jardim de cactos

Ter um jardim de cactos é o sonho de quem quer uma decoração natural exuberante e sofisticada, capaz de embelezar qualquer ambiente. Mas eles precisam de cuidados especiais.

Se você pensa em criar esse espaço mas não sabe como, não se preocupe. Nesse post vamos te ensinar tudo sobre a escolha e cultivo dessas plantas com simplicidade, para você conseguir plantar e cuidar deles sem nenhuma dor de cabeça.

Confira:

O que levar em conta ao cultivar cactos no jardim?

O que levar em conta ao cultivar
Foto de Sebastian Rodriguez no Pexels

Para criar um jardim de cactos bonito, saudável e atraente, você precisa entender o que precisa levar em conta ao cultivar essas plantas, já que elas exigem cuidados especiais.

Para começar, na hora de construir o seu jardim, é importante ter em vista que os cactos são plantas que precisam de sol pleno, por isso, escolher com cautela o lugar em que eles irão ficar é essencial, assim como entender as espécies que melhor se adaptam ao seu ambiente.

Dito isso, também é importante levar em conta o tipo de solo adequado para essas plantas, que precisa ser bem drenável, além de ter que passar por uma preparação prévia antes de ser colocado no seu jardim.

Por fim, você também deve considerar o estilo de plantio de um jardim de cactos, que, diferente de um jardim comum, costuma ter um solo mais árido e decoração rústica, com poucos detalhes e bom uso de pedras.

Como fazer um jardim de cactos?

Como fazer um jardim de cactos
Foto de Teona Swift no Pexels

Tendo entendido o que levar em conta ao criar um jardim de cactos, é hora de aprender a montar esse espaço, e existem duas formas de fazer isso.

A primeira deles, consiste em criar um canteiro com essas plantas em um ambiente externo, como a entrada da sua casa, um quintal ou uma área verde.

Nesse caso, você terá mais espaço para construir um jardim maior, com cactos de tamanhos variados, o que deixa esse ambiente mais elegante.

A outra opção, mais simples e barata, é criar um jardim com mini cactos, usando mudas em vasos pequenos e médios, criando uma combinação bem mais versátil e criativa, além de também poder montá-la em quase qualquer lugar da casa.

Por fim, ao plantar os seus cactos, você também precisa entender os cuidados e rotina de rega específicos dessas espécies, mas não se preocupe, falaremos mais sobre isso nesse texto.

 5 espécies de cactos para usar no seu jardim

5 espécies de cactos
Foto de Milada Vigerova no Pixabay

Agora que você aprendeu a criar um jardim de cactos e viu as duas principais formas de fazer isso, é hora de conhecer 5 espécies de fácil cultivo, para plantar no seu jardim.

Veja quais são:

  • Cacto Mirtilo — Um dos cactos de coluna mais populares e bonitos, o cacto mirtilo é uma ótima opção para quem está começando a cultivar essas plantas, já que tem fácil manutenção e cultivo simples, ideal para o seu jardim;
  • Palmeira de Madagascar — Se você quer uma planta exuberante para um lugar externo, essa palmeira é a escolha certa, sendo muito usada em vários jardins de cactos, e dando um toque bonito e tropical a esse espaço;
  • Coroa-de-frade — Muito encontrado na região da Caatinga, esse tipo de cacto é perfeito para um jardim pequeno e simples, com uma forma compacta e uma flor de cor atraente no topo;
  • Castelo de fadas — Outro cacto de colunas bem comum, o castelo de fadas também é uma planta de fácil cultivo, servindo muito bem ao seu jardim externo, ou mesmo plantado em um vasinho;
  • Cacto Monstro — Apesar do visual grotesco e exuberante, esse cacto não tem nada de monstruoso, sendo uma espécie de muito fácil cultivo, que também pode deixar o seu jardim mais bonito.

Como cuidar de um jardim de cactos

Como cuidar de um jardim de cactos
Foto de Gary Barnes no Pexels

Sabendo os tipos principais de espécies para criar o seu jardim de cactos, é hora de aprender a cuidar delas, e apesar de não parecer, fazer isso é bem simples.

Como já dissemos no primeiro tópico, cactos são plantas que precisam de cuidados com a luz e o solo, preferindo um clima mais quente e seco para se desenvolver. Por isso, para cuidar delas, você deve levar isso em consideração.

Ao montar o seu jardim, seja ele interno ou externo, certifique-se de manter essas plantas em pleno contato com sol direto, e de regá-las apenas quando a terra estiver bem seca, em uma frequência que pode variar entre 1 vez por semana, no verão, a 1 vez a cada 15 dias, durante o inverno.

Além disso, se você pretende colocar os seus cactos em um ambiente interno, vale lembrar de deixá-los em um espaço de luz, como as janelas da sua casa, além de levá-los para um banho de sol com boa frequência.

Dicas para deixar um jardim de cactos mais bonito

Dicas para deixar um jardim de cactos
Foto de Teona Swift

Agora você já sabe tudo que precisa para criar um jardim de cactos bonito, saudável e maravilhoso, e já pode começar a montar o seu. Mas antes de finalizarmos, que tal conferir duas dicas extras para deixar esse espaço mais bonito?

Veja só:

  1. Faça composições com mudas de tamanhos e formas diferentes, seja em canteiros ou em vasinhos de pé;
  2. Decore o seu jardim com pedrinhas coloridas ou pedras grandes e rústicas, ajudando a compor o visual do ambiente.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então dá uma olhada nos outros textos que preparamos para você.