jardim de canto de muro

Ter um jardim de canto de muro em casa pode ser uma ótima opção para embelezar aquele espaço mais afastado da casa, ou mesmo a sua fachada. E criar um é muito simples.

Quer saber como? Então continue lendo. Nesse post vamos te contar tudo que você precisa para montar e decorar o seu sem gastar muito e com praticidade.

Acompanhe:

Como fazer um jardim de canto de muro gastando pouco?

jardim de canto de muro gastando pouco
Foto de Alex Staudinger no Pexels

Para fazer um jardim de canto de muro simples e bonito, a grande dica é apostar em canteiros pequenos e bem localizados, usando eles para criar um espaço decorativo para todo o ambiente.

Para isso, você só vai precisar de alguns tijolinhos, massa de construção e alguns materiais de jardinagem, além, é claro, das plantas que mais combinam com esse espaço.

Depois de conseguir tudo que precisa, você terá que pensar no espaço e lugar da casa em que o jardim vai ficar, e qual o tamanho e dimensões que ele vai ter.

Por isso, pense bem se pretende montar um jardim de fachada, um jardim interno ou mesmo um jardim pequeno, para ambientes de descanso e relaxamento.

Nessa hora, tudo depende do que você precisa e como pretende criar esse ambiente.

Vale lembrar, que entender o clima da sua cidade e quais plantas vão funcionar nesse jardim também é uma escolha importante nessa hora, então não esqueça de considerar isso.

Por fim, tendo feito tudo isso, é hora de pôr a mão na massa, criando seu canteiro com bastante praticidade e simplicidade.

O que plantar em um jardim de canto de muro?

O que plantar em um jardim de canto
Foto de pasja1000 no pixabay

Sabendo como criar um jardim de canto de muro simples e eficiente, o próximo passo é entender o que colocar nele, e nessa hora também vale a pena focar em uma composição prática.

Para isso, foque em escolher plantas simples, que não ocupem espaço no seu jardim e deem uma sensação de beleza ao ambiente, de preferência as espécies esguias, que crescem verticalmente, dando mais elegância ao seu canteiro.

Para deixar o jardim ainda mais bonito, também vale criar uma mistura com plantas de tamanhos e formatos diferentes, que combinem entre si, ou criar acabamentos com casca de pinus, ou pedrinhas de jardim.

Outra opção, é fazer composições com flores, dando mais beleza ao seu muro, ou mesmo montar um canteiro com várias plantas da mesma espécie, criando um tom mais sóbrio de elegância, que funciona muito bem em uma fachada ou em um espaço de lazer.

4 plantas perfeitas para um jardim de muro

4 plantas perfeitas
Foto de KIMDAEJEUNG no Pixabay

Seguindo o caminho do que plantar em um jardim de canto de muro, é hora de conhecer 4 espécies de plantas perfeitas para esse espaço, que vão dar o charme que você precisa, com boa resistência a ambientes externos e secos.

Confira:

  • Moreia – As Moreias são uma das opções mais populares para jardins de muro, já que são simples, esguias e resistentes a climas secos, ótimas para colocar na sua fachada ou em um espaço externo;
  • Orquídea Bambu – Se você quer um pouco mais de beleza no seu jardim de canto, pode optar por uma orquídea-bambu. Elas são floridas e resistem bem ao sol, além de também serem plantas esguias;
  • Espada-de-São-Jorge – As espadas-de-são-jorge são mais uma espécie muito popular em canteiros de muro, e por serem rústicas, também funcionam muito bem na fachada de casa e em jardins externos;
  • Lírio Leopardo – Mais uma opção de flor para o seu jardim, essa planta também tem a vantagem de ser muito resistente, podendo ser cultivada em sol pleno, além de possuir resistência a vários climas e floração durante o ano inteiro.

Como deixar seu jardim de canto de muro decorado?

deixar seu jardim de canto de muro decorado
Foto de analogicus no Pixabay

Depois de entender o que plantar e quais plantas usar no seu jardim de canto de muro, é hora de aprender a deixá-lo decorado e bonito.

Para isso, focar na simplicidade é a chave. Então invista em decorações práticas e inteligentes, como cobrir o espaço entre as plantas com casca de pinus, dando um toque mais elegante ao seu canteiro, sem abrir mão do visual natural.

Além disso, criar uma decoração com as próprias plantas, como flores, também é uma ótima ideia para criar um jardim bonito sem muito trabalho, deixando todo o seu espaço de lazer ou a fachada da sua casa mais bonitos.

Por fim, outra ideia para essa etapa é usar a iluminação do jardim a seu favor, instalando luzes focais no muro em que ele irá ficar, criando um visual sofisticado e muito bonito, quase sem nenhum trabalho.

Dica extra: como deixar seu jardim mais bonito com pedras

Agora você já sabe tudo que precisa para criar um jardim de canto de muro simples, barato e elegante, e já pode começar a planejar o seu. Mas antes de ir, confira mais uma dica para deixá-lo mais bonito usando pedras:

  • Crie desenhos e efeitos com pedras de cores e formatos diferentes, usando o formato do seu canteiro de muro como moldura. Fazer isso deixará o seu jardim ainda mais atraente.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais dicas desse tipo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando os textos e dicas do nosso site  sobre o mundo do paisagismo e da decoração.