nav-left cat-right
cat-right

Noritake: uma lenda da porcelana

Destaque de “Collections“, ‘High Rated Patterns“, temos ‘Springbrook‘…

… e Ruby Coronet.

Com 114 anos de existência, a Noritake é mundialmente conhecida por suas porcelanas ultra delicadas, bem próprias de um Japão que não conhecemos. Criada em Nagoya, na província de Aichi, sob o nome de “Nippon Toki“, já estabelecida com o pensamento em exportar para o mercado europeu, a maior parte dos primeiros produtos da empresa transportava um dos vários selos “Nippon” para indicar seu país de origem quando exportado para os mercados ocidentais. Hoje, muitos colecionadores concordam que os melhores exemplos da porcelana pintada à mão da “era Nippon” (1891 a 1921) carregam um selo usado por Noritake durante a era Nippon.

De ‘Casual Patterns‘ vem “Colowave Graphite” (clique para ver maior) …

… e “Mocha Java“.

Em 1923, a empresa estava procurando simplificar sua papelada usando máquinas para lidar com grandes encomendas vindas dos Estados Unidos, e ficou impressionada com as máquinas de tabulação ‘Hollerith‘ fabricadas pela ‘Computing-Tabulating-Recording Company‘ (CTR, renomeada IBM em 1924). Em maio de 1925, a empresa firma contrato com CTR para importar essas máquinas para o Japão. Desde então, a empresa entra oficialmente na área de tecnologia, outra área de atividade da qual não sai mais e pela qual também é bastante reconhecida em seu país de origem.

Aidan Gold” tem um toque decô (clique para ver maior) …

… e ‘Hanakinsai Yuri‘ é decididamente Art Nouveau. Clique para ver maior.

Mas de volta à porcelana, embora consumidores e colecionadores tenham chamado o serviço de mesa “Noritake” (e/ou simplesmente “Nippon“) desde o final dos anos 20, a empresa controladora japonesa somente mudou oficialmente seu nome para Noritake Co. Limited em 1981, já que Noritake é o nome de um lugar, e inicialmente a marca foi proibida de registrar este como um nome comercial. Mas, ao final da década de 60, a Noritake tornou-se um nome familiar em todo o mundo. A beleza e a qualidade de suas peças sempre encantou a todos, a nível global. O talento artístico sempre superior, a atenção aos detalhes e o comprometimento intransigente com a qualidade fizeram de Noritake uma marca internacional durante o último século.

Alluring Fields” (clique para ver maior)…

… e “Blueshire“, ambos “5-Piece Place Settings“.

As placas de louça mais antigas eram pintadas à mão, muitas vezes com aplicações liberais de ouro. No início dos anos 20, a Noritake introduziu técnicas de linha de montagem que permitiram a produção em massa de louças de alta qualidade, porém acessíveis. Nas décadas seguintes, a marca continuou aperfeiçoando sua capacidade de produção e expandindo-se para mercados em todo o mundo. Hoje, a empresa é líder reconhecida em fabricação de utensílios de mesa, com subsidiárias, fábricas e afiliadas em todo o mundo. Seus produtos são vendidos para clientes em mais de 100 países e usados em hotéis, restaurantes e companhias aéreas em todo o mundo. Designs diferenciados, tecnologia inovadora e qualidade de produto superior.

Aparelhos “Trefolio gold“…

… e ‘Ayaminamo‘ (já fora de linha). Clique para ver maior.

A cerâmica, em seu termo mais amplo, define a arte de fazer qualquer objeto de barro, assando-o. Assim como o termo “veículo” pode significar carro, avião ou espaçonave, o termo “cerâmica” inclui um número similar de variações, seja em design ou materiais. Mas o processo de criação de louças e taças de cristal que explica a história dos produtos Noritake é um tanto diferente. Basicamente, a composição química da porcelana dita “chinesa” – reconhecidamente a melhor do mundo – é uma combinação de argila, caulim, feldspato e quartzo. Outros materiais podem ser adicionados, dependendo da qualidade relativa das matérias-primas disponíveis e dos resultados que o fabricante deseja alcançar. Depois que a mais pura matéria-prima é misturada e preparada, o produto é moldado nas formas desejadas e passa por uma série de queimas a temperaturas extremamente altas e por longos períodos de tempo. O número de descartes é frequentemente determinado pela natureza do design procurado. Tal como acontece com a cerâmica tipo grés, o corpo se torna vitrificado; o que significa que o corpo se funde, torna-se não absorvente e muito forte. Ao contrário da faiança – que possui composição diferente e origem na França – a porcelana torna-se muito branca e translúcida.

A “Colorwave Collection“, louça da Noritake para o dia a dia. Clique para ver maior.

Há diversos subtipos de porcelana fina, tais como a “Porcelana Chinesa” – que vem da China e é considerada a melhor do mundo, chamada nos EUA simplesmente de ‘china‘ e na Europa de porcelana – “Bone China” – porcelana chinesa que tem ossos em sua composição – “Ivory China” – que é a porcelana chinesa misturada com o marfim. A Noritake fabrica todos estes tipos de porcelana sendo especialista em cada uma delas..

E para finalizar “White Palace“.

As linhas são várias e variadas atualmente: como dissemos, da louça para o dia a dia até a porcelana fina utilizada para jantares de luxo, passando por copos, taças e talheres de mais pura sofisticação e detalhe. Há também mesa posta da melhor qualidade – talheres e roupa de mesa. E as subsidiárias da Noritake, cada uma delas, têm surpresas diferentes. Para este post visitei o site norte americano que tem de um tudo, mas sei que a “pegada” do site japonês original é mais sofisticado e delicado. Há ainda o site chinês, o australiano e o alemão, cada um deles com sua especificidade. Trata-se enfim de um mundo muito grande para ser explorado devagar, de tanto que há para ver e para ler – a linha de presentes e de pintura à mão eu nem comecei a ver! Em resumo, mostrei um bocado, mas ainda vale a pena se explorar! 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário