Carregando informações...

Introduzir plantas para decoração em casa é como abrir as janelas do nosso lar para um sopro de natureza, não é? Com elas, cada cantinho fica com um verde acolhedor e natural.

E dentre as plantas mais usadas na decoração de interiores, algumas são perfeitas para quem quer embelezar o ambiente, desde que você saiba como cuidar.

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com as 10 plantas para decoração perfeitas para a sua casa, com um breve comentário sobre cada uma.

Confira.

Plantas para decoração

Imagem de freepik

10 plantas para decoração para adicionar mais verde à sua casa

Quem tem plantas em casa, sabe que cada espécie tem sua personalidade e necessidades, e nem todas são adequadas para o tipo de espaço que você tem. Por isso, conhecer bem as mais comuns é importante.

Veja as 10 que escolhemos para você:

1- Samambaia

Samambaia

As samambaias são uma das plantas mais clássicas na decoração de interior.

Amadas pelas folhas exuberantes e aparência frondosa, essas plantas são uma escolha curinga para quem não quer ter muito trabalho para escolher.

Elas preferem ambientes úmidos e bem iluminados, mas sem luz direta do sol.

2- Suculentas variadas

Suculentas variadas

As suculentas são as queridinhas da decoração moderna, graças a sua variedade e facilidade de cuidado.

Elas adoram luz e precisam de pouca água, sendo perfeitas para quem procura plantas com baixa manutenção.

3- Lírio-da-paz

Lírio-da-paz

Conhecido pelas belas flores brancas e folhas verdes brilhantes, o lírio-da-paz é ideal pra trazer uma sensação de tranquilidade a qualquer canto da casa.

Essa espécie se dá bem em ambientes de baixa luz e precisa de solo úmido, sem encharcamento, pra florescer.

4- Costela-de-Adão

Costela-de-Adão

Com folhas grandes e recortadas, a costela-de-Adão também é uma escolha muito estilosa para a decoração.

Além de ser uma planta robusta, ela traz um toque tropical sofisticado ao ambiente, mas prefere luz indireta e regas moderadas.

5- Espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge

Ideal para purificar o ar de casa, a espada-de-são-jorge também é uma planta muito versátil, encaixando muito bem na decoração.

Elas são resistentes e precisam de pouca água, sendo ótimas para cantos menos iluminados.

6- Ficus Lyrata

Ficus Lyrata

A Ficus Lyrata, ou figueira-lira, é muito apreciada por quem entende de decoração com plantas por conta das suas folhas grandes e esculturais, que fazem dela o ponto focal de qualquer sala.

Apesar de ter uma presença imponente, essa planta precisa de muita luz indireta, e de uma rega regular, evitando o encharcamento do solo.

7- Pileia Peperomioides

Pileia Peperomioides

Também conhecida como “planta do dinheiro”, a Pileia é mais uma ótima opção para decorar a casa, com folhas redondas e charmosas que crescem bem rápido.

Essa espécie costuma preferir luz indireta e solo levemente úmido, e é perfeita para prateleiras e mesas.

8- Jiboia

Jiboia

Tão famosa quanto a samambaia ou a espada-de-sao-jorge, a jiboia é uma planta perfeita para quem quer criar um visual de jardim vertical em casa.

Sendo uma trepadeira com folhas em forma de coração, ela se adapta a vários níveis de luz, e prefere o solo levemente úmido.

9- Orquídea

Orquídea

Em nono na lista, temos as belas Orquídeas.

Queridas por qualquer decorador, elas trazem elegância e beleza a qualquer espaço, com uma variedade de formatos e desenhos para embelezar seu ambiente.

Costumam preferir ambientes iluminados e úmidos, com regas mais espaçadas.

10- Zamioculcas Zamiifolia

Zamioculcas Zamiifolia

E finalmente, temos a Zamioculcas.

Robusta e de fácil cuidado, essa planta é perfeita para quem busca simplicidade na decoração, trazendo uma sensação de elegância minimalista.

Resistente, ela se adapta bem a ambientes de baixa luz, e precisa de pouca água para sobreviver.

Como escolher plantas para a sua casa?

Ao decidir sobre plantas para decoração, conhecer as principais espécies não basta. Você precisa saber como escolher as certas para a sua casa.

E na hora de fazer isso é importante sempre levar em conta a quantidade de luz natural que os seus espaços recebem, e o tempo que você pode dedicar para cuidar das plantinhas.

Saber disso é muito importante para garantir a saúde e beleza das plantas, e garantir que você possa mantê-las sempre bem cuidadas.

Então não esqueça dessa etapa.

E se gostou desse conteúdo e quer mais dicas desse tipo, não esqueça também de conferir os outros posts do nosso blog. Aqui você encontra um jardim de ideias para fazer seu lar florescer!