quarto-sala

Morar em um quarto-sala pode ser desafiador quando o assunto é a composição visual desse ambiente. Afinal, organizar um ambiente pequeno pode dar muita dor de cabeça aos desavisados.

Se você sofre com esse problema e quer aprender a criar um apê mais bonito mesmo com pouco espaço, está no lugar certo. Nesse conteúdo vamos te contar como fazer isso com simplicidade e eficiência, sem deixar de lado a sofisticação.

Acompanhe:

O que levar em conta na arrumação de um quarto-sala?

Arrumar e organizar um quarto-sala pode ser uma tarefa difícil para quem não sabe o que fazer em um espaço pequeno. Por isso, saber o que considerar antes de executar o trabalho é essencial.

Em ambientes pequenos como esse, você deve começar analisando o espaço que tem a seu dispor, planejando como irá usar cada cômodo da forma mais eficiente e inteligente possível.

Por conta dessa limitação, você também deve fazer escolhas visuais e de mobília para valorizar o seu apê, considerando uma paleta de cores mais clara, que otimize a iluminação natural; ou pensando no uso de móveis compactos e multifuncionais, que dão mais praticidade ao ambiente.

Além disso, outras coisas também devem ser consideradas, como a possibilidade de criar ambientes integrados, que deem mais amplitude ao apê, sempre levando em conta a boa circulação e a comodidade.

Como organizar o seu quarto-sala?

Como organizar o seu quarto-sala
Foto de Ron lach no Pexels

Sabendo o que levar em conta antes de arrumar o seu quarto-sala, é hora de aprender a organizar esse espaço da maneira certa, considerando o que acabamos de citar.

Para fazer isso, comece delimitando os espaços que vai usar em cada cômodo, e como pretende arrumar os móveis e a decoração em cada um.

Uma dica aqui é setorizar cada canto com pequenas divisões visuais, organizando móveis e objetos de um mesmo espaço, como sala de estar ou jantar, em um mesmo canto ou área da casa.

Como esse é um ambiente pequeno, criar ambientes com dupla função também pode ser uma boa ideia nessa hora, otimizando o espaço que você tem ao máximo sem prejudicar a arrumação.

Alguns exemplos desses ambientes são salas com cantinho de home-office, lavanderia no banheiro ou mesa de estudos no quarto.

Ainda pensando na funcionalidade, também vale a pena apostar em objetos práticos e funcionais, como nichos de parede ou prateleiras, que servem à sua decoração sem perder a praticidade de um lugar para guardar coisas.

Por fim, também vale lembrar que os espaços de circulação são muito importantes em apês pequenos, então não esqueça de pensar neles na hora da arrumação, deixando todos os móveis próximos das paredes da casa.

4 dicas para aproveitar o espaço de um quarto-sala

4 dicas para aproveitar
Foto de Rachel Claire no Pexels

A essa altura, você com certeza entendeu que o uso eficiente do espaço é um ponto muito importante na arrumação de um quarto-sala, então, indo adiante, vamos conhecer 4 dicas para aproveitar o espaço desse cômodo da melhor forma:

  • Crie ambientes integrados – Já citamos eles acima, mas vale mencioná-los novamente aqui. Criar ambientes integrados, como cozinha e sala conjugadas, é uma ótima forma de otimizar o espaço do seu apê, além de dar uma sensação de amplitude que é mais que bem-vinda em espaços pequenos;
  • Invista em móveis multifunção – Usar móveis multifunção, como cama-baú ou mesas dobráveis, também é uma forma prática e eficiente de economizar espaço, adicionando mais praticidade e conforto ao seu ambiente;
  • Economize no mobiliário – Como o espaço é sagrado nesse ambiente, criar uma composição com poucos móveis é uma boa pedida, e para isso as peças multifunção são mais que perfeitas;
  • Aproveite os espaços das paredes – Usar as paredes a seu favor na organização é uma ideia em que poucas pessoas pensam. Por isso, use bem esse espaço instalando prateleiras, nichos e ganchos de parede, para deixar seu apê mais funcional.

Como deixar um quarto-sala bonito sem gastar muito?

deixar um quarto-sala bonito
Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Tendo aprendido a organizar a aproveitar o espaço do seu quarto-sala ao máximo, é hora de entender como deixar esse espaço bonito e elegante sem gastar muito, prezando pela simplicidade.

O primeiro passo para fazer isso é escolher uma boa paleta de cores, com tons neutros e leves, que deem um ar mais bonito ao seu apê e ainda combinem com o seu gosto pessoal.

Ainda na regra da simplicidade, faça escolhas bonitas e simples de decoração, focando na economia visual e no minimalismo, sem deixar o ambiente muito monótono.

Uma ótima maneira de fazer isso é compor o visual do seu apê com itens simples, como quadros decorativos, plantinhas em lugares estratégicos, objetos decorativos menores e por aí vai, valorizando as escolhas visuais sem carregar o ambiente de informação. Veja alguns exemplos

Por fim, fica uma dica: estilos de decoração mais modernos, como o minimalismo ou o estilo contemporâneo, combinam muito bem com espaços pequenos, então vale a pena adotar elementos de cada um na sua arrumação.

Dica extra: como deixar seu apê aconchegante de forma simples

como deixar seu apê aconchegante
Foto de Daria Shevtsova

Agora você já sabe como criar e organizar um quarto-sala com simplicidade e eficiência, e pode começar a pôr a criatividade em ação. Mas antes de começar sua arrumação, aqui vai uma dica extra para deixar seu apê sempre aconchegante:

  • Invista em objetos macios e confortáveis, como tapetes, estofados para sofá e roupa de cama. Eles são simples, fáceis de trocar e dão um clima de aconchego ao seu apê.

Gostou dessas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então confira os outros textos que preparamos sobre o mundo da casa e decoração aqui embaixo.