quarto com luz de led

Ter um quarto com luz de led não é só uma tendência de iluminação passageira, e pode te ajudar a compor o visual desse ambiente e ainda deixá-lo mais confortável e aconchegante.

Por isso, nesse conteúdo você vai aprender tudo que precisa para usar LEDs no seu quarto da forma certa, criando um respiro visual para esse ambiente e deixando o seu lugar de descanso mais relaxante.

Confira:

Como usar iluminação de led no seu quarto?

Como usar iluminação de led
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Para criar um quarto com luz de led que esbanje conforto e personalidade, você pode começar com alguns passos simples, como entender bem o tamanho desse cômodo.

Já que a ideia aqui é criar uma iluminação que aumente a beleza do quarto, saber como aproveitar cada canto dele é essencial, e te ajudará a utilizar o tipo e posições de iluminação certas para o seu ambiente, criando um visual mais harmônico.

Conhecendo as dimensões exatas do seu quarto, o próximo passo é pensar onde irá colocar essa iluminação. Para entender melhor essa parte, saiba que existem duas peças de LED mais comuns no mercado:

  1. Fitas de LED;
  2. Perfis de LED.

As fitas de LED são perfeitas para criar uma iluminação indireta embutida em lugares estratégicos, como a cabeceira da sua cama, ou o teto do seu quarto.

Já os perfis de LED podem ser usados em uma iluminação de parede, embutidos nesse espaço, ou até como pendentes, que você pode fazer usando peças de sobrepor.

Por isso, para usá-los no seu quarto da forma certa, o grande segredo é ter em mente a decoração e o estilo visual que te deixará mais feliz, afinal, esse é o seu cantinho de descanso.

Como compor um quarto com luz de led aconchegante?

Como compor um quarto com luz de led
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Sabendo como fazer um quarto com luz de led da forma certa, o passo seguinte é aprender a compor esse espaço com uma iluminação aconchegante, que valorize o conforto sem deixar de lado a beleza.

Para isso, escolher uma fita ou perfil de led de cor mais confortável e quente é essencial, além de colocar essas peças em pontos estratégicos do seu quarto, criando uma iluminação indireta bem suave.

Aqui vão algumas ideias de pontos para criar uma iluminação embutida:

  • Atrás da cabeceira da cama;
  • Em um teto de gesso com rasgaduras estratégicas;
  • Aos pés da cama;
  • Em um pendente acima da mesinha de cabeceira;
  • Atrás da moldura de um espelho;

Além dessas, existem várias opções que você pode usar no seu quarto, e tudo depende do visual que quer dar a esse cômodo.

Vale lembrar, porém, que as luzes de LED precisam de uma fonte de energia para funcionar, então planeje bem a sua arrumação para fazer bom uso das tomadas do seu quarto.

Melhores cores de luz para um quarto com luz de led

Melhores cores de luz
Foto de Jacoby Clarke no Pexels

Agora que você já viu como criar um quarto com luz de led, vamos continuar nessa linha, e conferir 3 tipos de cores e tons mais comuns para essas peças de iluminação, para que você escolha a que melhor se encaixa ao seu gosto e suas necessidades.

Veja só:

  • Luzes quentes – Luzes com uma escala de cor entre 2,700 e 4,000 kelvin, com tons mais amarelos e quentes, são perfeitas para ambientes de descanso, como um quarto. Então pode fazer bom uso delas ao compor a iluminação desse espaço;
  • Fitas de Led RGB (Red, Green, Blue) – Muito famosas em quartos de adolescentes e quartos temáticos, essas fitas tem um tom de luz tricolor, compondo variações em cima dos tons-base vermelho, verde e azul, por isso são ótimas para criar um visual mais alegre;
  • Branco – A luz branca é uma cor padrão em vários tipos de iluminação, e também pode funcionar bem no seu quarto, podendo ter diversos usos nesse ambiente.

Como criar um quarto com luz de led personalizado?

Como criar um quarto com luz de led
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Sabendo as principais etapas para criar um quarto com luz de led da forma certa, o último passo é aprender a deixá-lo com a sua cara, afinal, é você quem vai usá-lo no dia-a-dia.

Para isso, se quiser apostar em um visual colorido e atrativo, investir nas fitas RGB é uma ótima opção, já que algumas até possuem a opção de criar e misturar tons, o que é perfeito para criar uma iluminação personalizada.

Outra grande opção, é usar essas peças de iluminação para criar composições bonitas e criativas, que tenham a sua cara, transformando a iluminação do seu quarto em uma peça decorativa em si mesma.

Alguns exemplos disso podem ser fitas de led em molduras de espelhos, embaixo da sua mesa ou bancada de trabalho, no chão do seu quarto, nos pés da sua cama, e por aí vai.

Nessa hora, dê asas à criatividade, e crie uma composição que combina melhor com você.

Dica extra: como criar uma iluminação bonita no seu quarto

como criar uma iluminação bonita
Foto de Roy S. no Pexels

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa para montar um quarto com luz de led confortável e bonito, e pode começar a planejar o seu. Mas antes de ir, fique com essa dica para criar uma iluminação bonita:

  • Integre as luzes ao seu ambiente, tornando elas parte do visual do seu quarto. Isso dará um toque sutil de sofisticação que cairá muito bem aqui.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais posts desse tipo? Então dê uma olhada em nossos outros textos, feitos especialmente para você!