quarto de hóspedes

Ter um quarto de hóspedes em casa pode ser uma ótima opção para receber visitas frequentes em um ambiente preparado e aconchegante. Por isso, saber como fazer um e organizá-lo da maneira certa é essencial.

Nesse conteúdo você vai entender o que levar em conta ao criar um quarto de hóspedes, e aprender a montar um que atenda às suas necessidades e seja um espaço de aconchego para as visitas.

Confira:

O que levar em conta ao criar um quarto de hóspedes?

Antes de tirar o seu quarto de hóspedes do papel, existem alguns pontos a considerar.

O primeiro deles é como esse cômodo será usado, e quais funções ele terá no dia-a-dia da sua casa.

Saber de antemão como você vai usar esse cômodo, te garante um planejamento de espaço mais eficiente, prezando pela harmonia e comodidade do ambiente.

O segundo ponto a considerar, é o tamanho do quarto que você tem disponível, pois isso irá guiar as suas escolhas visuais, de mobília e até de organização. Por isso, saiba de antemão o espaço que tem disponível e como pretende usá-lo.

Por fim, também vale a pena levar em conta que a organização e visual desse ambiente precisam agradar a todos, e principalmente valorizar o conforto e a praticidade.

Por isso, pense em como pode criar um ambiente neutro, que sirva às suas necessidades e também atenda bem as visitas.

Como fazer um quarto de hóspedes?

Como fazer um quarto de hóspedes
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Sabendo o que considerar antes de criar um quarto de hóspedes, é hora de aprender a montar um na sua casa, levando em conta tudo que dissemos acima.

Para fazer isso, comece pela escolha dos móveis e pelo uso estratégico do espaço.

Caso o seu quarto tenha mais de uma função, como servir de home-office, ou quarto de estudos, você pode apostar em móveis multifunção, como um sofá-cama, que servem a duas atividades sem prejudicar o visual do ambiente.

Se a sua ideia for usar esse quarto apenas para acomodar as visitas, então focar no conforto e aconchego é a melhor opção, apostando em um visual mais confortável, uma cama um pouco maior e também em objetos decorativos que deixem esse espaço mais receptivo.

Se o quarto for usado no dia-a-dia da casa, então vale apostar em acabamentos mais sofisticados, como toques de madeira, papéis de parede com textura, ou iluminação mais sofisticada, tornando esse espaço parte integrante da casa.

Caso esse quarto não tenha um uso constante, focar em uma arrumação mais simples e neutra é uma boa opção, deixando o quarto bonito e organizado sem precisar de muitos detalhes.

4 dicas para criar um quarto de hóspedes mais funcional

4 dicas para criar
Foto de Ready made no Pexels

Agora que você entendeu como fazer um quarto de hóspedes da maneira certa, e até mesmo o que considerar antes de montar um, é hora de ver 4 dicas para deixá-lo mais funcional, prezando pela praticidade e organização eficiente desse ambiente.

Veja quais são elas:

  1. Saiba bem quais atividades serão feitas no quarto – Como já dissemos, é importante entender o uso que você dará ao seu quarto de hóspedes, pois isso irá facilitar a suas escolhas de espaço, otimizando a funcionalidade do ambiente;
  2. Setorize os espaços para cada atividade de forma sutil – Separar bem os espaços para cada função do quarto também é uma ótima maneira de aumentar sua funcionalidade, e isso pode ser feito de forma sutil,  uma separação visual, de um móvel ou até mesmo pela decoração do espaço;
  3. Use móveis compactos, que tenham mais de uma função – Usar móveis compactos e multifuncionais, te permite aumentar a praticidade do seu quarto e ainda aproveitar o espaço a seu favor, deixando-o visualmente bonito e mais funcional;
  4. Crie uma organização inteligente – Criar uma organização inteligente, fazendo escolhas pontuais considerando o espaço que tem disponível, também é uma ótima ideia para criar um ambiente mais funcional, que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Como organizar um quarto de hóspedes da melhor foma?

Como organizar um quarto de hóspedes
Foto de Medhat Ayad no Pexels

Sabendo como criar um quarto de hóspedes que atenda às suas necessidades, é hora de entender como deixá-lo bem organizado, e isso é mais simples do que parece.

Para fazer isso, você deve começar criando um estilo visual único para o quarto, que funcione bem na decoração e também no layout do seu espaço, criando uma sensação de harmonia e conforto. Veja alguns exemplos para se inspirar.

Além disso, valorizar a circulação e a economia visual também são ótimas dicas aqui, já que esse é um ambiente que você possivelmente usará no dia-a-dia, e será utilizado com frequência pelas suas visitas.

Por fim, vale lembrar que esse é um cômodo onde as visitas vão guardar seus pertences e se arrumar, então vale apostar em nichos para guardar bagagens, e até em cabideiros e ganchos de parede para chapéus e casacos, além de uma mesinha de cabeceira, muito útil para os hóspedes.

Dica extra: como deixar o seu quarto sempre bonito

Dica extra: como deixar o seu quarto
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Agora você já sabe tudo que precisa para criar um quarto de hóspedes aproveitando o espaço de forma inteligente e ainda deixando-o mais funcional, então é hora de pôr a mão na massa. Mas antes, aqui vai uma dica extra para deixar o seu quarto sempre bonito:

  • Invista em uma decoração leve e simples, que transmita conforto e se integre ao estilo visual de toda a casa, sem exagerar nos detalhes.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre o mundo da casa e decoração.