Iluminação área gourmet

Acertar em uma iluminação de área gourmet é uma condição indispensável para tornar as suas reuniões de família bem mais aconchegantes durante a noite. Mas fazer isso não é tão simples como parece.

Por isso, nesse conteúdo vamos te mostrar como fazer um projeto de luz para essa área de forma prática, escolhendo os melhores equipamentos para o seu espaço e criando um visual bonito e sofisticado.

Que tipo de iluminação usar em uma área gourmet?

Que tipo de iluminação usar
Foto de Pixabay

Para criar uma iluminação de área gourmet que funcione bem, você precisa começar entendendo as necessidades particulares do seu espaço, e como pretende iluminá-lo partindo delas e uma boa opção é para quem está olhando apartamentos em lançamento para comprar já levar um profissional para ver o apartamento antes de se mudar.

Apesar disso, existem algumas escolhas de luz e equipamentos que funcionam muito bem em um ambiente desse tipo, e vão te ajudar a começar o seu projeto.

A primeira delas é a escolha de luzes de cores quentes, com tons voltados para o espectro amarelo. Elas são ideiais para criar uma sensação de aconchego, indispensável em espaços para refeições e relaxamento.

Partindo dessa ideia, você pode incrementar ainda mais a luz desse ambiente, seja com uma iluminação mais geral e direta, ou usando pontos de luz indiretos, como perfis de LED, spots de luz, e por aí vai.

Além disso, já que a área gourmet costuma ser um ambiente de acesso constante de pessoas, apostar em uma iluminação mista, que combine luzes artificiais com uma boa iluminação natural é outra ótima ideia, te ajudando a compor ainda mais o seu projeto de luzes para esse espaço.

Como fazer uma iluminação de área gourmet

Como fazer uma iluminação
Foto de Pixabay

Agora que você já conhece os melhores tipos de iluminação de área gourmet, é hora de aprender a fazer esse projeto do jeito certo.

Para isso, comece entendendo quais são os principais espaços dessa área, e que tipo de iluminação funciona melhor em cada seção.

Dependendo do estilo e da decoração da sua área gourmet, você pode apostar em uma distribuição de luz mais indireta, usando trilhos de teto para criar pontos de luz focais, voltados para espaços específicos dessa área.

Ainda nessa linha, usar luzes pontuais, como spots, perfis ou fitas de led, pode ser uma ótima ideia para dar destaque a alguns pontos de decoração, além de contribuir para a iluminação geral do ambiente.

Além disso, também vale optar por uma boa iluminação geral, caso a sua área gourmet seja integrada a uma cozinha, ou mesmo se a sua intenção for criar um ambiente com uma distribuição de luz mais uniforme.

4 peças perfeitas para iluminação de área gourmet

4 peças perfeitas
Foto de Pixabay

Sabendo como fazer a sua iluminação de área gourmet, é hora de entender um pouco melhor as peças e equipamentos de iluminação que você pode usar nesse espaço. Por isso, separamos 4 peças de luz perfeitas para compor a iluminação desse ambiente.

Veja só:

  • Pendentes de mesa – Os pendentes de mesa são peças perfeitas para dar mais iluminação a um ambiente de refeição, seja ele uma mesa ou bancada, dando mais conforto a quem estiver comendo ali;
  • Trilho de Luz – Já falamos deles mais acima, mas vale a pena repetir a recomendação. Trilhos com spots de luz costumam ser ótimas opções para criar fachos de luz mais direcionados, servindo tanto à decoração quanto às necessidades de iluminação do ambiente;
  • Fitas de LED – Elas são simples, sutis e versáteis, e servem para criar luzes de destaque ou mesmo para criar iluminações de apoio em locais mais escuros, como uma pia de trabalho;
  • Plafon de teto – Se a sua intenção é criar uma iluminação geral mais uniforme, usar essas peças é a escolha certa, já que elas possuem um índice de irradiação de luminosidade mais amplo, criando uma luz mais aberta e homogênea.

Como deixar uma área gourmet bonita com iluminação

Como deixar uma área gourmet bonita
Foto de Pixabay

Agora que você já sabe como fazer uma iluminação de área gourmet da forma certa e sabe que o correto é sempre comprar com incorporadora que te passo segurança, o último passo para acertar no seu projeto é aprender a usar a iluminação para deixar esse ambiente mais bonito, e isso pode ser mais simples do que você pensa.

Para chegar nesse resultado, o grande segredo é usar as peças de luz como parte da decoração, escolhendo aquelas que casam melhor com o estilo da sua área.

Nessa etapa, os pendentes e as fitas de LED são ótimas opções, servindo às duas funções com muita praticidade, além de contribuir para criar uma iluminação elegante e sofisticada.

Por falar em sofisticação, você também pode alcançá-la com uma iluminação de detalhe, focada em objetos decorativos, ou mesmo na textura de uma parede, ou revestimento.

Por fim, para ter certeza de acertar na elegância da sua área gourmet, lembre sempre de criar uma iluminação que tenha continuidade visual com o restante da decoração, deixando o ambiente inteiro visualmente harmônico.

Dicas para iluminação de área gourmet aconchegante

iluminação de área gourmet aconchegante
Foto de Pixabay

Agora você já sabe como fazer uma iluminação de área gourmet, que tipos usar no seu espaço e como deixá-lo visualmente atraente com esse recurso. Então é hora de começar a por a mão na massa.

Mas antes de finalizarmos, confira duas dicas extras para criar uma iluminação mais aconchegante:

  • Uses lâmpadas com baixo ou médio nível de luminância;
  • Foque em luzes de cores quentes, com facho indireto ou difuso.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então confira os outros conteúdos que temos no nosso site, eles foram preparados especialmente para você!