O movimento do Mercado Design Rio que traz…

Primeiro que tudo tem o Mercado Design Rio, que por si só já movimenta um monte de gente que faz e vive design – e um monte de gente que adora ver novidades mil para a casa, escritório, qualquer lugar. Ele rola no MAM mesmo, de 13 a 15 de setembro das 14h às 22h e no dia 16 de setembro, domingo das 14h às 20h30. Vai ter as ilustres presenças de marcas já super conhecidas do design Rio como Oficina021, Muug, Makers Manufatura, Maré Relógios, Zóia, Sobral Design e muitas outras. No espaço do SEBRAE, peças produzidas pelos 11 escritórios do grupo Oitis 55 vão estar expostas – quem conhece, sabe do que estou falando. Quem não conhece, vá lá correndo conhecer! 

… estúdios como (no sentido horário) Oficina021, Muug, Zóia, Makers Manufatura e outros mais. Clique para ver maior.

Para completar tem um espaço estreante: a “ARTIGO Rio Múltiplos“, feira de arte e design, criada pelo artista e curador Alexandre Murucci, que vai exibir a produção de artistas jovens e de consagradíssimos como Jeff Koons, Beatriz Milhazes e Vik Muniz. Será algo meio restrito a pinturas, esculturas e fotografias, diz-se, “a preços especiais”. Vou dar uma olhada nos novos, é claro. Já vi que vai dar para se perder por lá por que é uma delícia garimpar, não é? Ponto certo de me ver… 

Alguns dos palestrantes deste ano: gente da melhor qualidade!

Para as palestras você tem que se inscrever AGORA. Mas é agora mesmo: pare tudo que estiver fazendo – inclusive esta leitura e depois volte – e vá se inscrever, AQUI. Foi? Viu? Tem várias palestras com gente como Batman Zavareze, Toz, Simone Raitzki, Isabela Caban, Marcus Ferreira, Guilherme Wentz, Daniel Locatelli, Bruno Carvalho e Leila Bittencourt. Para os ‘talks‘ (espécie de bate papo com público ‘talvez’ menor) basta fazer sua inscrição no local, com 30 minutos de antecedência do início da atividade. Todos os dias há pelo menos 3 talks e como os assuntos são super interessantes, se você estiver muito a fim de participar, é melhor chegar com boa antecedência meeesmo. Chegue ao MAM, localize-se e já fique por perto, é a dica. A programação também está aqui

O projeto de Virna Carvalho, vencedor do “Ela Casa Premium” de 2017. Clique para ver maior.

Mas não é só isso tudo, né?  No Rio tudo se inventa e pela cidade toda vai ter uma coisinha aqui, outra lá, que já se chama “circuito Off“, ideal para sair do burburinho principal e ir conhecer outros lugares, se é que você, carioca por dentro de tudo, ainda não conhece. Uma das mostras programadas é a exposição do prêmio “Ela Casa Premium“, promovida pelo CasaShopping e pela plataforma ELA, de O Globo, a partir de um concurso que convocou arquitetos e designers do Rio a inscreverem seus trabalhos. Os dez melhores serão apresentados durante a semana no CasaShopping, claro.

O interior da Fábrica Bhering onde alguns eventos prometem.

Na Fábrica Bhering, já tradicional pólo alternativo na nova zona portuária, de 14 a 16/09, vai ter exposições, workshops, parte dos ateliês abertos, gastronomia, show e muita arte! São 10.000 metros quadrados de um belo prédio dos anos 30, que ainda oferece, no terraço, uma vista panorâmica da baía de guanabara. A programação por lá começa às 11h, todos os dias e a entrada é gratuita. Fica na Rua Orestes, 28 no Santo Cristo, com o VLT passando pertinho…

Um lugar ótimo para se conhecer e com uma boa mostra, o IED Rio fica na Urca.

No IED – Istituto Europeo di Design também vai ter uma mostra, pequenina mas ótima para quem não conhece o espaço passar a conhecer e ver que local bacana para se frequentar – e fazer! – design: de 12 a 30 de setembro, a expo “Utensílios Nativos” reúne a criação de nove designers em peças domésticas com madeiras nativas brasileiras de manejo certificado: guanandí, louro pardo e jequitibá rosa. A entrada é gratuita e o evento fica aberto de segunda a sexta, das 11h às 21h e aos sábados das 9h às 17h. O IED fica na Avenida João Luis Alves, 13, na Urca.

Vai ter ainda pequenas mostras no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e no Centro Carioca de Design, e tudo isso você vê no caderno especial do jornal O Globo que patrocina e apoia o evento. Acho que isso tudo ainda está no comecinho, que ainda falta muita, mas muita coisa mesmo acontecer para que o evento se firme. Apesar de grandes patrocinadores e do evento já se mostrar viável e interessante, o público ainda é pequeno, e o tamanho de tudo ainda é pequenino… MAS – como tudo tem um ‘mas‘… – aos poucos é que as coisas acontecem e eu acho que já é muito bom que haja a continuidade, que se perpetue e que se marque a data, que se continue tendo o evento todo mês de setembro. E assim, devagar se vai ao longe, e logo teremos nossa “Semana de Design Rio” grande, forte, cheia de eventos que nem vai dar para acompanhar tudo que vai pintar para ver. Tenho cer-te-za! 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário