nav-left cat-right
cat-right

Cinco em um… mais um! – especial presentes de Design

Lindas peças de Gilberto Paim.

E esta é a edição do post 5 em 1 mais 1 dedicada aos presentes especialíssimos de muito design para o Natal. Para aquele seu amigo ou amiga que tem tudo mesmo e que só falta a ‘cerejinha do bolo’.  Talvez nem isso falte, mas é tão bom presentear, não é? Isso eu adoro fazer, e podendo comprar algo realmente belo e útil, nada melhor! Aqui, já aviso, eu não penso em limites! É aquele presente que você procura e dá com carinho, onde você abre o coração e bolso  sem reclamar e com todo prazer: e isso é gratificante! Vamos lá?

Wood2“: pequeno, leve e genial! Clique para ver maior.

Uma coisinha que vi lá fora e que me encantei de verdade foi o “Wood 2“: base para Smartphones e Tablets: feito de nogueira, é muito simples, mas super funcional e muito elegante! O equipamento fica no ângulo ideal para chamadas de vídeo e uso de canetas apontadoras. Tem um espaço para organizar cabos na parte de trás, evitando bagunça sobre a mesa de trabalho e tem umas borrachinhas na parte inferior que prendem direitinho sobre a mesa. Pelas fotos você vê que graça. Na Ckie, a loja online da Yanko Design.

A ‘Tripolina‘ em dois tamanhos vem em uma sacola de lona crua para ser carregada com facilidade.

A coisa mais complicada de se criar em design é uma cadeira: mas esta é um design consagrado cuja releitura ficou perfeita para o ar livre! A clássica poltrona ‘Tripolina‘, criada em 1855 pelo inglês Joseph Beverley Fenby, também conhecida como “Camp Chair” foi um marco na história do design: idealizada para ser utilizada por oficiais ingleses, se popularizou devido a sua versatilidade e qualidade. No Brasil de hoje é assinada por Matthieu Halbronn que desenvolveu uma nova versão em dois tamanhos: com a dimensão original (77cm x 45cm x 58cm) e também em versão maior (90cm x 57cm x 76cm). Ela possui uma dobradiça especialmente desenvolvida para facilitar o mecanismo de abrir e fechar, as peças se dobram de forma simétrica até obter uma estrutura ultracompacta, permitindo que seja levada a qualquer lugar. Aberta, tem grande estabilidade, mesmo na grama ou na areia, só há que ter cuidado para não molhar a estrutura de madeira. Tem na Futon Company, vem em lonita colorida e é uma graça: e um presente daqueles… 

Lucellino” e “Campari Light“: duas opções de arrasar o coração de quem se ama… Clique para ver maior.

Uma coisa que sempre cai bem são as luminárias. Existem várias belas e bonitas, de ótimo design, em diversas boas lojas, mas vou dar a dica da F.A.S. de Arystela Rosa em São Paulo: lá você encontra peças de design do “mago da luz”, Ingo Maurer que são realmente ícones. Eu escolhi duas: ‘Lucellino‘ de mesa – para quem quer uma coisa menor e mais discreta – e o lindo pendente “Campari Light“, se você conhece a casa da pessoa que vai presentear e sabe que essa peça ficará bem por lá. A primeira é feita com penas de ganso originais e com base em polímero na cor branca. Usa lâmpada halógena encapsulada de 50 watts x 24 volts, criada e assinada por Ingo Maurer. Acompanha transformador eletrônico de 127 ou 230 volts e dimmer para controle de luminosidade. Um encanto! A segunda é composta por 10 garrafas originais de “Campari Soda Italiana“, metal e plástico ABS transparente e usa lâmpada halógena refletora de no máximo de 75 watts com base E27 (normal) e tem em 127 ou 230 volts. Altura ajustável livremente através da tampa original da Campari. Encantadora, é para aqueles que tem ‘sangue quente’ e gostariam de ter em sua casa uma peça que realmente faça a diferença. Aqui eu diria: arrisque-se a arrasar o coração de alguém… 

Jarro em inox assinado por Patricia Urquiola para Georg Jensen: não há como errar…

Um vaso, um jarro, uma bandeja: qualquer coisa para a casa que seja muito, mas muito bonita mesmo, e que tenha uma assinatura inconfundível. Eu escolhi este jarro assinado por ninguém menos que Patricia Urquiola, mas particularmente adquirida na loja dinamarquesa de Georg Jensen. Com uma história de mais de 100 anos, a marca Georg Jensen representa um trabalho de qualidade e design estético atemporal, produzindo produtos de estilo de vida que vão desde prataria a joalheria. A filosofia do próprio Georg Jensen era criar peças que possuíssem funcionalidade e beleza. Sua habilidade artesanal e talento artístico combinados com sua capacidade contínua de identificar e apoiar talentos de design foi a base sobre a qual ele construiu Georg Jensen em Copenhague em 1904. Nesta tremenda loja você encontra de relógios a bowls, de bomboniéres a lindos castiçais, tudo com o toque de beleza e bom gosto do próprio Georg. Não dá para errar em presente do tipo… 

Peças de alta marcenaria de Eduardo Eleuterio no Gabinete Duilio Sartori

… e apenas um murano do Studio Grabowsky.

Mas se você não quiser ir tão longe – ou quiser contar com algo bem mais à mão – temos ótimas lojas de design Brasil afora com produtos de designers daqui e do exterior, mais ou menos conhecidos que farão realmente a festa de seu presenteado – e a sua também se você souber se entregar direitinho “à caça” do presente. No Rio me lembro logo do Gabinete Duílio Sartori, onde também se encontra de roupas e joias feitas com toda exclusividade a pequenos mimos para a casa e belíssimas peças de designers brasileiros. Há também o Studio Grabowsky com uma linha de vidros e muranos das melhores – eu adoro passar por uma das lojas e realmente “me perder” olhando cada um deles – e a Loja do Bom Desenho***1, onde bom design não falta, nos mínimos detalhes e você encontra peças e pecinhas maravilhosas com cada funcionalidade fenomenal – além da beleza, claro.

Peças feitas a quatro mãos por Gilberto e Elizabeth.

E aí me recordo que há centenas de ótimos ateliês de artistas plásticos e designers por todas as cidades para atender aos mais diversos gostos e necessidades. Falo aqui especialmente de um que fica em Nova Friburgo, mas que sei que tem pontos de venda em São Paulo e no Rio. Trata-se de meus amigos Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca, que já mostrei algumas vezes aqui no blog, mas que nunca é demais lembrar. Uma peça cerâmica de um deles presenteada a qualquer amigo é como uma joia rara e sem par. Ambos levam seu trabalho muito a sério e produzem peças super exclusivas bem na fronteira do design arte. Para eles, é arte mesmo, visto que podem até ser utilitários, mas são únicas e com assinatura. As minhas eu trato como tal. Fica a dica na cerâmica, mas há trabalhos como os deles em vidro, papel, metal, tecido, etc.

E hoje é só. Mas depois tem mais!

 Bom Natal pra você!!!

***1 A Loja do Bom Desenho fica na Rua Maria Angélica, 113 lj C , entre a Lagoa e o Jardim Botânico, aqui no Rio. Tel.: (21) 2266-5145

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário