sala de estar grande

Ter uma sala de estar grande pode ser um privilégio para quem ama decoração, mas também pode acabar se tornando uma dor de cabeça para aqueles que não sabem fazer bom uso desse ambiente. Por isso, entender como usar esse espaço da melhor forma é essencial.

Se você quer saber como fazer isso, e ainda deixar a sua sala elegante, aproveitando todo o espaço que tem disponível, não pare de ler. Vamos te contar como organizar e criar esse espaço de forma simples e prática.

Acompanhe:

Como usar bem uma sala de estar grande?

Para usar uma sala de estar grande a seu favor, você precisa entender o que pode fazer com esse espaço, e usar os recursos que tem como uma vantagem.

Uma boa opção nessa hora, é usar o espaço para valorizar a elegância e a sofisticação da sua sala, criando um ambiente luxuoso sem muito trabalho.

Para isso, vale apostar em uma organização de móveis mais bem ajustada, aproximando a mobília do centro da sala e do painel da TV, ou evitando deixar muitos espaços vazios. Isso irá contribuir para o uso estratégico de cada canto do ambiente.

Optar por objetos de decoração maiores e mais chamativos também é uma ótima pedida nesse caso, contribuindo para o visual sofisticado do ambiente sem deixá-lo vazio demais ou cheio de detalhes desnecessários.

Como criar uma sala de estar elegante e espaçosa?

sala de estar elegante e espaçosa
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Seguindo a ideia de usar o espaço para criar uma sala de estar grande com sofisticação, é hora de aprender exatamente como fazer isso, e você pode começar pela escolha de todos os detalhes visuais.

Nessa hora, é importante focar em acabamentos e detalhes mais luxuosos, aproveitando o espaço disponível para criar um ambiente mais sofisticado, com linhas e texturas mais elegantes.

Falando em elegância, escolher cores e tons que casam com a amplitude do ambiente também é uma boa pedida, como o marrom, preto, branco ou bege.

A ideia aqui, é criar composições que misturem os tons claros com contrastes de cores mais fortes, dando uma solidez e sofisticação a todo o ambiente.

Já em questão de espaço, esse recurso também pode ser usado de forma inteligente nessa etapa, com escolhas certeiras como o tamanho dos móveis que irão na sala, bem como as dimensões dos objetos de decoração, como quadros e luminárias.

Escolher uma arrumação que valorize o tamanho da mobília e a amplitude de espaço, contribui para a harmonia e simetria da sua sala, dando a impressão de que tudo está no seu devido lugar, nas proporções certas.

Dicas para usar o espaço de uma sala de estar grande

usar o espaço de uma sala de estar
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Agora que você já entendeu como fazer uma sala de estar grande, e aprendeu a otimizar a elegância desse cômodo, é hora de conhecer 3 dicas que vão te ajudar a usar o espaço desse ambiente de forma eficiente:

  1. Priorize a circulação e a locomoção – Criar bons espaços de locomoção em uma sala ampla é essencial, já que esse é um ambiente que recebe visitas constantes. Além disso, esse ato simples também ajuda na percepção visual do espaço, deixando-o muito mais elegante;
  2. Use os móveis para delimitar o espaço do ambiente – Usar os móveis para criar pequenas divisões de microambientes, como uma pequena sala de jantar ou um home-office, ajuda a delimitar o espaço da sua sala de estar, melhorando a organização visual do espaço e aumentando a sua funcionalidade;
  3. Componha o visual com objetos maiores – Esse passo simples pode ajudar a dar uma sensação de harmonia visual à sua sala, já que ter objetos grandes aumenta a percepção de espaço, deixando o cômodo com um toque mais grandioso.

Como organizar uma sala de estar grande?

Como organizar uma sala
Foto de Pixabay

Continuando no caminho da otimização dos espaços, o próximo passo para criar uma sala de estar grande, luxuosa e confortável, é a organização. Por isso, essa é a hora de levar a harmonização do ambiente mais a sério.

Dessa forma, para organizar a sua sala de estar, você precisa delimitar bem o uso do seu espaço, com decorações bem pensadas e uma mobília que encaixe bem no ambiente, como vimos acima.

Além disso, comprar móveis com proporções adequadas ao tamanho da sala, e usar uma decoração mais clean e eficiente, também são boas dicas, contribuindo ainda mais para a ordenação do ambiente.

Por fim, para organizar a sua sala, é ideal pensar em tudo que vai colocar nela previamente, planejando o uso do espaço que tem à sua disposição de forma inteligente, de maneira que cada elemento encontre seu lugar com tranquilidade.

Segredos para decorar uma sala grande da forma certa

decorar uma sala grande
Foto de Designecologist no Pexels

Agora você já sabe tudo que precisa levar em conta na hora de organizar e usar o espaço de uma sala de estar grande, então é hora de pôr a mão na massa. Mas antes de finalizarmos, vamos conferir 2 dicas extras para fazer uma decoração moderna e eficiente:

  • Invista em peças decorativas maiores, como quadros ou telas, luminárias de chão, e até mesmo vasos de plantas de muita altura;
  • Crie uma simetria na decoração ao usar quantidades dosadas de mobília e objetos decorativos, sem deixar que um ou outro apareçam em excesso.

Gostou dessas dicas? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração.