Iluminação de área externa: dicas para fazer do jeito certo
Criar uma iluminação de área externa que seja eficiente, bem planejada e elegante não é tarefa fácil, e pode acabar dando muita dor de cabeça. Mas com o conhecimento certo, tudo fica mais fácil.
Se você quer aprender a planejar e criar uma boa iluminação paras as suas áreas de lazer sem muito esforço, então veio ao lugar certo.
Nesse conteúdo vamos te mostrar como planejar bem esse projeto, como escolher os melhores tipos de iluminação para o seu espaço e muito mais.
Acompanhe:
Como planejar uma iluminação de área externa
Para planejar uma iluminação de área externa, existem alguns pontos que você precisa levar em consideração, que te ajudarão a fazer a melhor escolha nessa etapa.
Por isso, para começar com esse projeto, dois aspectos são bem importantes.
Eles são:
- O visual que você quer criar;
- O volume de iluminação que você vai precisar na sua área externa.
Esses dois elementos guiarão as escolhas e o planejamento da iluminação do seu ambiente, facilitando ainda mais todo o processo, além de também ditarem os custos com luz, a organização da iluminação, e por aí vai. Por isso, tenha-os sempre em mente.
Por fim, o passo principal dessa etapa de planejamento é entender os tipos e peças de luz que funcionam melhor no seu ambiente e no visual que quer criar, levando em conta o quanto de luz é necessário para as atividades daquele espaço.
Também vale lembrar, que escolher bem a cor das luzes que você vai usar, e investir em equipamentos com um bom índice de proteção contra abrasões e umidade, são pontos essenciais na hora do planejamento, e devem ser colocados na lista de prioridades.
Quais são os melhores tipos de iluminação de área externa?
Agora que você já entendeu como planejar bem uma iluminação de área externa, é hora de conhecer os melhores tipos para você usar, e nessa hora, tudo depende do seu projeto. Por isso, para escolher o tipo certo, leve sempre em conta as necessidades de cada ambiente.
Dito isso, a primeira coisa que você tem que saber é que a tecnologia de luzes de LED pode ser de muita ajuda na sua iluminação externa, sendo usada em várias peças e tendo diversas funcionalidades.
Já na parte dos equipamentos, existem vários disponíveis no mercado, e cada um possui uma função.
Você pode usar arandelas de muro para criar um visual com luzes difusas, ou pode optar pelo uso de um refletor geral, caso a sua intenção seja apenas deixar um ambiente mais iluminado.
Além dessas opções, também existem equipamentos voltados para incrementar o visual noturno da sua área externa, como fitas de led, spots de luz embutidos, espetinhos de luz, perfis de iluminação, e por aí vai.
Então, certifique-se de sempre escolher aqueles que funcionarão melhor para as suas necessidades.
4 equipamentos ideais para varandas e jardins
Sabendo o que considerar ao planejar uma iluminação de área externa, e quais os melhores tipos de luz para esses espaços, vamos ir um pouco mais além, e conhecer 4 equipamentos de luz ideais para iluminar varandas e jardins.
Veja só:
- Refletores – Como já dissemos, refletores são ótimos para iluminar ambientes grandes e amplos, mas também podem ser ótimas ferramentas para criar luzes de destaque em árvores e objetos específicos do seu jardim;
- Perfis e Fitas de Led – Òtimos para criar uma iluminação suave e elegante em pontos estratégicos do ambiente, essas peças são ótimas aliadas quando o assunto é beleza na iluminação;
- Arandelas – As arandelas de muro, peças muito simples de instalar, são perfeitas para criar visuais únicos no seu ambiente a noite, muito usadas para incrementar a decoração;
- Embutidos de solo – Essas peças são equipamentos estratégicos, ficando escondidas no solo para criar uma iluminação focal, perfeita para dar destaque a algum ponto específico da sua área externa.
Como fazer uma iluminação de área externa bonita e elegante
Se acompanhou esse post até aqui, você já sabe muito do que precisa para acertar na sua iluminação de área externa, então o último passo é entender como usá-la para deixar seu ambiente mais bonito.
Para fazer isso, o grande segredo é focar no efeito visual que você deseja causar no se espaço, brincado com tipos e estilos de luz diferentes, de modo a criar um ambiente visualmente personalizado e super elegante, com as escolhas certas de luz.
Além disso, vale pontuar que para uma iluminação decorativa, o fator de iluminação não é um recurso de grande importância, então você pode abusar de equipamentos mais simples, criando um visual sofisticado que não precisa iluminar todo o ambiente.
Dicas para fazer um bom projeto de iluminação
Agora você já sabe tudo que precisa para acertar na sua iluminação de área externa, e pode começar a planejar a sua.
Mas antes de ir, veja duas dicas fundamentais para fazer sempre um bom projeto de iluminação:
- Alinhe o seu projeto ao estilo visual e design arquitetônico de cada área;
- Crie uma estética de iluminação original, que tenha a sua cara, sem fugir da proposta e das necessidades de cada ambiente.
Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre o mundo do design e decoração.