quarto vintage

Criar um quarto vintage é uma ótima ideia para acertar na decoração do seu espaço pessoal e deixá-lo descolado e atrativo. Mas você sabe como montar esse ambiente da forma certa?

Se respondeu não, não se preocupe. Nesse conteúdo vamos te contar tudo sobre o estilo vintage, e como usá-lo na decoração do seu quarto de forma simples e eficiente, trazendo o tom dos velhos tempos para o seu cantinho de descanso.

Confira logo abaixo:

O que é uma decoração vintage?

Para aprender a decorar o seu quarto vintage da forma certa, começaremos entendendo esse estilo em detalhes. Afinal, o que compõe uma decoração vintage?

Ao contrário do que muitos pensam, uma decoração vintage não é o mesmo que uma decoração retrô, e existem diferenças entre as duas.

Enquanto o retrô relembra estilos do passado, mantendo o toque atual e contemporâneo, o estilo vintage usa elementos realmente antigos na composição, dando um tom mais realista à decoração.

Sendo assim, uma decoração vintage nada mais é que um tipo de decoração que usa elementos de épocas passadas (entre as décadas de 1920 a 1980) na composição, muitas vezes usando objetos que pertenceram a um membro mais velho da família, ou são mesmo daquela época.

Por conta disso, não é incomum ver móveis antigos e pequenos objetos, como relógios e telefones antigos em um ambiente com essa decoração, e tudo faz parte desse conceito.

Como fazer um quarto vintage?

Como fazer um quarto vintage
Foto de Rachel Claire no Pexels

Tendo entendido o que é uma decoração vintage, é hora de aprender a fazer um quarto vintage da maneira certa, e isso pode ser mais simples do que você pensa.

Já que a grande regra desse estilo é usar objetos reais do passado ou elementos visuais de uma época específica, a ideia aqui é usá-los de forma estratégica, combinando com outros elementos modernos, ou mesmo com peças de outros estilos. Tudo depende da sua criatividade.

Se quiser ir além na decoração vintage, você pode investir em cores típicas desse estilo, como verde, rosê, creme e até vermelho, criando um visual estiloso em todo o quarto.

Outro elemento muito presente nesse tipo de decoração são as estampas floridas, muito comuns em quartos femininos. Então, se quiser ir ainda além, vale usá-las nos estofados e até em papéis de parede nesse espaço.

Falando um pouco mais dos móveis, é nessa hora que eles entram na sua arrumação.

Então pode usar cômodas antigas, uma penteadeira com estilo mais vintage, cabideiros, cadeiras e muito mais. Mas lembre-se de nunca encher o ambiente com esses elementos, isso pode pesar no visual do seu quarto.

4 elementos essenciais em um quarto vintage

4 elementos essenciais
Foto de Erick MUFASA no Pexels

Até aqui, você entendeu o que é uma decoração, vintage, e como criar um quarto vintage da melhor forma. Então está no caminho certo para acertar na sua decoração.

Para te ajudar ainda mais, recapitularemos os 4 elementos essenciais desse estilo, para que você sempre os tenha em mente na hora da sua arrumação.

São eles:

  1. Cores leves e neutras, como o branco, creme, rosê ou verde;
  2. Elementos do passado ou que lembrem determinada época;
  3. Estampas floridas e antigas, como listras e bolinhas;
  4. Uso de móveis e objetos antigos na decoração.

Apesar de serem essenciais, esses elementos não precisam ser os únicos na sua decoração, já que o estilo vintage também casa bem com elementos do estilo retrô, do estilo rústico e até com toques mais modernos. Tudo depende do seu gosto pessoal.

Por isso, vale a pena misturar os estilos e criar uma decoração harmônica que tenha a sua cara.

Veremos como fazer isso.

Como decorar um quarto vintage?

Como decorar um quarto vintage
Foto de Alina Vilchenko no Pexels

Para montar uma boa decoração em um quarto vintage, a ideia é usar elementos pontuais e certeiros, e compor o visual com uma mistura de estilos que criem um ar mais antigo para o seu quarto, sem deixá-lo monótono ou com cara de velho.

Por isso, experimente compor com uma pintura de cores mais claras, como creme ou verde claro, mesclando objetos e móveis mais contemporâneos com algumas peças vintage, como as que já citamos acima.

Usar estampas floridas nos estofados e nas cortinas, que casem com a paleta de cores do seu quarto, também é uma ótima ideia para acertar na decoração, assim como as famosas listras e bolinhas, que podem ser usadas até mesmo em um papel de parede.

Por fim, criar uma composição com quadros e pôsteres com artes vintage é mais que uma boa pedida nesse caso, dando mais sofisticação ao ambiente, sem abdicar do estilo visual mais antigo.

Dicas para deixar o seu quarto mais bonito

deixar o seu quarto mais bonito
Foto de Andrea Davis no Pexels

Agora você já sabe o que é e como montar um quarto vintage bem decorado, descolado e elegante, criando um ambiente que tem a sua cara. Mas antes de finalizarmos, vamos ver mais algumas dicas para deixar o seu quarto bonito com simplicidade.

Confira:

  • Evite encher o quarto com objetos e pontos de decoração;
  • Crie composições harmônicas, com elementos que conversem entre si, mesmo sendo diferentes;
  • Aposte na simplicidade de pequenos objetos decorativos, como plantinhas, luminárias, relógios antigos e por aí vai. Eles dão muita personalidade ao seu quarto.

Curtiu esse conteúdo? Então conte para a gente nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos semanais sobre o mundo da casa e decoração!