Uma exótica empresa da República Tcheca que produz uma linha de luminárias da melhor qualidade: esta é a Brokis Lighting, que a princípio você estranha por tudo, depois vai vendo sentido no design, nas formas e nas propostas, e percebendo que nada mais é que um ‘player’ (um participante) do mercado global de luminárias de design, com boas chances de vir a ostentar suas peças em qualquer shopping, loja de departamentos, hotel ou casa do mundo.
Mas engana-se quem pensa que é tão estranha assim a associação dos tchecos com a iluminação: na verdade a conhecida região produtora de cristais, a Boêmia, fica exatamente lá, e por isso muitas e belas luminárias são lá produzidas há séculos. A marca é, portanto, síntese de design requintado, qualidade superior e a notável habilidade artesanal de artesãos de vidro. As coleções originais de iluminação da empresa, projetadas por renomados artistas tchecos e estrangeiros, foram aclamadas internacionalmente e ganharam inúmeros prêmios em prestigiadas competições de design, tanto no país quanto no exterior. A empresa combina vidro soprado com outros materiais refinados, como madeira e metal prensado manualmente, em composições de iluminação arrojada avanças sobre os limites do design contemporâneo. Em seu portfólio, a Brokis apresenta modernas luminárias funcionais, objetos de decoração e soluções de iluminação exclusivas para arquitetura e interiores.
E essa história vem de longe: a Brokis é ideia do bem sucedido empresário e engenheiro tcheco Jan Rabell. Em 2006, ele fundou a marca como uma plataforma para elevar a fabricação de vidro da Boêmia a novos patamares e preservar gerações de conhecimento e habilidade. Quase dez anos antes, em 1997, ele adquiriu a Janštejn Glassworks, marca tradicional que falia, mas que foi fundada no início do século XIX, a aproximadamente 140 quilômetros a sudeste de Praga. A demanda por produtos tradicionais diminuiu significativamente, muitos dos fabricantes de vidro estavam envelhecendo e indo embora, e as tecnologias e técnicas consagradas pelo tempo corriam o risco de se perder. A visão de Rabell era restaurar o antigo prestígio da fábrica e garantir que a antiga tradição da fabricação de vidro na Boêmia perdurasse. E ele conseguiu!
Aberta há mais de 200 anos, situado na pitoresca região de Vysocina, na Boêmia, Janštejn Glassworks mantém uma tradição de sopro de vidro que data do final do século XVII. Fundada em 1809 perto da aldeia de Horní Dubenky, a fábrica e as gerações de artesãos tenazes empregados por ela desfrutaram de períodos de prosperidade, mas também suportaram muitas dificuldades, com três incêndios devastadores, duas guerras mundiais e nacionalização entre os maiores desafios. Hoje, a Janštejn Glassworks é a maior produtora de vidro de iluminação especial na República Tcheca. Mas isso só se deu em função da Brokis.
Brokis é uma uma marca de iluminação que oferece produtos totalmente diferentes daqueles produzidos anteriormente na Janštejn Glassworks. Vários novos fornos de estilo italiano foram construídos e técnicas de produção foram refinadas. Alguns, tais como moagem e pintura de vidro, foram descontinuados, e outros foram revividos, como por exemplo as técnicas de sopro de vidro, moldagem óptica e técnicas de hotshop tradicionais. Fórmulas originais e quase esquecidas para fabricação de vidro colorido foram restabelecidas e agora são características da marca Brokis. Brokis estabeleceu-se firmemente como um líder inovador em iluminação de vidro. Por exemplo, a complexa tecnologia aplicada na produção da coleção “Night Birds“, que consiste na imposição de elegantes silhuetas de pássaros de vidro curvo em várias fases de voo, exigiu dois anos de experimentação até seu completo aperfeiçoamento. Hoje, a Brokis e a Janštejn Glassworks empregam um total de 100 pessoas e desfrutam de uma simbiose única que permitiu à Brokis lançar operações de vendas em 70 países e exibir suas renomadas coleções de iluminação nas principais exposições de design do mundo.
Mas dê só uma olhadinha nas maravilhas que se encontra por lá: o forte da empresa são os globos e outros formatos abaulados em vidro com uma fonte de luz em seu interior. O vidro é super fino e as cores variadas e bem interessantes, bem como as formas. As fontes de luz também, agora que temos variedade de peças em LED que podem ser moldadas para terem diversos formatos os mais curiosos. A estética é um tanto diferente da ocidental, com peças mais robustas, mas nem por isso menos belas. Com elegância e bom gosto à sua maneira, eu diria que têm um bocado da modernidade e do minimalismo que nos é mais recente.