cores para sala de tv

Escolher as cores para sala de TV é uma etapa desconhecida e incomum da decoração, mas pode ser de grande ajuda na hora de deixar a sua sala com a sua cara.

Quer aprender a fazer isso da forma certa? Então está no lugar certo. Nesse conteúdo vamos te ajudar a escolher as melhores cores para essa sala de forma fácil e prática.

Acompanhe:

Como escolher as melhores cores para sala de TV?

Na hora de escolher as melhores cores para sala de TV, conhecer bem o seu espaço e o estilo do ambiente é essencial, pois eles irão guiar as escolhas que você fará na decoração.

Sabendo disso, é importante escolher uma paleta de cores que tenha em vista a sensação que você quer passar nesse ambiente, e o seu gosto pessoal, combinando um tom sólido nas paredes com contrastes de cores nos móveis e objetos decorativos.

Já que estamos falando de uma sala de TV, onde o conforto e aconchego são essenciais, uma ótima dica é apostar em cores mais neutras e leves para as paredes do ambiente, e criar um contraste de cor mais chamativo na parede da TV.

Outra opção, é usar o estilo tom sobre tom, misturando tons diferentes da mesma cor, para criar uma sensação de harmonia e elegância na sua sala.

Vale lembrar que é sempre importante escolher bem as cores que você vai usar, já que elas vão ditar muito do visual desse ambiente.

Como escolher a cor para a parede da sala?

escolher a cor para a parede
foto de Blue Bird no Pexels

Sabendo como escolher cores para sala de TV, é hora de entendermos como criar uma boa composição de cor nas paredes da sala, já que é nela que a sua TV vai ficar.

Para isso, é importante saber bem o efeito que você quer causar nesse ambiente, e lembrar, de novo, do estilo que escolheu para ele.

Tendo isso em vista, também vale a pena avaliar as cores escolhidas para os seus móveis, e as cores do seu piso, parar criar uma combinação harmônica com as paredes.

Depois, defina uma paleta de cores que façam sentido para o estilo do ambiente, e crie uma combinação com elas. Você pode escolher pintar todas as paredes de uma só cor, ou criar um contraste com a parede da TV, como já viu acima.

Tudo depende do seu gosto pessoal e do que fica melhor na sua sala.

Mesmo assim, caso não saiba qual cor escolher, aqui vão algumas que são mais indicadas para salas:

  • Branco
  • Bege
  • Cinza
  • Tons pastéis de cores mais vibrantes
  • Azul (em tons mais leves)
  • Verde(também em tons leves)

Com essas opções, você pode começar a pensar na melhor combinação para a sua sala, mas lembre-se sempre de não exagerar na composição, e sempre optar pelos tons mais neutros ou leves, já que esse é um ambiente de aconchego.

4 cores que funcionam em qualquer sala

4 cores que funcionam
Foto de Pixabay

Seguindo a ideia de escolha de cores para sala de TV, você conheceu as cores mais indicadas para salas de estar e jantar, que vão te ajudar a montar a sua combinação.

Mas existem 4 tons que são essenciais e funcionam em quase qualquer ambiente, sendo ótimos para criar combinações atemporais para a sua sala de TV, dando um ar mais elegante a esse espaço.

Elas são:

  • Branco – O branco é talvez a cor mais atemporal de todas, ótimo para criar combinações em vários estilos de decoração;
  • Toques em madeira – Os toques em madeira são mais usados em móveis e pisos, mas também são atemporais e dão bastante elegância a qualquer espaço, além de combinarem com vários estilos;
  • Cinza – Mais usado em paredes e no estilo industrial, o cinza é uma cor neutra e branda, funcionando bem em vários tipos de combinações;
  • Bege – Mais leve que o cinza e um pouco mais vivo que o branco, o bege é um tom ideal para dar uma sensação de conforto e aconchego, e também funciona em várias composições de cores.

Como escolher cores para sala de TV pequena?

escolher cores para sala de TV
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Você já viu como escolher cores para sala de TV, e também entendeu o que levar em conta ao pintar as paredes da sua sala, mas como fazer para escolher as melhores cores para uma sala de TV pequena?

Se esse for o seu caso, saiba que em ambientes pequenos, o ideal é focar em cores que passem uma sensação de amplitude, sem prejudicar o estilo e o visual da sua sala.

Por isso, vale apostar em algumas cores que citamos acima, como o branco, bege ou alguns tons terrosos, que valorizem a iluminação natural, deixando a sua sala com cara de um espaço muito maior. Veja alguns exemplos.

Nessa hora, escolher a melhor iluminação também é essencial, já que alguns tons de luz acabam interferindo na tonalidade da sua pintura, e podem prejudicar a sensação de amplitude que queremos em uma sala pequena.

Dicas para combinar cores para sala de TV

Dicas para combinar cores
Foto de Rebecca Diack no Pexels

Pronto! Agora você já sabe o que levar em conta ao escolher as melhores cores para sala de TV, e até mesmo conheceu alguns tons perfeitos para qualquer ambiente, então é hora de colocar a criatividade em ação.

Mas antes de finalizar, veja 2 dicas extras para fazer uma boa combinação de cores para a sua sala:

  1. Crie uma combinação que misture cores neutras nas paredes e tons mais vibrantes em objetos pequenos de decoração. Veja esse exemplo;
  2. Crie uma parede de destaque para a sua TV, com uma cor mais chamativa, criando um contraste com o tom geral da sala.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de acompanhar nossos conteúdos sobre o mundo da decoração!