cozinha conjugada com sala

Para quem mora em um apê pequeno, criar uma cozinha e sala conjugada pode ser a solução para aumentar o espaço da casa e ainda deixá-la elegante. Mas como montar esse ambiente da forma certa?

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Nesse conteúdo você vai entender como criar uma cozinha e sala integradas de forma prática, deixando esse ambiente organizado e sofisticado sem muito esforço.

Confira:

Como montar cozinha e sala conjugada?

Ao montar uma cozinha e sala conjugada na sua casa, você deve começar pelo básico, analisando o espaço que tem disponível, as limitações do seu ambiente e até mesmo a estrutura da sua casa, afinal, não dá para abrir mão da segurança, não é?

Além disso, saber se essa integração vai atender às suas necessidades também é essencial, já que para criar uma cozinha conjugada a sala você precisa entender como esse espaço vai te ajudar no dia-a-dia.

Completados esses dois passos, é hora de começar a montar esse ambiente, e para isso, você vai precisar da ajuda de um profissional, criando um layout ou design do espaço que quer criar.

Sabendo bem como irá compor sua cozinha e sua sala, você poderá pensar em como aproveitar o espaço de forma inteligente, um passo muito importante nessa hora.

Por fim, com o projeto pronto, é hora de compor os dois ambientes, lembrando sempre de valorizar a unidade visual dos espaços, e o uso eficiente da sua mobília. Vamos falar sobre eles mais a frente.

Como organizar uma cozinha e sala conjugada?

Como organizar uma cozinha
Foto de Dmitry Zvolsky no Pexels

Depois de entender o que é preciso para montar cozinha e sala conjugada da forma certa, é hora de aprender a organizar esse ambiente, aproveitando ao máximo o espaço que você tem e a sua funcionalidade.

Para fazer isso, comece delimitando a cozinha e a sala por escolhas visuais, como a paleta de cores; e pela arrumação dos móveis, criando pequenas divisões que marcarão exatamente onde fica cada cômodo.

Para isso, você pode usar os próprios móveis, como a bancada da cozinha, ou mesmo o sofá da sala ou uma mesa de jantar, separando os dois ambientes sem abrir mão da harmonia visual.

Por fim, como a integração é uma parte importante desse processo, também vale a pena pensar na unidade visual dos dois ambientes, usando as mesmas cores na cozinha e na sala, o mesmo tipo de piso ou até as mesmas texturas e elementos visuais.

4 dicas para aproveitar o espaço de ambientes integrados

4 dicas para aproveitar
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Ao criar uma cozinha e sala conjugada, saber como montar esse ambiente não é suficiente; você precisa entender como fazer o melhor uso do espaço que tem em casa. Por isso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a usar bem esse recurso em ambientes integrados.

Confira:

  1. Crie um design visualmente contínuo – Fazer isso vai te ajudar a deixar o ambiente maior do que realmente é, criando uma ilusão de espaço que irá te ajudar bastante na arrumação;
  2. Delimite os ambientes com móveis – Delimitar seus ambientes usando os próprios móveis, como seu sofá ou um aparador, dará dupla função a essas peças, fazendo com que você aproveite o mesmo espaço de duas formas diferentes;
  3. Adapte seu espaço às suas necessidades – Para quê usar uma mesa de jantar gigante, se você não precisa de tanto espaço? Adequar o espaço que tem às suas necessidades reais é uma ótima tática para criar ambientes integrados da forma certa;
  4. Delimite os espaços de circulação – Pode não parecer, mas os espaços de circulação ajudam a criar amplitude no ambiente, e ainda separam cada cômodo em seu lugar, e te ajudam a usar cada canto da casa de forma inteligente, servindo como divisores imaginários.

Como deixar uma cozinha e sala conjugada elegante e funcional?

deixar uma cozinha e sala conjugada elegante
Foto de Diva Plavalaguna no Pexels

Duas etapas importantes da criação de uma cozinha e sala conjugada, são a funcionalidade e elegância. Afinal, você precisa de praticidade e beleza em quantidades iguais.

Por isso, para valorizar os dois aspectos na sua cozinha integrada, o ideal é focar em passos simples, como manter o mesmo estilo visual nos dois ambientes, criando o senso de continuidade que já mencionamos, além de também ser possível apostar em outros truques, como uma simples iluminação natural.

Apostar nesse elemento é importante em espaços conjugados, e uma ótima alternativa para valorizar ainda mais a beleza e elegância dos dois ambientes, assim como usar a mesma paleta de cores nos dois espaços, fazendo com que conversem visualmente de maneira sutil.

Por fim, quando falamos em funcionalidade, existem opções criativas para otimizar os dois espaços, como criar móveis que funcionem para ambos, como uma bancada de cozinha que divide e serve de mobília para os dois cômodos ao mesmo tempo.

Truques para acertar na decoração da sua cozinha conjugada com sala

Truques para acertar na decoração
Foto de Max Vakhtbpvych no Pexels

Agora você já sabe como criar e organizar uma cozinha e sala conjugada sem muito esforço e de forma inteligente. Então é hora de partir para a ação.

Mas antes de ir, confira mais duas dicas para acertar na decoração desse ambiente:

  • Pense em uma composição única para os dois espaços, que não abuse de muitos detalhes;
  • Escolha cores leves e neutras, que deem a esse espaço um toque clean e arejado, aumentando a sensação de integração dos ambientes.

Curtiu essas dicas? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre o mundo da decoração!