Carregando informações...

Com raízes que remontam a séculos de história, usar xadrez na decoração é uma prática que remonta a séculos de histórias, atravessando eras e se reinventando constantemente.

Hoje, esse padrão virou uma escolha atemporal, e pode fazer muito pela decoração do seu espaço. Mas como usá-lo da forma certa?

Nesse artigo, você vai conferir 6 dicas valiosas pra incorporar o xadrez na sua decoração de forma moderna e elegante, mostrando que esse padrão pode trazer uma combinação única de conforto e estilo.

Acompanhe.

Usar xadrez na decoração

6 dicas para usar xadrez na decoração

Como você já sabe, o Xadrez é um design atemporal, capaz de contar histórias através das suas linhas, e traz muito aconchego e estilo para a decoração.

Mas para usar xadrez na decoração sem errar, algumas regras devem ser seguidas. Vamos ver quais são elas:

6- Escolha a escala certa

Escolha a escala certa

O segredo para harmonizar o xadrez na sua casa começa com a escolha da escala adequada de padrão.

Padrões grandes costumam ser audaciosos e impactantes, perfeitos para destacar um ambiente amplo, enquanto os pequenos adicionam mais delicadeza aos espaços.

O segredo então, é encontrar o equilíbrio entre os dois, de modo que o visual ressoa com a energia do seu lar.

5- Limite o Uso de cores

Limite o Uso de cores

A beleza do xadrez reside na versatilidade do padrão. Mas, mesmo com isso, para obter uma estética refinada e moderna com ele, é uma boa ideia limitar a paleta de cores.

Usar duas ou três tonalidades dentro do mesmo esquema é o ideal, unificando o ambiente e mantendo a elegância sem sobrecarregar.

4- Misture com texturas

Misture com texturas

Outra ideia interessante para usar xadrez na decoração é misturar o padrão com texturas.

A interação entre o xadrez e as superfícies mais rústicas traz profundidade e contrasta bem com o design geométrico desse padrão, dando uma camada extra de aconchego ao ambiente.

3 – Use acentos estratégicos

Use acentos estratégicos

Usar acentos estratégicos na decoração do espaço, como almofadas ou uma peça de arte pontual também pode harmonizar muito bem com o xadrez, e é uma boa ideia para experimentar.

Fazer isso vai infundir mais vida e cor à decoração, adicionando personalidade ao cômodo.

2- Equilibre com mobiliário Moderno

Equilibre com mobiliário Moderno

Por ser um padrão visual limpo e simples, o xadrez combina muito bem com um mobiliário mais moderno, principalmente aqueles com design geométrico e contemporâneo.

A combinação aqui traz uma decoração equilibrada e atual, dando mais beleza e frescor ao ambiente.

1- Use arte e acessórios no padrão Xadrez

Use arte e acessórios no padrão Xadrez

Por fim, e por mais que pareça óbvio: use artes e acessórios com esse padrão.

Esses toques finais são o segredo para um espaço que respira e conta sua história, criando um visual harmônico e detalhado em todo o ambiente, e trazendo aquele toque especial de beleza.

Por isso não tenha medo de usar arte e acessórios que exibam o xadrez de forma simples e criativa.

Dá para usar Xadrez em espaços pequenos?

Uma pergunta que você pode estar se fazendo a essa altura, é se é possivel usar xadrez na decoração em espaços pequenos. Afinal, de nada adianta ter uma lista de dicas se você não pode colocá-las em prática, não é?

Então, saiba que sim, é possível usar esse padrão em espaços pequenos, e o melhor: sem comprometer a sensação de amplitude do ambiente.

A magia aqui está em selecionar elementos que harmonizem com o ambiente, como tapetes, cortinas ou almofadas, em padrões de xadrez que não sobrecarreguem visualmente o espaço.

Assim, o xadrez se torna um toque sutil que traz dinamismo e aconchego, sem dominar o espaço.

Gostou desse post? Quer mais inspiração para incorporar o xadrez e outras tendências na decoração?

Então que tal continuar navegando no nosso blog? Aqui nós compartilhamos ideias criativas para te ajudar a aproveitar cada cantinho da casa. Não deixe de conferir!